Sunday, October 12, 2008

Área de TI em Montreal


Este post foi feito especialmente para os profissionais de TI como eu.

Sou analista desenvolvedor e atualmente trabalho em uma empresa que faz softwares para grandes marcas no mundo da moda, lá utilizamos as ferramentas de desenvolvimento e banco de dados Microsoft, como Asp clássico; .Net e SQL Server.

Entrei no mundo da informática graças a Fundação Bradesco - Rio de Janeiro, em 1995 e estou até hoje na área. São mais de 10 anos na área, passei por empresas como Profile (Ponto Frio); 4SOFT que virou SOLIDCON (Rede Economia); Extend (Petrobrás; Sul América; Wella; Gestener) e tenho uma certificação MCAD.NET, que por sinal tenho que atualizar para a framework 3.5. Isso é só para vocês saberem um pouco do que eu faço e o que trabalhei, agora vou falar sobre como consegui meu primeiro trabalho aqui.

Ainda no Brasil, sempre acompanhei o mercado de trabalho de Montreal através de sites como:






Fiz meu cadastro nestes sites e quando via uma vaga interessante, cheguei a mandar alguns e-mails informando que ainda estava no Brasil e a previsão de chegada e meu status de residente permanente.

Recebi alguns e-mails e até recebi um telefonema, mas como estava em ainda no mês de março e só iria em junho então eu decidi parar de desperdiçar munição. Por um lado foi bom, chegar sem ter trabalho, porque isso me permitiu resolver as questões de recem-chegado como solicitação dos documentos; abertura de conta em banco e etc.

Ao chegar, no dia 20 de junho de 2008, eu atualizei meus dados nestes sites e comprei um celular e um notebook, ia direto usar o recurso Wi-Fi da Grande Biblioteca do Quebec, aqui na cidade de Montreal (antes precisa fazer sua inscrição lá) e praticamente ficava enviando curriculos e vendo as oportunidades. Resultado: em 24 dias eu fiz 6 entrevistas e só não fiz mais porque falei que tinha conseguido meu trabalho; não quis ficar em uma empresa e no dia 14 de julho de 2008 comecei a trabalhar. Está certo que negociei um salário abaixo da média aqui para um profissional com a experiência que tenho, mas por causa de minhas limitações ainda com o inglês e principalmente o frânces, mas o desafio aqui agora é estudar e melhorar no idioma.

Para concluir, o mercado da área de informática agora, para quem vem preparado e quanto melhor você falar o frânces e ingles; aqui em Montreal pode ficar trânquilo que é só fazer a sua parte que não irão faltar entrevistas.

4 comments:

  1. Oi Flavio. Tudo certo?

    Tenho acompanhado teu blog já faz algum tempo e foi graças a ele que encontrei uma professora de francês. Comecei as aulas com a Dila semana passada, e pretendo dar entrada em tudo por volta de Fev/2009. Também sou de Niterói (Pendotiba) e tb trabalho com TI (na Accenture/RJ).

    Para eu ter uma idéia, você fez qtas horas de aula até dar entrada no processo? E até a entrevista? Hoje estou com 90h feitas na Aliança e to pensando em dar entrada com umas 120h, claro que estudando bastante ainda depois disso...


    Grande abraço!
    Douglas
    malk@bol.com.br

    ReplyDelete
  2. Oi Flávio, tudo bem?

    Cheguei recentemente em Montreal (junho) e estou procurando conhecer profissionais da área de TI que moram aqui. Gostaria de trocar umas idéias e é claro experiências.

    Também tenho algumas certificações da Microsoft (MCP e MCTS) e recentemente fiz algumas entrevistas para trabalho mas até agora não obtive um retorno positivo. Enquanto isso continuo minha busca. :-)

    Não sei se você já conhece mas existe uma comunidade de profissionais em Montreal que periodicamente se encontra para apresentação de temas relacionados às novas tecnologias da Microsoft (Silverlight, WCF, WPF, WWF, etc). Acho que possa ser uma dica interessante para você pois já está trabalhando e pode também fazer o upgrade de sua certificação para o framework 3.5 de uma forma mais tranquila.

    Seria legal se a gente pudesse conversar mais sobre isso. Meu e-mail é mr[ponto]brunolima[arroba]gmail.com.

    Um abraço

    Bruno Lima

    ReplyDelete
  3. Ola estava pesquisando na net como está o mercado de TI depois da crise e achei o seu blog.
    Gostaria de saber se a procura por profissionais de TI ainda está alta.

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.