Saturday, October 25, 2008

Quebec não obrigará os candidatos a imigrante a aprender o francês


Esta notícia está dando o que falar em todos os grupos de discussão que participo; comunidades no orkut e outros blogs. Mas qual o motivo desta decisão? Não ficou bem claro se isso foi uma sugestão ou se já está valendo, pelo menos para mim, mas isso se deve a escassez de mão-de-obra aqui na província, como escrevi no post anterior.

Bom, não esqueçam que ainda há entrevista e todo o processo burocrático e ainda há requisitos tais como ter experiência em uma profissão em demanda aqui; tempo de profissão; idade e o valor que deverá ser gasto com todo o processo. Vale lembrar também que seu salário e oportunidades proporcionais serão proporciaonais ao nível de fluência que você tem no frânces e se for fluente em inglês suas changes aumentam consideravelmente. Não importa se você tem 10 anos de experiência em determinada área e você tem um frânces funcional, vai ganhar como um profissional recém-formado ou como aprendiz, é pegar ou largar. O idioma é a base.

Se você vier com isso em mente e fazer de tudo para melhorar sua fluência no frânces vai conseguindo aos poucos conquistar o lugar que você acredita merecer.

Só não acredite que por relaxar no idioma as coisas aqui serão mais fáceis, os futuros patrões não são seus pais e não terão pena de você porque está cheio de boa intenção e não consegue se comunicar de forma que cada segmento exige antendendo as expectativas deles.

Outra coisa também é verdade, nada como aprender o idioma no lugar que você vai morar e aqui você será obrigado a usar, além do mais o frânces do Quebec, como todo idioma, tem suas expressões e forma de pronunciar mesmo as palavras que são escritas da mesma forma que o francês da França.

Aqui em Montreal, você também pode encontrar empresas que são 90% anglófonas e bairros com 90% de pessoas que falam inglês, mas isso é em Montreal e mesmo aqui essa quantidade ainda é bem menor e acredito que em cidades como Quebec e outras distantes da grande Montreal são 99,99% frâncófonas.

Esta medida também não quer dizer que será definitiva, eles sempre estão mudando o processo e pode ser que no futuro isso seja bom ou não para o Quebec, agora é só mesmo uma questão de tempo para a província e para quem vier.
Vale lembrar que não é nada oficial, pelo visto só foi uma declaração da Ministra do Quebec.

Bonne chance à tous!

1 comment:

  1. Não fiquei sabendo disso... vou pesquisar mais. Tem uma semana que não vejo os e-mails das listas de discussão, e com certeza esse assunto deve ter rolado por lá.

    De qq forma, o francês ainda é fundamental. Talvez não para o processo, mas sim para a vida por aí. Vou continuar minhas aulas com a Dila como planejado (até porque realmente gosto de estudar francês), mas talvez possa pensar em dar entrada no meu processo um pouco antes... lá pra fevereiro/2009.

    Abraço!
    Douglas

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.