Wednesday, October 22, 2008

Carência de mão-de-obra no Quebec


Recebi um boletim do site: http://www.jobboom.com/ e lá vi um título que me chamou a atenção - "Rendez-vous des gens d'affaires sur les pénuries de main-d’œuvre qualifiée", em português claro significa: "Encontro das pessoas de negócios sobre as carências (penúrias) de mão-de-obra qualificada". Isso quer dizer que neste seminário, promovido pelo governo do Quebec; Federation des Chambres des commerce du Quebec e Manufacturier et Exportateurs du Quebec, irão discutir as maneiras de como promover a evolução e preparação da mão-de-obra aqui em todos os níveis da economia, para assegurar o crescimento das empresas e a prosperidade do Quebec, como está escrito no panfleto do seminário.


Outra coisa, para os profissionais do Brasil que terão de enfrentar o longo processo de validação e etc. e está com medo de ficar sem trabalhar, bom isso aqui você só vai ficar se tiver dinheiro sobrando e se não tiver afim de trabalhos alternativos como trabalhar em lojas. E o que mais vejo aqui, são anúncios de "nous embauchons" (nós contratamos), muitas vagas no comércio e vira e mexe vejo vagas de operadores de telemarketing para vendas ou não. Grandes empresas fazem seus anúncios nos jornais gratuitos aqui e até mesmo no letreiro dentro do metrô. Geralmente as empresas, para telemarketing oferecem $12.50 por hora, mas isso depende e já vi até anúncios de $16 por hora. Parece pouco, mas quem topar começar fora da área já é alguma coisa. Mas para isso você deve estar bem afiado no frânces e se tiver o inglê suas chances aumentam mais.

E no momento que escrevo este post, vi que aqui há três empresas, que mesmo com os tempos de crise econômica mundial irão fazer investimentos agressivos. Elas são a Videotron (empresa de comunicação - serviços de TV a cabo; Internet e telefonia) e a CGI (uma grande empresa de informática aqui). Infelizmente a terceira não lembro o nome. Bom, essas são algumas das coisas boas que quero compartilhar com todos vocês e espero que mesmo com essa crise os mercado de trabalho aqui não seja tão atingido, parece que não faz sentido se estão faltando pessoas aqui para trabalhar.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.