Sunday, September 14, 2008

Só a EDUCAÇÃO pode dar independência ao povo

Todos os domingos tenho um curso de conversação de Frances de duas horas oferecido pelo governo de Quebec aos novos imigrantes e neste curso tenho companheiros de vários países, tais como: China, Kuwait, República Dominicana e Peru.
E hoje, o nosso professor além de muitos assuntos que discutimos entrou na questão política, pois aqui estamos em ritmo de eleições federais. Ele perguntou sobre o sistema político e eleições de cada país, foi aí que minha colega de turma falou sobre a China e da grande massa de analfabetos que lá vive e que se você pergunta algo sobre eleições lá as pessoas ficam perdidas. Bom, na China temos o comunismo e falta de liberdade de expressão e juntando isso a grande massa de analfabetos isso dá continuidade a concentração de poder e manipulação do povo e no Brasil temos a nossa democracia e libertade de expressão e uma grande taxa de analfabetismo e alienação cultural e isso também possibilita a dominação de grande parte do povo brasileiro. Em resumo só a EDUCAÇÃO pode dar poder ao povo e independência ao país.
Desde de pequenos atos em casa e na escola (para quem tem escola e família) até grandes investimentos, que o nosso país não faz para manter o poder e a riqueza concentrado na mão de meia dúzia. Ou seja, não existe país de primeiro e terceiro mundo; não existe país desenvolvido e sub-desenvolvido. Existe país que investe em EDUCAÇÃO e país que não investe.
Aqui no Canadá, mais precisamente na província de Quebec onde eu vivo, para você ter noção eu como novo imigrante tenho como ajuda do governo o recebimento de curso de frânces (EDUCAÇÃO) gratuito nos mais variados centros de ajuda aos novos imigrantes* e se eu estivesse fazendo em tempo integral, 40horas por semana, ainda receberia um auxílio de $120,00 dolares por semana. E mais, por ter meu primeiro trabalho participo de um programa no qual o governo paga cursos dentro da minha área nos primeiros seis meses de trabalho (primeira experiencia quebecois) ou cursos de idiomas (mais EDUCAÇÃO). Vejo que aqui há um grande investimento em EDUCAÇÃO e essa é simplesmente a diferença entre um país e outro.
EDUCAÇÃO dá independência ao povo e se um povo é independente o seu país também é. O Brasil só será independente quando ele tiver EDUCAÇÃO.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.