Tuesday, September 23, 2008

A carteira de motorista


Bom pessoal, consegui passar nas prova prática e teórica aqui em Quebec para ter minha "permis de conduire", deixe eu escrever um pouco como foi mais está batalha vencida.

Como muitos de vocês deve saber, quem vem aqui com carteira de habilitação do Brasil só tem 3 meses para poder dirigir, então providenciei logo este importante documento.

No site da "Société de l'assurance automobile Quebec" (SAAQ) http://www.saaq.gouv.qc.ca/index.php - Você tem os procedimentos para agendar o seu encontro com um funcionário da instituição, mas antes de agendar, você deve solicitar a tradução oficial de sua carteira (carta) aqui no consulado brasileiro; no meu caso eu fiz em Montreal (http://www.consbrasmontreal.org/home.aspx) e atualmente custa $ 6.00 e fica pronta em 5 dias úteis.

Com a tradução em mão, você pode agendar e no dia do exame teórico você deverá comparecer com: a tradução oficial original; sua carteira de residente permanente (se já tiver); o furmulário de confirmação de residência permanente; o seu CSQ e carteira de "Assurance Maladie". Após apresentá-los ao funcionário e estando tudo Ok, será solicitado que você faça um rápido exame de vista, como os feitos no DETRAN do Brasil e após isso (depois de preencher todos os formulários) você será encaminhado para a sala de exame teórico.

O exame teórico é feito em um computador e é dividido em três partes: "Code De La Sécurité Routière; Signalisation e Spécialisation - Class 5", sendo que as duas primeiras contam com 16 questões e você só pode errar 04 e a última tem 32 questões e você só pode errar 08. No dia do teste você verá as exigências válidas no momento da avaliação. O interessante é que se você errar a questão na hora você vê a resposta correta e em seguida passa para a próxima.

Ao terminar o teste e ao ser aprovado, você será encaminhado para pegar o resultado e verificar a disponibilidade para marcar a prova prática.

Nesta hora, a pessoa que me atendeu viu no sistema que não tinha mais vagas até o dia 28 de Novembro deste ano, ou seja, só poderia fazer no inverno rigoroso daqui. Ao chegar no trabalho, não me dando por convencido, resolvi ligar e tentar marcar e para minha surpresa consegui uma vaga na segunda-feira (ontem) em Longueuil, cidade vizinha.

Bom, como eu não sabia onde era o local, acabei indo no sábado para poder chegar trânquilo na segunda e então eu vi alguns carros de auto-escola, fazendo simulados e então resolvi perguntar aos instrutores sobre a disponibilidade de aula no dia. Foi então que consegui uma aula de uma hora as 17hs e para mim valeu apena mesmo já tendo estudado e passado na teórica. Tem alguns bizus que ficam mais na memória quando você está praticando e simulando.

Já ne segunda-feira, minha vez chegou e no estacionamento da SAAQ, tem uma empresa que aluga carros para exame, aluguei o meu e aguardei o avaliador no carro. Antes disso tem uma série de procedimentos aqui burocráticos, leve os mesmos documentos e lá você será orientado.

No exame prático, o momento mais tenso foi quando o examinador pediu para eu parar o carro e disse se tinha algo de errado, ou eu não estava entendendo o que ele falava porque estava muito devagar e eu já tinha carteira e não era para dirigir assim, e se falasse para ir rápido denovo eu não iria passar, foi então que respondi só um coisa : "Is the feeling of the pressure" e depois disso dirigi normalmente, como manda o figurino, mas a sensação do tempo não passar foi incrível, foram os 25 minutos mais demorados que passei. No final ele disse: "Congratulations!" - Ufa, foi um alívio. Vale lembrar que também tinha uma outra pessoa avaliando ele também, apesar de ser um senhor e aparentar trabalhar na SAAQ há muito tempo. Outra coisa interessante, acabei fazendo a prova teorica em frânces e a prática em inglês.
Vale lembrar que aqui não é o site da SAAQ e se você for agendar ou tiver qualquer dúvida vá dirento na fonte e obtenha respostas oficiais, este post é só para terem uma noção do que fiz até obter minha habilitação aqui.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.