Sunday, August 29, 2010

Reposta à Vanessa. Mais espaço longe ou menos perto? Ter ou não ter carro em Montréal?

No dia 18 de agosto, perguntei o que os leitores do blog gostariam de ler no próximo post. A Vanessa de São Paulo, veja o blog dela aqui: http://doisdeagosto.com, fez duas perguntas:
  • "... devemos morar num 4 1/2 nos bairros mais centrais ou num 5 1/2 nos mais distantes ... ?" e
  • "Para quem vive nas regiões centrais essa: ter ou não ter carro?"
As duas perguntas são muito pessoais e não necessáriamente o que eu escrever aqui será levado em consideração por vocês, Vanessa e marido e até outros leitores.

Quando se trata de morar aqui em Montréal eu penso em morar perto ou longe do mêtro (risos), pois isso sim aqui faz a diferença, principalmente no inverno. Agora por que?

Morar perto do mêtro, faz sua vida ficar muito mais prática em Montréal e você praticamente não sentirá falta de um carro no seu dia-a-dia, outra coisa é que no inverno você pode sofrer com alguns atrasos de ônibus e problemas de trânsito, como longos engarrafamentos, em tempestades de neve.

Outra opção muito boa também é morar perto das estações de trem, se possível, quando se quer morar "mais longe" de Montréal, mas para mim só valeria a pena se eu comprasse uma casa, pois aqui na ilha o valor do imóvel para ser proprietário
e muito mais caro.

Aqui, se você morar nas ruas que não as grandes avenidas você já terá silêncio e um apartamento de 2 quartos (4 1/2) eu acredito que já bom para quem tem somente dois gatinhos (risos). No inverno, quando as janelas ficarão sempre fechadas, ai que vocês não vão escutar nada mesmo, pois são "duas camadas de janelas", você abre e fecha uma janela, depois abre e fecha a outra. Ai que você não escuta nada.

Você tem que ter é sorte mesmo de encontrar um apartamento sem crianças no andar de cima ou vizinho barulhentos, porque aqui as casas são de madeira e o isolamento aqui é muito fraco. Você acaba escutando tudo do apartamento vizinho, tudo mesmo. Onde eu e minha esposa moramos, é bem silencioso, mas quando andamos me sinto em uma caravela, daquelas dos piratas de filmes, quando andamos o rangir do piso de tábua corrida é alto e o vizinho debaixo escuta e escutamos também ele andando, quando tudo está desligado. A maioria dos prédios de Montreal são bem antigos, o nosso é de 1942.

Morar em uma grande casa ou apartamento, longe do mêtro, para mim só valeria se eu fosse o proprietário, mas como te disse isso é pessoal.

Alguns posts que fiz relacionados a moradia:

Ter ou não ter carro morando nas regiões centrais?

Bom, se você optou por morar perto do mêtro e ainda não tem filhos, você praticamente não sentirá falta de carro no dia-a-dia.

Eu mesmo, fiquei um ano aqui na boa, sem carro, mas acabei comprando o meu porque gosto muito de pegar estrada e viajar, pois durante a semana praticamente não uso o carro e as vezes no final de semana, no inverno usamos as nossas bicicletas para passear, pois aqui tem muita ciclovia e até para o trabalho eu posso ir de bike se quiser.

O estilo e ritmo de vida dentro da ilha de Montréal e perto do mêtro é muito diferente do que estamos acostumados aí no Brasil (Rio ou São Paulo). O sistema de transporte aqui funciona, apesar do metro entrar em pane as vezes (risos).

O que vocês podem fazer é não comprar o carro assim que chegar, mas tirar a carteira de habilitação o mais rápido possível, pois terão opção de alugar o carro que aqui não é tão caro quanto no Brasil e depois de um ano, quando tiverem seu histórico de crédito formando e sem nenhum problema, entrar para a Communauto, que é um serviço excelente de aluguel de carro de Montréal a preços baixissimos e cheio de vantagens. Usar o serviço e depois sentar e ver se vai valer ter o carro aqui.

Carro aqui, no inverno então vai dar um pouco de trabalho para vocês, pois tem a questão da neve e a maioria absoluta dos imóveis aqui não tem garagem e dependendo de onde morar, deverão ter que, no meio da semana, ficar mudando o lado que o carro está estacionando. Por exemplo, na rua que moro toda quarta-feira entre 1 de abril e 1 de novembro, de 12h30 a 13h30min você não pode estacionar em todo o lado esquerdo da rua e na quinta-feira do lado direito. Isso para eles limparem a rua e no inverno, a equipe que remove neve coloca de surpresa placas avisando que vão passar, geralmente após uma tempestade de neve para limpar e se você não tiver o tempo hábil de tirar o carro eles podem rebocar e multar e depois você tem que correr atrás para pagar a multa e pagar o reboque e saber onde seu carrinho está.

Tudo depende, se você quer um carro só para o dia-a-dia, pense muito, mas muitooooooooo mesmo. Agora se você gosta de fazer viagens longas todo o mês, ou pequenos pesseios nos finais de semana, ai é tentador (risos).

Bom segue alguns posts e links interessantes relativos a esse assunto, abaixo:

Outra coisa é, obrigado por ler o blog e ter divulgado os meus posts, no seu blog. Boa sorte para vocês.

Thursday, August 26, 2010

O Québec e sua cultura.

Um post só não seria suficiente, mas vou escrever sobre minhas experiências sobre a cultura daqui, que é muito interessante.

A mistura da cultura francesa e inglêsa deu para os habitantes desta província este sotaque diferente do francês que também foi influenciado por uma ausência de imigração da França de 100 anos, isso quer dizer que temos aqui um idioma mais antigo, isso é peculiar daqui e engraçado as vezes. Quanto mais para a áreas longe da grande Montréal, mais dominante é o frânces.

Música
Para quem quiser conferir um pouco da música daqui, vá ao pub quebecois chamado: "Les Deux Pierrots." Lá é muito legal, existem basicamente uma banda que toca música em geral, como os rocks anglófonos contemporâneos e grandes hits e nos intervalos um músico que toca as músicas do Québec e o pessoal lá curte mesmo, tanto um quanto outro. Nas músicas daqui é claro que você irá ficar viajando, como eu fiquei. E nao poderia de citar aqui a Celine Dion, quem nao conhece esta grande cantora quebecoise?

Confira aqui o site do pub: Les deux pierrots

Alguns vídeos que você pode procurar no YouTube sobre as músicas daqui são: Mes Aïeux - Degeneration; La bottine souriante - Le Ziguezon Zinzon; Les Cowboys Fringants - Plus Rien e etc.

Festivais
Entreterimento é o que não vai faltar, principalmente se você mora em Montréal. É festival praticamente todo o ano. Festival de Jazz; Festival Juste pour rire; Festival de Inverno; Fêtes des neiges; Festival dos Filmes do Mundo e etc.

Mais informações: Festivals in Montreal

Criatividade
A criatividade do Québec para mim tem dois representantes o Cirque du Soleil e o Têtes à claques, aqui em Montréal também tem muita empresa de criação de jogos e acho que está tudo conectado aqui, culturalmente falando. Juntando a criativiade; combinando com o multiculturalismo da esse resultado grandioso que é o Cirque du Soleil.
O Têtes à claques, mostra muito bem o esse lado engraçado daqui usando o frânces mais popular, agora fica mais fácil de entender, pois tem legendas em frânces internacional (França) e só vale ver em francês, muito mais engraçado.

Comida
Não poderia deixar de falar da Poutine, que nada mais é do que um prato repleto de bata fritas; com um quejo tipo "mussarela bufala" em pequenos cubos e um molho gravy. Isso é tipicamente quebecois, calórico pacas, mas muito bom. E o melhor lugar para curtir a poutine aqui em Montréal é a o restaurante La Banquise. Outra coisa muito saboreada aqui no Québec é o "sirop d'érable" ou "maple sirop"; uma espécie de melado retirado da árvore, que deu nome a este produto (Érable/ Maple), cujo a folha é a bandeira do Canadá. O sirop d'erable é usando em muitas receitas aqui. Das panquecas ao feijão. Um lugar para conferir uma comida ao estilo "Nouvell France" é o restaurante Cabaret du Roy. Lá os garçons e "garçonetes" (isso não existe em francês, é serveuse - putz não consigo falar mais isso) se vestem com roupas da época do Québec de 1600 e o restaurante é temático, parece que você viajou no tempo.

A cultura quebecoise é sentida e respirada dia-a-dia, desde o seu caminho indo pro trabalho quando você pega o metro e vê o músico fazendo a sua pequena apresentação; nas arquiteturas dos prédios do centro; nas arquiteturas das igrejas católicas; nos jardins das casas; no estilo de vida de usar a bicicleta para quase tudo aqui, inclusive ir pro trabalho e por ai vai.

Esse post eu fiz exclusivamente, como uma pequena homenagem a todos os meus amigos do Québec.

Bom, com certeza tem muita coisa aqui no quesito cultura, se alguem quiser complementar deixe um comentário por favor.

Inglês, nem em cursos profissionalisantes se depender do Partido Quebecois.

É meus amigos, há uma proposta do PQ (Parti Quebecois) de extender a lei 101 para os CEGEPs; isso quer dizer que quem, não teve uma educação fundamental e secundária em escolas anglófonas não poderam estudar em escolas técnicas públicas anglófonas.
Setores da sociedade, relacionadas ao ensino afirmam que isso é um pouco excessivo e para o PQ, isso é para evitar o desaparecimento do frânces no Québec e o crescimento do inglês em Montréal. Problema que não existe de acordo com entidades que são contra isso.
Eu, particularmente acho isso ridículo, tendo envista que a lei já está em prática nas escolas de ensino fundamental, eles estão perdendo a chance de novo de formar uma mão-de-obra bilíngue e querendo ou não o Inglês é uma língua universal. Sempre essa questão de separatismo e do idioma aqui no Québec que faz a província estagnar um pouco economicamente. Sei que é complicado, bom mas isso é assunto para outro post.

Monday, August 23, 2010

Pesquisa mostra: "A maioria não vê cura para o sistema de saúde no Canadá"

O título da matéria do jornal "The Gazette" de Montréal é: "Most see no cure for health system - Quebecers least satisfied, but it's top worry of all Canadians, poll finds".

Onde mostra que a maioria dos canadenses não vê uma cura para o sistema de saúde, prinicipalmente para os idosos e que antes dos impostos e meio ambiente isso deveria ser a preocupação número 1. A pesquisa mostra também que os quebequenses estão menos satisfeitos com o serviço.

Veja a matéria completa em inglês no link abaixo:
Most see no cure for health system.

Sunday, August 22, 2010

Onde ser um policial no Canadá?


Bom, no post anterior a esse, perguntei o que os meus queridos leitores o que eles gostariam de ler neste post. Como felizmente (vou poder atender aos que responderam) poucas pessoas responderam então vou responder todas, mas aos poucos e espero postar em resposta a cada final de semana.

O Weverton Ferreira, perguntou em quais lugares do Canadá um imigrante pode ser um policial? Bom, pelo que eu vi nos sites das polícias das capitais das províncias, a grande maioria permite um residente permanente a se candidatar para ser um policial. Apesar de não encontrar no site das principais cidades de algumas províncias esse requisito mínimo, me parece que em todas isso é permitido, menos na província do Québec.

Os territórios também, não consegui encontrar nem se quer o site das polícias de suas capitais, acredito que somente a RCMP (Royal Canadian Mounted Police) a polícia federal canadense e que também é um símbolo nacional faz a segurança destes território. não tenho certeza sobre isso. Outra coisa, para fazer parte da RCMP é preciso ser cidadão canadense.

Bom, por morar no Québec aqui temos as seguintes forças policiais, ou a seguinte estrutura em resumo:

  • As polícias das cidade, como Montreal, Longueil, Laval e etc. Cada cidade tem sua própria polícia;
  • Sûrete du Québec que é a políncia da província e a
  • RCMP, que aqui chamamos de GRC (Gendarmerie royale du Canada).
Outra coisa é que o salário inicial de um policial aqui da cidade de Montréal é de $ 35.286,00 (por ano) e depois de 6 anos chega a $ 66.577,00 (fonte: Permanent police officer).

Em Toronto por exemplo, o salário inicial é de $ 50.558,00 (por ano) e quando o policial se torna um policial de primeira classe chega a $ 80,315.00 (fonte: Toronto Police Service).

Os salários acima representam os ganhos bruto.

Abaixo está a lista de províncias e territórios com seus respectivos sites (provincia e polícia da capital) e o nome das capitais.

Alberta
Capital: Edmonton
http://alberta.ca/home/
Police site: http://www.edmontonpolice.ca/
Canadian citizenship or legal permanent residence.

Britsh Columbia
Capital: Victoria
http://www.gov.bc.ca/
Police site: http://www.vicpd.ca/index.php
Canadian Citizen or Landed Immigrant.

Manitoba
Capital: Winnipeg
http://www.gov.mb.ca/
Police site: http://www.winnipeg.ca/policerecruiting/
Canadian Citizen or Permanent Resident.

New Brunswick
Capital: Fredericton
http://www2.gnb.ca/
Police site: http://www.fredericton.ca/en/publicsafety/policeforce.asp

Não encontrei no site deles se somente cidadão canadense pode se candidatar.

Newfoundland and Labrador
Capital: St. John's
http://www.gov.nf.ca/
Police site:

http://www.saintjohn.ca/en/home/cityservices/publicsafety/police/default.aspx

Não encontrei no site deles se somente cidadão canadense pode se candidatar.

Nova Scotia
Capital: Halifax
http://www.gov.ns.ca/
Police site: http://www.halifax.ca/police/
Não encontrei no site deles se somente cidadão canadense pode se candidatar.

Ontario
Capital: Toronto
http://www.ontario.ca/
Police site: http://www.torontopolice.on.ca/
Be a Canadian Citizen or have permanent resident status.

Prince Edward Island
Capital: Charlettetown
http://www.gov.pe.ca/
Police site: http://www.charlottetownpolice.com/
Be a Canadian citizen, or have Landed Immigrant Status.

Quebec
Capital: Quebec city
http://www.gouv.qc.ca/portail/quebec/pgs/commun/
Police site: http://www.spvm.qc.ca/fr/
Be a Canadian citizen.

Saskatchewan
Capital: Regina
http://www.gov.sk.ca/
Police site: http://www.reginapolice.ca
Be a Canadian citizen, or have Landed Immigrant Status.

Territórios:

Northwest Territories
Capital:Yellowknife
http://www.gov.nt.ca/

Nunavut
Capital: Iqaluit
http://www.gov.nu.ca/

Yukon
Capital: Whitehorse
http://www.gov.yk.ca/

Wednesday, August 18, 2010

Sobre o que você gostaria de ler no proximo post?

Pessoal, me ajudem a escrever meu próximo post. Sobre o que você gostaria de ler aqui no blog, no próximo post?

Sunday, August 8, 2010

Isso foi no Brasil: "Prejuízo político(...)"



"Tennis é esporte da burguesia p..." - Enquanto aqui em Montréal o se vê são quadras públicas de tennis e há lugares para jogar golf a preço bem acessível. Bom, tudo bem aqui é outra realidade.

Saturday, August 7, 2010

Políticos x Construtoras, uma relação problemática

Aqui no Québec o Grupo Axor, uma empresa do setor de construções está sendo investigado por disponibilizar dinheiro para os principais partidos aqui da província. Aqui, de acordo com a lei eleitoral isso é crime.

Foram $ 113.500 dolares para o Partido Liberal do Quebec; $ 34.000 dolares para o Partido Quebecois e $ 5.000 para a Ação Democrática do Quebec. Isso tudo foi exposto, graças ao único parlamentar eleito do partido: Quebec Solidário - Amir Khadir.

O legal foi o que o M. Claude Béchard, disse em entrevista esses dias para a Radio Canadá Internacional, foi algo mais ou menos assim: Os partidos devolveram as quantias indicadas e estamos mudando a lei para permitir que empresas privadas façam doação para os partidos. E tudo ficará por isso mesmo. Vai você, pobre cidadão fazer algo contra a lei e simplesmente dizer que vai devolver a grana e depois sugerir mudar a lei.. Parece coisa de um lugar que eu conheço na América do Sul.

Cada dia, surge na impresa daqui um escândalo da atual administração e que estão sob investigação e blá; blá; blá. O máximo que eu vi aqui é o político e/ou partido devolverem parte do dinheiro ou não aceitar mais o que foi recebido, mas nunca vi uma punição exemplar.

Bom, agora resta saber se haverá uma enquete pública para apurar os fatos ou se isso vai acabar em pizza.

Fontes:

Friday, August 6, 2010

Intervention

Esse programa eu comecei a ver recentemente aqui e ele é transmitido em dois canais: Discovery Health e A&E. Intervention, é um programa onde famílias enviam os problemas com seus próximos, como vício em drogas (lícitas e ilícitas); jogos e todo e qualquer tipo de doença obsessiva em busca de uma intervenção profissional.
Muitas histórias chocantes e emocionantes. Confira um pouco no vídeo abaixo.

As outras partes deste programa você pode encontrar no YouTube.

A droga não mata aos poucos só o seu usuário, mata também todos ao redor do viciado que o ama de verdade.




Wednesday, August 4, 2010

Falar mal ou mostrar a realidade?


Você deve estar se perguntando, primeiro: "Por que esse cara colocou um post desse no blog?" e muitos outros posts, você mesmo deve se perguntar, por quê eu tenho colocado no ar.
A partir do momento que você cria um blog e este tem um certo número de acessos e pessoas que seguem, você passa a ser um formador de opinião.
A idéia deste post, era de mostrar uma matéria do jornal "The Gazette", de Montreal, sobre um pastor que, de acordo com a mídia daqui enganou seus fiéis, recolhendo dinheiro para projetos na igreja e comunidade não cumprindo o prometido e as respectivas obrigações com os fiéis.

Bom, mas voltando ao que eu quero dizer na verdade, quando eu escrevo posts, negativos de Montreal, não quer dizer que eu não goste daqui, posts deste tipo servem para mostar que aqui também tem problemas, alguns mesmo como os que já vimos no Brasil. Quero simplesmente mostrar que aqui também tem coisas absurdas. Aqui ainda é o planeta terra e não é o paraíso. Nem tudo é 100% perfeitinho; nem todo mundo é educadinho; nem todo mundo é cherosinho no ônibus ou no metrô e etc. Não é falar mal e sim mostrar a realidade.
Gosto muito de Montreal, muito do Canadá e esse país aqui tem muita coisa boa e assim como o Brasil tem também, que somente quando eu sai daí eu vi, o quanto eu poderia ter aproveitado e quanta coisa boa tem o nosso país, mesmo tendo tanto problema. Mas isso eu quero deixar para um post separado.
Para você ver que eu gosto tanto daqui, que eu não pretendo, pelo menos agora voltar pro Brasil, mesmo com a enorme saudade que tenho do país, do Rio de Janeiro, de Niterói e óbvio, da p....ta dor que é ficar longe de minha mãe, isso que pega e para mim está sendo o pior até agora.
Bom, mas é isso. Quem está no Brasil, se preparando para sair definitivamente, aproveite o melhor que o Brasil tem para dar, pois depois você vai demorar um pouco para curtir isso tudo de novo.
Read more: Montreal pastor tends to flock amid scandal

Rev. Mwinda Lezoka delivers a fiery sermon at his evangelical church in Montreal on Sunday, Aug. 1st, 2010. "The biggest opinion I'm looking for is God's," Lezoka said.
Photograph by: Peter McCabe, The Gazette.