Saturday, August 7, 2010

Políticos x Construtoras, uma relação problemática

Aqui no Québec o Grupo Axor, uma empresa do setor de construções está sendo investigado por disponibilizar dinheiro para os principais partidos aqui da província. Aqui, de acordo com a lei eleitoral isso é crime.

Foram $ 113.500 dolares para o Partido Liberal do Quebec; $ 34.000 dolares para o Partido Quebecois e $ 5.000 para a Ação Democrática do Quebec. Isso tudo foi exposto, graças ao único parlamentar eleito do partido: Quebec Solidário - Amir Khadir.

O legal foi o que o M. Claude Béchard, disse em entrevista esses dias para a Radio Canadá Internacional, foi algo mais ou menos assim: Os partidos devolveram as quantias indicadas e estamos mudando a lei para permitir que empresas privadas façam doação para os partidos. E tudo ficará por isso mesmo. Vai você, pobre cidadão fazer algo contra a lei e simplesmente dizer que vai devolver a grana e depois sugerir mudar a lei.. Parece coisa de um lugar que eu conheço na América do Sul.

Cada dia, surge na impresa daqui um escândalo da atual administração e que estão sob investigação e blá; blá; blá. O máximo que eu vi aqui é o político e/ou partido devolverem parte do dinheiro ou não aceitar mais o que foi recebido, mas nunca vi uma punição exemplar.

Bom, agora resta saber se haverá uma enquete pública para apurar os fatos ou se isso vai acabar em pizza.

Fontes:

1 comment:

  1. Nossa que raiva! Caminha para se tornar um "terceiro mundo" desse jeito! Enquanto a gente luta para proibir esse tipo de coisa aqui e fazer com que o financiamento de campanha seja apenas público, o Canadá (que deveria ser um exemplo) vai andar pra trás ao permitir o financiamento privado de campanha política! Um desastre!
    Abraços

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.