Thursday, August 26, 2010

Inglês, nem em cursos profissionalisantes se depender do Partido Quebecois.

É meus amigos, há uma proposta do PQ (Parti Quebecois) de extender a lei 101 para os CEGEPs; isso quer dizer que quem, não teve uma educação fundamental e secundária em escolas anglófonas não poderam estudar em escolas técnicas públicas anglófonas.
Setores da sociedade, relacionadas ao ensino afirmam que isso é um pouco excessivo e para o PQ, isso é para evitar o desaparecimento do frânces no Québec e o crescimento do inglês em Montréal. Problema que não existe de acordo com entidades que são contra isso.
Eu, particularmente acho isso ridículo, tendo envista que a lei já está em prática nas escolas de ensino fundamental, eles estão perdendo a chance de novo de formar uma mão-de-obra bilíngue e querendo ou não o Inglês é uma língua universal. Sempre essa questão de separatismo e do idioma aqui no Québec que faz a província estagnar um pouco economicamente. Sei que é complicado, bom mas isso é assunto para outro post.

1 comment:

  1. E no final quem perde são os pais que tem que pagar cursos de inglês por fora caso não queiram ver seus filhos fora do mercado competitivo que é bilingue,sem contar as vezes que é mesmo anglófono!!

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.