Thursday, August 26, 2010

O Québec e sua cultura.

Um post só não seria suficiente, mas vou escrever sobre minhas experiências sobre a cultura daqui, que é muito interessante.

A mistura da cultura francesa e inglêsa deu para os habitantes desta província este sotaque diferente do francês que também foi influenciado por uma ausência de imigração da França de 100 anos, isso quer dizer que temos aqui um idioma mais antigo, isso é peculiar daqui e engraçado as vezes. Quanto mais para a áreas longe da grande Montréal, mais dominante é o frânces.

Música
Para quem quiser conferir um pouco da música daqui, vá ao pub quebecois chamado: "Les Deux Pierrots." Lá é muito legal, existem basicamente uma banda que toca música em geral, como os rocks anglófonos contemporâneos e grandes hits e nos intervalos um músico que toca as músicas do Québec e o pessoal lá curte mesmo, tanto um quanto outro. Nas músicas daqui é claro que você irá ficar viajando, como eu fiquei. E nao poderia de citar aqui a Celine Dion, quem nao conhece esta grande cantora quebecoise?

Confira aqui o site do pub: Les deux pierrots

Alguns vídeos que você pode procurar no YouTube sobre as músicas daqui são: Mes Aïeux - Degeneration; La bottine souriante - Le Ziguezon Zinzon; Les Cowboys Fringants - Plus Rien e etc.

Festivais
Entreterimento é o que não vai faltar, principalmente se você mora em Montréal. É festival praticamente todo o ano. Festival de Jazz; Festival Juste pour rire; Festival de Inverno; Fêtes des neiges; Festival dos Filmes do Mundo e etc.

Mais informações: Festivals in Montreal

Criatividade
A criatividade do Québec para mim tem dois representantes o Cirque du Soleil e o Têtes à claques, aqui em Montréal também tem muita empresa de criação de jogos e acho que está tudo conectado aqui, culturalmente falando. Juntando a criativiade; combinando com o multiculturalismo da esse resultado grandioso que é o Cirque du Soleil.
O Têtes à claques, mostra muito bem o esse lado engraçado daqui usando o frânces mais popular, agora fica mais fácil de entender, pois tem legendas em frânces internacional (França) e só vale ver em francês, muito mais engraçado.

Comida
Não poderia deixar de falar da Poutine, que nada mais é do que um prato repleto de bata fritas; com um quejo tipo "mussarela bufala" em pequenos cubos e um molho gravy. Isso é tipicamente quebecois, calórico pacas, mas muito bom. E o melhor lugar para curtir a poutine aqui em Montréal é a o restaurante La Banquise. Outra coisa muito saboreada aqui no Québec é o "sirop d'érable" ou "maple sirop"; uma espécie de melado retirado da árvore, que deu nome a este produto (Érable/ Maple), cujo a folha é a bandeira do Canadá. O sirop d'erable é usando em muitas receitas aqui. Das panquecas ao feijão. Um lugar para conferir uma comida ao estilo "Nouvell France" é o restaurante Cabaret du Roy. Lá os garçons e "garçonetes" (isso não existe em francês, é serveuse - putz não consigo falar mais isso) se vestem com roupas da época do Québec de 1600 e o restaurante é temático, parece que você viajou no tempo.

A cultura quebecoise é sentida e respirada dia-a-dia, desde o seu caminho indo pro trabalho quando você pega o metro e vê o músico fazendo a sua pequena apresentação; nas arquiteturas dos prédios do centro; nas arquiteturas das igrejas católicas; nos jardins das casas; no estilo de vida de usar a bicicleta para quase tudo aqui, inclusive ir pro trabalho e por ai vai.

Esse post eu fiz exclusivamente, como uma pequena homenagem a todos os meus amigos do Québec.

Bom, com certeza tem muita coisa aqui no quesito cultura, se alguem quiser complementar deixe um comentário por favor.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.