Monday, June 8, 2009

Independência do Quebec. Sonho ou realidade eminente?


Neste domingo, a chefe do Partido Quebequense (Parti Québécois - PQ), Pauline Marois, apresentou seus projetos sobre a questão nacional, detalhando as medidas que ela pretende fazer antes de um eventual referendo sobre a soberania do Quebec.

Mme Marois resumiu seu programa que ela intitula: "Plano por um Quebec soberano".


A chefe do PQ deseja "romper com o imobilismo", graças ao plano que deverá ser discutido e elaborado, aguardando o próximo congresso national, na primavera de 2011.
O plano é uma proposta de diminuir e combater a intrusão do goveno federal (Canadá) dentro das competências exclusivas do Quebec. Um governo do PQ se assegura que Ottawa retire-se dos campos de competência exclusiva com uma compensação financeira plena e intera para o Quebec.

O plano de Pauline Marois é ter um governo, onde o PQ irá também assumir todos os poderes da província, no que se trata dos valores quebequense começando pela língua francesa;
igualdade entre as mulhere e homens e a lacidade das instituições públicas e embutir dentro da Carta dos direitos e liberdade da pessoa. Uma constituição e uma cidadania quebequense será adotada também.

O PQ poderá adota uma nova Lei 101 e dar um real statu da Carta, afim notatamente de assegurar a francisação das empresa e comércio com menos de 50 empregados. Sendo o frânces a língua da administração dentro de suas relações com a empresa e seus cidadãos.

O plano, propoem também redefinir o espaço legislativo e compartilhar com Ottawa, para que o Quebec assuma suas responsabilidade notadamente dentro do domínio da imigração e do meio-ambiente.

O PQ deseja igualmente a criação de uma declaração única de imposto de renda.

Bom, tentei fazer uma tradução dos primeiros parágrafos da matéria para terem uma idéia do que o PQ busca para o Quebec. Um Quebec soberano, uma nova nação e tenha relações com o Canadá de livre comércio e circulação.

Referendos realizados na Província de Quebec para a separação do Canadá

1980: Não - 59.56% e Sim - 40.44%
1995: Não - 50.58% e Sim - 49.42%

Fonte: Marois détaille des actions à prendre d'ici à la tenue d'un référendum

2 comments:

  1. Existem pesquisas recentes sobre a preferência do Quebequenses?

    Tô doido para saber!!!!

    ReplyDelete
  2. Também gostaria de saber, seria muito bom ter um país que tivesse o idioma latino na américa do norte.

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.