Monday, June 29, 2009

Classe média canadense


Depois de um ano de Canadá, começamos a comparar mais no que diz respeito a situação financeira como estávamos no Brasil e como estamos aqui. Para a maioria que chega tenho absoluta certeza em afirmar que sofre uma queda no que se diz respeido a rendimento mensal que chega para você diretamente. Sim, digo isso porque aqui você paga muitos impostos, mas vê o dinheiro sendo utilizado e distribuído, bom mas o que quero escrever aqui é sobre a classe média do Canadá.

Pesquisando vários sites vi que não há muito uma opnião própria no que diz respeito a renda de uma família de classe média, então resolvi pegar um site: "David Akin's On the hill" e seguir esta linha de raciocínio que me parece bem razoável.

De acordo com o post do Mr. David Akin, o Primeiro Ministro do Canadá sugere uma renda familiar para a classe média canadense de $ 80.000,00 por ano.

De acordo com estudo dele existe três grupos no Canadá: baixo; médio e famílias com alto rendimento. Assim distribuídos na sociedade canadense:

  • 34,5% das famílias ganham menos que CAD$ 35.000,00 por ano em média;
  • 33,2% tem um rendimento médio anual entre CAD$ 35.000,00 a CAD$ 69.000,00 por ano e
  • 32.2% das famílias canadenses tem uma renda combinada anual de CAD$ 70.000,00 por ano.
Claro que há famílias que fazem bem menos que CAD$ 35.000,00 por ano e famílias que fazem também mais de CAD$ 100.000, por ano aqui, mas são minorias.

Bom, com isso imigrar para o Canadá não é simplesmente ir morar em um país considerado de primeiro mundo e sim avaliar todos os aspectos, como o clima; ficar longe da família; aceitar ter uma queda na renda no início e as vezes por um longo tempo para muitas profissões; se sujeitar a fazer trabalhos alternativos enquanto os diplomas não são reconhecidos aqui e outras pequenas coisas no dia-a-dia, como para a grande maioria aqui é que faz tudo em casa.

No Brasil, a classe média está acostumada com babá; empregada doméstica; faxineira; passadeira; levar o cãozinho para fazer tosa; pagar a mudança e etc. Só que isso aqui é outra realidade, aqui metemos a mão na massa e para você que já pensa em vir, pode ir se acostumando com a idéia a não ser que você tenha uma grana para manter isso aqui também.

Normalmente, ainda mais nessa época aqui em Montreal e mesmo no Quebec é aberta a temporada de mudanças, quando a maioria dos contratos vencem no dia 1º de julho e os amigos são escalados para o time da mudança. Para se ter uma idéia do que estou falando:

  • Valor cobrado por hora por algumas empresas de mudança em média: CAD$ 100,00;
  • Valor mínimo cobrado: CAD$ 200,00 mais 30min em média para ir ao local e 30min ir ao novo endereço, de cara ai você já vai gastar CAD$ 300,00, mas uma mudança chega trânquilamente a 4horas no mínimo se você mora em um 3 1/2 (Quarto, sala, cozinha e banheiro).
  • Alugando um caminhão você pagaria CAD$ 19,99 + tx (12% em média);
  • CAD$ 0.63 por quilômetro dentro da cidade e o combustível.
Meu colega de trabalho fez a dele pela U-HAL e pagou no total CAD$ 64,00 com o combustível e a minha ajuda e a ajuda de mais outro amigo e a esposa claro (risos).

Outra coisa é que tudo bem que o salário mínimo aqui é de CAD$ 9,00 por hora, isso deve dar CAD$ 1.440,00 por mês bruto. É muito comum você ver estudantes trabalhando em muito emprego que com certeza seu filho não trabalharia no Brasil, como redes de fast-food, nos empregos de verão.

Então essas são algumas diferenças entre a nossa classe média e a classe média canadense.

1 comment:

  1. boa dia,você tem como me esplicar,como fuciona a vida de estudante ae, tenho 17 anos to querendo ir para canadá e preciso ter uma ideia como e ae !!! Meus pais nao podem me banca, ae tenho q trabalhar e estudar.

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.