Saturday, June 27, 2009

Dia 24 de Junho - Dia do Québec


Dia 24 de junho é comemorado aqui no Québec a grande "Fête Nationale du Québec" e o dia de Saint-Jean-Baptiste, que também é comemorado em Niterói, cidade onde morava no Rio antes de vir morar em Montreal.
Um grande feriado onde o branco e azul, cores da bandeira quebecoise (em frânces, ou se preferir quebequense - em português) tomam conta das ruas; casas; rostos e tudo onde você pode representar o seu amor à "Belle Province." Ser um quebecois é mais que simplesmente nascer no Québec é uma identidade, que resiste diante da maioria anglófona norte americana.
No dia do Québec, também é o dia que as manifestações de independência da província florecem nas manifestações públicas e é impressionante a energia e paixão neste dia.
Este foi um dia polêmico também pois uma banda de Montreal que canta ingles não teria permissão de cantar no evento francófono, que sinceramente não sei se acabaram cantando ou não no evento, pois cheguei tarde (por sinal se alguém souber comente neste post por favor).no Parque Maisonneuve, local da celebração em Montreal.
Há também, na Rua Sharebrooke um tradicional desfile de bonecos gigantes, com representacões da cultura da província.

C'est ça. Bonne Fête Québec! Bonne Fête Nationale a touts le Quebecois!

Alguns vídeos:





1 comment:

  1. As bandas anglófonas tocaram sim, mas teve um pessoal que ficou protestando, gritando "En Français", mas nada de grave aconteceu e ficou só nisso mesmo!!!

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.