O debate está ocorrendo na Capital Nacional do Québec. Nacional? Como assim, o Quebec não faz parte do Canadá? Sim, mas é assim que os quebecois chamam sua capital.
Os candidatos, na foto acima são: Jean Charest do Parido Liberal do Quebec; Pauline Marois do Partido Quebecois e Mario Dumont da Ação Democrática.
A candidata Pauline Marois, que se não me engano é deputada, do Partido Quebecois defende a separação do Québec do Canadá a tão sonhada "souveraineté du Québec"; o candidado Mario Dumont, acredito que é deputado também, foi infeliz no debate por fazer declarações que não tem nada haver.
De acordo com o atual primeiro Ministro e candidato a reeleição Jean Charest, Mario Dumont disse que é a favor de um sistema privado de saúde e que ir ao médico é a mesma coisa que ir a um reustaurante. Putz! Fala sério!
Debate de televisão é a mesma coisa seja aqui seja no Brasil, um troca-troca de acusações incrível. Logo nos primeiros minutos a Mme. Marois já veio dando uma voadora no atual Primeiro Ministro e candidato M. Charest, abriu o debate atacando.
O centro do debate foi a economia, óbvio e o sistema de saúde daqui que está ruim, mas ruim por não ter médico, enfeirmeiro e técnicos, não tem mão-de-obra qualificada para ocupar os postos de trabalho disponíveis. Jean Charest está no poder há 6 anos, acredito que ele poderia, neste tempo fazer um trabalho agressivo para atrair profissionais de saúde e melhorar isso aqui, infelizmente a saúde aqui é o calcanhar de aquiles do Québec. Imagine você esperar de 4 a 6horas e meia para ser atendido em uma emergência?
Foi um debate sem poucas propostas interessantes e que poderemos dizer que siginificarão muito para os quebecóis.
Atualmente Jean Charest está na frente das pesquisas; em seguida Mme. Pauline Marois em segundo e na lanterna M. Mario Dumont.
No comments:
Post a Comment
Insira seu comentário aqui.