Sunday, August 29, 2010

Reposta à Vanessa. Mais espaço longe ou menos perto? Ter ou não ter carro em Montréal?

No dia 18 de agosto, perguntei o que os leitores do blog gostariam de ler no próximo post. A Vanessa de São Paulo, veja o blog dela aqui: http://doisdeagosto.com, fez duas perguntas:
  • "... devemos morar num 4 1/2 nos bairros mais centrais ou num 5 1/2 nos mais distantes ... ?" e
  • "Para quem vive nas regiões centrais essa: ter ou não ter carro?"
As duas perguntas são muito pessoais e não necessáriamente o que eu escrever aqui será levado em consideração por vocês, Vanessa e marido e até outros leitores.

Quando se trata de morar aqui em Montréal eu penso em morar perto ou longe do mêtro (risos), pois isso sim aqui faz a diferença, principalmente no inverno. Agora por que?

Morar perto do mêtro, faz sua vida ficar muito mais prática em Montréal e você praticamente não sentirá falta de um carro no seu dia-a-dia, outra coisa é que no inverno você pode sofrer com alguns atrasos de ônibus e problemas de trânsito, como longos engarrafamentos, em tempestades de neve.

Outra opção muito boa também é morar perto das estações de trem, se possível, quando se quer morar "mais longe" de Montréal, mas para mim só valeria a pena se eu comprasse uma casa, pois aqui na ilha o valor do imóvel para ser proprietário
e muito mais caro.

Aqui, se você morar nas ruas que não as grandes avenidas você já terá silêncio e um apartamento de 2 quartos (4 1/2) eu acredito que já bom para quem tem somente dois gatinhos (risos). No inverno, quando as janelas ficarão sempre fechadas, ai que vocês não vão escutar nada mesmo, pois são "duas camadas de janelas", você abre e fecha uma janela, depois abre e fecha a outra. Ai que você não escuta nada.

Você tem que ter é sorte mesmo de encontrar um apartamento sem crianças no andar de cima ou vizinho barulhentos, porque aqui as casas são de madeira e o isolamento aqui é muito fraco. Você acaba escutando tudo do apartamento vizinho, tudo mesmo. Onde eu e minha esposa moramos, é bem silencioso, mas quando andamos me sinto em uma caravela, daquelas dos piratas de filmes, quando andamos o rangir do piso de tábua corrida é alto e o vizinho debaixo escuta e escutamos também ele andando, quando tudo está desligado. A maioria dos prédios de Montreal são bem antigos, o nosso é de 1942.

Morar em uma grande casa ou apartamento, longe do mêtro, para mim só valeria se eu fosse o proprietário, mas como te disse isso é pessoal.

Alguns posts que fiz relacionados a moradia:

Ter ou não ter carro morando nas regiões centrais?

Bom, se você optou por morar perto do mêtro e ainda não tem filhos, você praticamente não sentirá falta de carro no dia-a-dia.

Eu mesmo, fiquei um ano aqui na boa, sem carro, mas acabei comprando o meu porque gosto muito de pegar estrada e viajar, pois durante a semana praticamente não uso o carro e as vezes no final de semana, no inverno usamos as nossas bicicletas para passear, pois aqui tem muita ciclovia e até para o trabalho eu posso ir de bike se quiser.

O estilo e ritmo de vida dentro da ilha de Montréal e perto do mêtro é muito diferente do que estamos acostumados aí no Brasil (Rio ou São Paulo). O sistema de transporte aqui funciona, apesar do metro entrar em pane as vezes (risos).

O que vocês podem fazer é não comprar o carro assim que chegar, mas tirar a carteira de habilitação o mais rápido possível, pois terão opção de alugar o carro que aqui não é tão caro quanto no Brasil e depois de um ano, quando tiverem seu histórico de crédito formando e sem nenhum problema, entrar para a Communauto, que é um serviço excelente de aluguel de carro de Montréal a preços baixissimos e cheio de vantagens. Usar o serviço e depois sentar e ver se vai valer ter o carro aqui.

Carro aqui, no inverno então vai dar um pouco de trabalho para vocês, pois tem a questão da neve e a maioria absoluta dos imóveis aqui não tem garagem e dependendo de onde morar, deverão ter que, no meio da semana, ficar mudando o lado que o carro está estacionando. Por exemplo, na rua que moro toda quarta-feira entre 1 de abril e 1 de novembro, de 12h30 a 13h30min você não pode estacionar em todo o lado esquerdo da rua e na quinta-feira do lado direito. Isso para eles limparem a rua e no inverno, a equipe que remove neve coloca de surpresa placas avisando que vão passar, geralmente após uma tempestade de neve para limpar e se você não tiver o tempo hábil de tirar o carro eles podem rebocar e multar e depois você tem que correr atrás para pagar a multa e pagar o reboque e saber onde seu carrinho está.

Tudo depende, se você quer um carro só para o dia-a-dia, pense muito, mas muitooooooooo mesmo. Agora se você gosta de fazer viagens longas todo o mês, ou pequenos pesseios nos finais de semana, ai é tentador (risos).

Bom segue alguns posts e links interessantes relativos a esse assunto, abaixo:

Outra coisa é, obrigado por ler o blog e ter divulgado os meus posts, no seu blog. Boa sorte para vocês.

4 comments:

  1. Obrigada, por fazer este post e me ajudar com esta questão! =)

    Esses imóveis de madeira são tristes mesmo...rs! Privacidade zero. Mas vou ouvir os colegas e alugar com referências...

    Estou quase certa que optarei por um ap perto do metrô. Mas mesmo assim, acho que o carro será necessário... meu marido trabalhará no aeroporto e parece complicado chegar até lá, demora muito. =/ Uma pena: mais gastos.

    Mais uma vez obrigada pela atenção!
    Vanessa,

    ReplyDelete
  2. O seu blog é excelente e merece ser divulgado. (Desculpa não ter pedido a autorização, mas achei que não teria problema... =/).

    Obrigada por divulgar o meu tbm.
    Abraços,

    ReplyDelete
  3. Excelente seu post.Muito informativo.Vou divulga-lo no meu blog.

    Merci

    ReplyDelete
  4. Oi pessoal,
    estou passando para divulgar a palestra gratuita que a Maria João fará no dia 1 de out de 2010 sobre o processo de imigração.
    Aproveitem a oportunidade para sanar todas as suas dúvidas.
    Mais informações no Unzipcanada.
    Beijos

    PS: tomei a liberdade de divulgar aqui por achar útil a muitos dos seus leitores! Bjs :-)

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.