Thursday, February 18, 2010

Trabalho e dicas


Bom, hoje fui a mais uma sessão do CEDA (Comité d'éducation aux adultes) e o assunto foi o mercado de trabalho do Quebec. Vou tentar passar aqui informações valiosas que podem influenciar muito a vida de quem está chegando ou pretende vir para cá.

A principal informação obtida foi que no Canadá não há uma ordem nacional para muitas profissões, o que eu quero dizer. Se você vem do Brasil ou de Ontário, por exemplo, você deverá entrar para a Ordem de Arquitetos do Québec para exercer aqui a sua profissão como arquiteto, por exemplo. Então, para os que já estão aqui em Québec devem se informar se o curso desejado a fazer, seja ele técnico ou universitário será aceito em outra província, se for o caso de se mudar para outra província. Ligue para a ordem da província que você deseja ir e quem está fora do Québec e quer vir para cá ligue e informe-se. Cursos, custam tempo e dinheiro e você não quer perder nenhum dos dois não é verdade?

Essa foi uma das mais importantes informações que tive neste dia e compartilho com vocês. Por exemplo, aqui no Quebec precisam muito de médicos, mas infelizmente o processo para poder exercer a profissão aqui pode ser muito longo. Talvez seja menos complicado ir para o lado inglês. Isso você deve pesquisar, mas sei que aqui a medicina é muito fechada, apesar de ter melhorado um pouquinho ao longo dos anos, mas bem pouco mesmo.

Outra coisa legal é que áreas que a mão de obra está em altíssima demanda e muita dificuldade de encontrar profissionais, o Emploi-Quebec, orgão do governo que cuida de tudo relativo a trabalho e a assistência social da província, pode subsidiar o curso todo para quem deseja seguir uma dessas profissões em alta demanda, mas com pouca oferta de mão de obra. Ai, é só indo no escritório mais próximo a sua casa e encontrar-se com um agente, que ele irá orientá-lo.

Aqui há cursos técnicos em todos os níveis, desde o nível fundamental até o Ph.D, tudo bem o que há de novidade nisso? Nenhuma, mas aqui o que temos de hierarquia no Brasil não funciona aqui não, se lembra do elevador social e de serviço? Aqui não quer dizer que uma pessoa que fez um curso técnico de nível fundamental seja menos importante que um Ph.D. Tudo depende.

Por exemplo, um curso de técnico em elavador por exemplo, de nível fundamental (equivalente ao ensino da 1ª a 8ª série no Brasil), tem 1800 h e no final do curso este profissional pode tirar em média C$ 80,00 (oitenta dólares ) por hora. Isso mesmo, este curso exige uma formação muito sofisticada e a única escola da américa do norte para este tipo de curso fica aqui no Quebec, mais precisamente em Montréal.

Outra coisa super importante, na hora de fazer entrevistas é você ser o mais objetivo possível e NUNCA ter medo de se auto-promover bem, SEMPRE mostrar confiança própria para o entrevistador. Você deve mostrar porque mererce a vaga e não deve sentir-se envergonhado ou culpado em se auto-promover bem. Esqueça a modesta, isso mesmo. Seja sincero e fale sobre o que você é bom e melhor que os outros.

E outra coisa importante no mundo todo é o seu networking, seus contatos ou o famoso "QI" (quem indica). Por isso, conheça o maior número de pessoas possíveis e preparesse, pois "sorte é a oportunidade vinculada ao preparo".

Bom é isso e se eu lembrar de algo interessante sobre o assunto, vou postá-lo aqui.

Um lugar que eu recomendaria você ir e ter bons conselhos sobre o mercado de trabalho e como arrumar um trabalho o mais rápido possível, dentro do seu perfil é o:

Centre d'aide aux sans-emploi (CASE)
1751, Richardson, office. 6509
Montréal (Québec)
H3K 1G6
Tel.: (514) 931-5737
www.resomtl.com

1 comment:

  1. Olá, ótimo post! Obrigada pelas informações.

    Bom final de semana...

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.