Tanta coisa acontecendo aqui em Montreal e eu não escrevendo nada (risos). Agora eu sempre leio dois jornais diferentes, ou melhor só o título das notícias e o que me interessar eu leio no jornal anglófono “Montreal Gazette” e o francófono “Le Devoir”, para ver os pontos de vista de cada um.
Reeleição do atual prefeito
E algumas coisas são iguais, não importa o país, a cidade que você mora. Por exemplo, mesmo com cinco enquetes sobre contratos irregulares e etc o atual prefeito de Montreal foi re-eleito, nas pesquisas ele não era o favorito, mas como aqui o voto não é obrigatório ganhou, tipo o pessoal só opinou, mas não confirmou nas urnas. Parece que apenas 37% da população foi as urnas nessas eleições da cidade.
Outra coisa que sempre está na mídia por aqui é a questão de redução de despesas públicas da província de Quebec que está no vermelho em mais de $ 4,7 bilhões de dólares, assim como outras províncias do Canadá. E adivinha que vai pagar por isso? Claro que nós contribuintes e estão vendo de onde tirar o dinheiro, como aumento de impostos a (GST em ingles/ TVQ) taxa sobre produtos e serviços que atualmente está em 7.5% e pagamos outra de 5%, o total é de 12,5% que passará para 13% em 2010 ou 2011. Outra forma de recolher é aumentando o valor da creche para $ 7,00 por dia para cada criança e também aumentar o valor da energia elétrica.
Cota para TV a cabo (????)
Outra conta que estão levantando aqui é a conta da TV a cabo, criar uma cota de $10,00 (dez dolares por mês), para salvar a TV a cabo canadense???? Não sei bem sobre isso, mas vejo aqui algumas empresas de TV a cabo, divulgando que são contra isso e etc.
Grípe H1N1
Recebemos aqui em casa, há muito tempo o calendário sobre quando devem se vacinar as pessoas contra a gripe H1N1. Foram divididos 5 grupos: Pais de crianças de menos de seis meses e pessoas com imunidade baixa e seus familiares (a partir de 6 de novembro de 2009); mulheres grávidas e crianças de seis meses a cinco anos e seus respectivos pais (a partir de 09 de novembro de 2009); pessoas com menos de 18 anos e uma doença crônica a partir de 16 de novembro de 2009; pessoas entre 18 e 65 anos com alguma doença crônica (a partir de 23 de novembro de 2009) e por fim adultos e crianças maiores cinco anos (a partir de 07 de dezembro de 2009).
No mais tudo trânquilo aqui, graças a Deus a taxa de criminalidade muito baixa, acho que o número de vítimas de homicídio aqui este ano está em 26 pessoas até o presente momento, desde de o início do ano, incrível. Isso é um final de semana no Rio.
A saudade da família e amigos é grande e o trabalho muito bom também.
C’est ça!!! That’s it!!!! É isso, por enquanto. :-D
Nossa! Vc sintetizou as notícias mais importantes num post só! Valeu! :)
ReplyDeleteMuito importante saber das decisões que afetarão diretamente nosso bolso!!
Abraços!