Friday, November 20, 2009

PQ quer restringir acesso a chreches anglófonas

Agora as creches são alvo do Partido Quebecois. A proposta é aplicar a lei 101 nas creches também, não permitindo aos imigrantes de colocar os filhos em creches onde se ensina ingles para as crianças. Você acha que uma criança em uma creche vai sair falando fluente inglês para o resto da vida dela? Pelo que vejo nos jornais, é difícil encontrar vagas em creches e restringindo o acesso as creches anglófonas ficará pior ainda.
Obrigar os imigrantes a matricularem os filhos em escolas de ensino fundamental e médio em escolas francesas, já não seria suficiente para salvar o frances? Acredito que o Quebec está perdendo a oportunidade de formar uma mão de obra bilíngue aqui e vão começar a ver um monte de gente falando inglês sem pronúnciar as últimas letras das palavras, como "s" de "she wants"; ou chamar Honda (com som de "r") de "onda"; usar palavras em ingles como Halloween e a pronunciar "alouin" e por ai vai, como costumamos ouvir nas ruas e até em alguns comerciais de rádio e TV.
A lei 101 só permite crianças a estudar em escolas anglofônicas do ensino fundamental e médio se os pais tiveram a educação em ingles aqui no Canadá.
Como já escrevi em um post anterior os CEGEPS aqui também estão na mira desta lei se depender do PQ. Os CEGEPS são escolas técnicas e voltadas a educação de adultos também.
Daqui a pouco será que vão querer proibir os imigrantes a ter uma formação universitária em inglês também?
Tudo isso porque Montreal está falando inglês de mais para o Partido Quebecois.

Fonte:
CTV

Outros sites:
Blog falando sobre a questão da língua

1 comment:

  1. ummm complicado... mas imagino como seja difícil manter uma língua dessa forma, pq na europa a distancia entre os países é bem menor do que entre as regiões onde se fala inglês comprada ao quebec... mas é que é o mesmo país... sei lá...é bem complicado pros dois lados...

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.