Friday, September 18, 2009

O primeiro carro... No Canadá


Poderia começar este post com outro título, como: “A importância do histórico de crédito”, mas na verdade esta história é sobre o meu primeiro carro, aqui no Canadá.

Tudo começou quando decidi entrar em contato, via internet com a H Gregoire, uma agência aqui do Quebec que vende carros usados. Bom, no início tudo foi muito trânquilo, passei meus dados para o funcionário deles e ele disse que o meu crédio foi pré-aprovado. Essa história de pré-aprovado é a primeira grande besteira e vi que isso não é só no Brasil. Vocês vão entender o que estou escrevendo em seguida.

Este mesmo funcionário me disse que eu poderia ir a uma loja mais próxima de minha casa e escolher o carro, a propósito eu já havia informado o carro e ele disse que estava tudo bem.

Chegando na loja, um vendedor começa a me atender e vem com a história de que o carro que estava buscando precisaria de uma entrada de CAD$ 2.000,00. Bom, mas o anúncio que eles tem diz ZERO de entrada e meu contato na internet disse que estava tudo bem. Depois ele disse que o carro que escolhi não estava respeitando meu orçamento e me sugeriu buscar um modelo mais antigo e todo carro que escolhi ou estava vendido ou precisava dar entrada. Então ao invés de pegar um carro 2008 como havia pensado, resolvi pegar um 2005 e isso já estava me deixando frustrado, pois ou o carro já estava vendido ou tinha que dar entrada. No final, depois de uma hora lá combinanos de eu dar CAD$ 500 de entrada, sendo que CAD$ 100 para reservar o carro. Tudo bem, dei os cem da reserva e depois ele me disse, estaremos ligando amanhã para agendar a entrega.

Deu 10 horas da manhã nada, meio-dia nada então resolvi ligar. Quando liguei a pessoa responsável pelo meu dossie disse assim: “Senhor Flávio, vou ser bem direto. Ou o senhor dá os CAD$ 2000,00 de entrada para ter um juros de 9.5% ou sem entrada vai pagar 25% de juros sobre o valor final”. Então eu disse, NÃO. Não vou pagar 25% de juros no Canadá. E assim cancelei a compra.

Isso tudo aconteceu por quê? Porque eu tenho apenas 1 ano e 3 meses de Canadá e não tenho um forte histórico de crédito aqui, apesar de não ter tido nenhum problema eles, ficaram com receio de me vender o veículo. E fiquei muito frustrado com esta loja. Acho que eles deveriam fazer o seguinte:

- Não existe isso de crédito pré-aprovado. Eles deveriam ser mais objetivos e falar. “Sr. Flávio, antes de escolher o carro que o senhor deseja comprar eu tenho as seguintes possibilidades junto as operadoras de crédito que trabalhamos:

· A operadora “XYZ” lhe deu X de crédito, mas financia apenas Y% do veículo com 9.5% de juros e

· A operadora “ABC” lhe deu até X de crédito, com primeiro pagamento para 30 dias, mas com 30% de juros. O senhor deseja continuar?

Pronto, era simples. Fiquei muito frustrado com isso. Além do tratamento comigo não foi digno de respeito, me trataram com desprezo e por não ter um histórico de crédito bom, com indiferença. Agora tenho repúdio a esta companhia. Depois que enviei meu e-mail demonstrando minha insatisfação e sentimento de humilação junto a HGregoire, o setor financeiro deles ficaram me ligando falando que encontraram uma operadora de crédito que possivelmente aprovaria meu crédito para comprar o carro desejado, com condições razoaveis de juros e sem entrada. Tarde de mais, não posso nem mais ouvir esse nome.

Então fui na Honda (tenho que mencionar os bons com os clientes), mas optei por um leasing e acabei pegando um carro zero sem entrada. Tenho que confessar que independente de ter pego ou não o carro o tratamento na Honda foi digno de primeira classe, mil anos luz a frente, o vendedor foi super atencioso, me levou ao showroom, me ofereceu um test-drive e tudo mais. Foi VIP mesmo e agora tenho um carro com garantia e sei que não terei dores de cabeça se pegasse o do ano 2005.

Dizem que a propaganda negativa é nove vezes mais forte que a propaganda positiva. Agora com a internet ambos os lados podem ganhar muito mais força.

3 comments:

  1. meu... eu MORRO de medo de carro usado seja aqui ou na china.... acho que se eu fosse comprar um carro usado ai compraria um beeem velho... hua hua.. de 2000 dolares, só pq tem rodas... ou então um zero, nem que fosse o mais básico (detalhe que ai os básicos são os bem legais aqui do brasil hua hua hua)...

    mas que bom que deu certo... parabéns e curta bem estar motorizado ;)

    ReplyDelete
  2. Oi Flávio,

    Nossa entendo perfeitamente a situação. No meu caso qdo fui comprar o primeiro carro deixei claro que pagaríamos à vista. Mas o vendedor nos tratou mal, nos fazia esperar e mostrava total desprezo. Foi horrível! O segundo carro, compramos na Mazda. Aí o tratamento foi ótimo.

    []'s

    Isabela Cunha.

    ReplyDelete
  3. Meu irmão mora nos EUA há uns 10 anos. Na última vez que foi trocar de carro na Honda, não demorou 1h para entregar o antigo(leasing de um Accord) e pegar um Acura, isso quer dizer...em 1h entregou o carro antigo e saiu da loja dirigindo seu novo carro. Além da Honda ser um carro de extrema confiança e qualidade, ainda tem tratamento de gente grande.

    PArabéns pelo carro!!!

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.