Sunday, September 27, 2009

Dirigindo em Montreal


Dirigir em Montréal para mim é algo trânquilo, mesmo porque não pego o carro todos os dias para trabalhar. Uso mais o carro aqui para ir ao mercado, passear e viajar. Então não enfrento congestionamento diário na hora do rush.

O que as pessoas, que por exemplo moram no Rio devem ter uma atenção a mais aqui são os ciclistas, então antes de efetuar uma manobra para esquerda ou direita, para entrar em alguma rua, veja antes o ponto cego para não ter a desagradável experiência de atropelar ou ter seu carro atingido por um ciclista.

Posso dizer que por ser Montréal e Canadá e mesmo aqui sendo primeiro mundo muitos motoristas dirigem acima do limite de velocidade estabelecido em algumas vias, mas aqui o pedestre tem sim prioridade e as placas de PARE (Arret ou Stop) são respeitadas SIM. E outra coisa, se o limite é 50Km/h em uma via e você está na velocidade, mas a pessoa está apressada ela não vai ficar buzinando e com o farol alto atrás de você desesperado querendo passar, ele simplesmente espera a oportunidade e passa. Onibus aqui, quando ligar a seta indicando que vai sair do ponto, tem prioridade. Então se ele liga a seta você deve dar a passagem para o ônibus e se o ônibus escolar parar e a placa de STOP estiver a mostra você deve parar onde está atrás do onibus e não pode ultrapassar, senão é multa. O único lance que vi aqui mesmo é o fato de em algumas vias o limite estabelecido não é respeitado, no mais a grande mairia é trânquila (pelo menos nas horas que pego o carro - hahahahaha).

Bom, outra coisa aqui é que motocicleta é como se fosse um carro, então você não vê motos passando entre carros e carros ultrapassando e compartilhando faixas aqui. Por sinal, eu mantenho uma grande distância de motociclistas e hoje mesmo, voltando do supermercado. Estava chuvendo, quando eu estava em Outremont e uma menina estava na minha frente em uma vespa. Isso foi a tardinha, por volta de meio-dia, no Chemin Ste Catherine quando o sinal vermelho fechou e eu vinha bem devagar e vi a menina derrapar e cair da vespa. A sorte é que ela estava bem devagar, pois o sinal estava fechando e eu também. Ai vi que ela levantou, parei o carro e liguei o pisca alerta. O motorista do meu lado perguntou a ela se ela estava bem, ela disse que sim e depois foi para a calçada. Ainda bem que só foi um susto.

Agora, uma coisa que me deixou totalmente decepcionando aqui em Montréal foi a conservação das ruas. P.q.p (desculpem de novo), mas aqui em Montréal tem buraco prá c....lho. E as ruas estão todas remendadas. Fala sério.

Bom, é isso então: "Soyez prudent!" e divirta-se desviando-se dos buracos das ruas de Montreal.

3 comments:

  1. buraco??? nossa, por essa eu não esperava.... eles poderiam arrumar hein....

    beijocas

    ReplyDelete
  2. Muito buraco!!! Aqui é bem pior que o Rio com relação a buracos. E os viadutos?! No Échangeur Turcot por exemplo dá pra ver os pedaços de concreto que caíram. Em vez de consertar eles colocam redes pra evitar que caiam na cabeça dos motoristas. :P Surreal.
    Mas no geral o trânsito é civilizado, muito melhor do que nas grandes cidades brasileiras (mas engana-se quem acha que é perfeito).

    ReplyDelete
  3. Isso deve acontecer por causa do choque térmico... grande variação de temperatura!
    Abç

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.