Friday, September 25, 2009

Histórico de crédito


Este é um assunto muito importante, senão um dos mais importantes deste blog. Por que? Isso tem haver com a confiança que o mercado terá para te dar crédito aqui no Canadá.
Todo novo residente permanente, quando consegue o tão sonhado primeiro emprego já pensa em comprar carro; comprar casa; ter cartão de crédito e etc. Mas isso não é tão simples assim para aqueles que acabaram de chegar aqui nas terras do norte. Primeiro você vai passar por um longo período probatório de até 2 anos para conseguir a confiança do mercado de crédito, isso claro dependendo do seu comportamento é claro.
Como funciona esse histórico de crédito? É mais ou menos assim, através do seu número de seguro social, quando você vai há uma empresa solicitar qualquer demanda de crédito eles analisam todo o seu histórico, como: onde trabalhou (eles sabem o tempo e quanto ganhava); se você sempre pagou em dia seu cartão de crédito e se ficou muito tempo pagando o mínimo; se tem alguma pendência em financiamento ou se já quitou algum sem problemas e etc. Tudo isso, contribui para aumentar ou diminuir seu credit score. Ao contrário do Brasil onde conta que não tem o nome no SPC aqui seu histórico de crédito aumenta contando o seu relacionamento com as instituições financeiras e o seu comportamento como consumidor, com relação a financiamentos e cartões de crédito. Quanto mais anos em relação com bancos; pagando prestações em dia de financiamentos de casa e carro (os mais importantes); não pagando o mínimo de cartão de crédito sempre; tendo uma reserva em saving accounts. Você adiquire, mais confiança do mercado financeiro e seu score aumenta mais. Com isso você terá a sua disposição uma linha de crédito maior e poderá negociar taxas de juros menores.

Assim, que chegar e se puder solicite um cartão de crédito e NÃO fique pagando só o mínimo por muito tempo; procure ficar ao menos um ano no primeiro emprego e se mudar continue na mesma área (função ou envoluindo na mesma área) e comece a poupar, abra o que chamamos aqui de saving account para começar a montar seu bom histórico aqui.
Não fiquem frustrados ou desanimados, tudo no início será mais difícil aqui ou você deverá esperar uns dois anos, tendo uma boa experiência de crédito para as coisas ficarem mais trânquilas e o mercado confiar mais em você. Antes disso, se você tentar pegar algum financiamento para a compra de um carro ou casa dos seus sonhos, você provavelmente terá uma crédito baixo ou pagará mais juros e até mesmo poderá ter sua requisição negada.
Bom, tenha isso em mente e faça o seu dever de casa.

Leitura alternativa: CNN Money

2 comments:

  1. eu acho isso bom.. pelo menos sabemos que a economia canadense não corre o risco de colapsar como a americana por titulos que ninguém podia pagar...

    ReplyDelete
  2. Eu vi dezenas de mensagens sobre credito, mas nenhuma falouo que eu vou falar.
    Pagar em dia e blá, blá, blá, corretissimo... Porém , você esqueceu de mencionar, tem que ter um salario decente, nao adianta fazer tudo o que você falou e trabalhar na mercearia da esquina ganahdo 1400 dolares por mes que teu credito nao vai longe nao.

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.