Antes de mais nada quero dizer que cada caso é um caso e o que estou escrevendo aqui estou falando por mim e por minhas experiências. Cada ser humano tem a sua experiência; opnião e forma de reagir e interagir com o as situações do dia-a-dia de um forma. Não se baseie neste post como uma verdade ou como algo que você irá vivenciar. Isso nunca vai acontecer, a minha história é minha e minha experiência também é, como minha impressão digital.
Bom, o que quero escrever aqui é o seguinte, por mais problemas que o nosso Brasil tenha sempre haverão pessoas que virão morar aqui no Canadá ou em qualquer lugar do mundo e podem não se adaptar e querer voltar ao Brasil ou país de origem.
Isso eu falo porque tenho visto alguns casos de pessoas que não estão felizes aqui. E por que não estão felizes aqui? Bom, pelo que ouvi todos falam que nas palestras do Québec, tudo parece fácil. A verdade é que NADA É FÁCIL. Principalmente para algumas profissões como Engenharia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, entre outras que têm ordens e que o profissional precisa de um registro para exercer. É uma verdadeira maratona e a pessoa deverá se contentar em trabalhar em outra área que não a sua por 1, 2 e até 4 anos dependendo da área para validar os diplomas, estudar e fazer as provas das respectivas ordens e conselhos.
Trabalhar em outra coisa quer dizer, desde de trabalhar em uma fábrica a um auxiliar ou técnico na área pretendida.
Outra coisa aqui é que no Brasil muitas pessoas que vêm querer morar aqui tem boa condição financeira ai e dependendo da situação financeira um exército de pessoas a disposição: babá; passadeira; empregada doméstica; motorista e etc. Aqui, isso tudo é caro tendo em vista que o salário mínimo aqui senão me engano é de $9,00 por hora, isso dá aproximadamente $1440 por mês, então você não poderá se dar ao luxo de manter esse staff todo aqui.
Outro item que as pessoas parecem esquecer é que imigrar você é novo no país e tem que fazer seu nome e começar a construir sua experiência aqui, então você está recomeçando. E na maioria dos casos você não terá o emprego dos seus sonhos; o salário dos seus sonhos e aqui você vai ter que trabalhar duro mesmo até conseguir ter o status que tinha no Brasil.
Há também outros fatores como a adaptação ao local. Isso quer dizer com relação ao jeito das pessoas aqui em lidar com você; o processo de integração social que pode parecer difícil; o clima; a distância da família e amigos a forma de pensar do Québec e das demais províncias do Canadá; o ambiente no trabalho; enfim poderia aqui enumerar diversos motivos.
Conheço pessoas que tinham uma expectativa maior também e se descepcionaram aqui, como disse cada ser humano vai reagir de uma forma.
Eu sinceramente, não tenho o que reclamar de nada aqui. Mas como eu disse, EU SOU EU.
Uma ótima definição de imigração foi feita na palestra do Roch Paquette: "É como se estivessemos convidando vocês para jantar em nossa casa, mas ao invés de só servirmos vocês nos ajudaram a preparar o jantar."
Imigrar é colocar na balança tudo o que você é e tem no seu país e tudo o que você espera ser e ter e viver no país que vai morar.
A única coisa é, se tiver que vir venha. Não tenha medo de arriscar. Tente ou morra com a dúvida.
Boa sorte a todos que chegarem e aos que voltarão que voltem de cabeça erguida e que use e canalize a experiência de viver fora de uma forma a crescer e ter tido valido apena.
Concordo com o post, e no final falou tudo, Quem nao tenta morre na duvida. E isso mesmo, arriscar, correr atras, tirar suas proprias conclusoes.
ReplyDeleteFalou e disse!
ReplyDeleteEu tentarei ano que vem!
Não morrerei na dúvida!
Lindo post.
Marcos
alvim.marcos@gmail.com
Parabens pelos seus posts! Moro no quebec ha mais ou menos dois anos e gosto muito de le os blogs, hoje por acaso encontrei o seu e realmente um dos melhores q ja li! Super sincero, mas sem tirar os sonhos de cada um! Com certeza cada pessao tem sua experiencia, seja positiva ou negativa, o q vale e o apredizado! Sempre!
ReplyDeleteAbracos. NanaeDokka