Monday, January 26, 2009

Canadá, um país bilíngue. Será?


No sábado do dia 17, a professora do curso de frances nos deu uma folha com uma série de perguntas a respeito do bilinguismo no Canadá e do frances no Quebec. Bom a conclusão que o nosso grupo chegou, toda a turma é que Montreal é a única cidade bilíngue no Canadá e o que não for Montreal fala ingles ou frances. Se eu não me engano há outras cidades que utilisam os dois idiomas, se souberem por favor comentem.
Para dentro do Quebec você vai ouvir muito o frânces e quanto mais longe de fronteira do Quebec vai aumentando a população que só fala inglês. Outro fator, aqui em Montreal quando se trata de idiomas é a profissão. Há profissões que é importante saber os dois, há profissões que um idioma predomina. Há muitas companinhas aqui onde só o inglês é falado internamente, por exemplo.
Tivemos outras duas questões interessantes: Será que o idioma frances vai acabar no Quebec? Será que o Quebec se separando ajudaria a manter o frances? Bom, com relação a primeira pergunta concluímos também que o idioma frances aqui não vai acabar, mesmo porque todo filho de imigrante que mora na província do Quebec deve matricular seu filho em uma escola francófona. Bom, isso foi um questionário da Universidade de Laval que nós do curso de francisação discutimos em sala de aula, os cursos de frances aqui parecem até salas da ONU, tem gente de vários países do mundo, bom isso é fácil quando você vive em uma das cidades mais multicurais do mundo.

1 comment:

Insira seu comentário aqui.