Wednesday, December 3, 2008

Crise política no Canadá II


Bom, sobre está crise política que acontece aqui agora. Eu fiquei muito puto, mas não por causa do atual Primeiro Ministro Stephen Harper ou pela escolha do Primeiro Ministro da Coalisão Stéphanie Dion, que por sinal para mim esse cara é uma grande piada, só faltou chorar quando acabaram as última eleições falando que iria abandonar a vida política, mas foi por causa da democracia que foi desrespeitada, a escolha da maioria. Mas que democracia? Aqui é um país Parlamentarista Democrático e uma Monarquia Constitucional, somos também súditos da Rainha da Inglaterra e por isso o buraco é mais embaixo, o que os três chefes de partido fizeram (favor ver o post anterior a esse) é totalmente legal dentro das normas do país. Tá vendo, eu e minha maninha de escrever antes de conhecer o assunto.
Uns acham bom esse governo, outros não. O que vejo aqui são pessoas bem divididas e muita gente compra Stephen Harper como um Bush, mas assim mesmo ele ganhou as eleições. Agora ao invés de estabilidade, encontramos instabilidade, essa briga pelo poder e também uma nação dividida e até alguns quebecois com medo dessa aliança do partido quebecois, um partido extramente nacionalista. Não só quebecois estão com medo desde governo de coalisão, mas todo o Canadá.
Bom, é isso agora vamos ver o que acontecerá nos próximos meses e qual será o destino do Canadá. Sinceramente, eu acho isso uma palhaçada e como muitos canadenses estamos pasmos com o que está acontecendo.

4 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. oi, desculpa, não sei seu nome... não vi um perfil ao lado...

    bem, ainda estou no Brasil, portanto não posso opinar com mt segurança... mas eu li q essa coalizão foi feita para combater as medidas absurdas que o Harper quer impor. Como:
    Fim do direito de greve.
    Fim da igualdade salarial homem-mulher
    Reajuste dos salários dos funcionários publicos abaixo da inflaçao
    Mais de 1 bilhao que o Qc tem direito ficarão retidos no cofre federal.
    E acabar com o financiamento dos partidos políticos, para que o partido dele, conservador, único que tem grana, continue por cima.
    Ainda ouvi q ele vai fechar o parlamento.

    Talvez ele tenha feito isso para tentar tomar as rédeas de uma administração minoritária... não sei... mas querem combater essas medidas bem à lá hitler, diga-se de passagem....

    ReplyDelete
  3. Olá, pelo que entendo, a democracia está sendo respeitada. Na eleição passada, o partido que Harper representa foi eleito com maioria relativa, mas não absoluta. Como o representante do partido é quem se torna primeiro ministro, ele, por um acaso um deputado do mesmo jeito que Dion e os outros, se tornou o primeiro ministro. A eleição não é no representante e sim no partido. Democraticamente, o povo decidiu não dar a maioria absoluta por entender melhor assim. Os partidos da oposição se uniram para formar uma maioria absoluta e assim derrubar o partido de Harper, pois Harper, ao ver dos opositores e dos eleitores que os mesmos representam, não merece mais a confiança do Parlamento. Dizer que é um golpe de estado, como Harper insinua, é apenas um jogo de uma incompetência política enorme da parte dele, e este sim, o que é pior, significa não aceitar a vontade da maioria da população que votou contra ele. Este jogo faz parte do Parlamentarismo, é previsto, é legal e é democrático (já que a maioria votou na oposição), apesar de ser algo raro, mas o momento em si também o é. Meus medos são o Dion assumir interinamente, além de aparentemente fraco para o momento atual, e a conta que o Bloc cobrará pelo apoio, sempre oportunista, mas faz parte do sistema de governo canadense (cada bônus tem seu ônus =[). Saudações e um Forte Abraço!

    ReplyDelete
  4. Olá, o blog das Invasões Bárbaras postou algo na linha que comentei... (http://lesinvasionsbarbares.blogspot.com/2008/12/yes-we-can-too.html)
    Abraços!

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.