Monday, July 28, 2008

Primeira experiência em um hospital em Montreal

Olá, acabo de chegar do hospital: "Hôpital Général Juif - Sir Mortimer B. Davis (Hôpital D'Enseignement de L'Université McGill". Bom, tenho que tomar muito cuidado com as palavras aqui e deixar claro que estou postando uma experiência e isso aqui está muito, mais muito longe de falar do sistema de saúde do Canada.

Bom, cheguei no Hospital as 11:23 da manhã. Você, com certeza começa ver a diferença do hospital com os hospitais públicos do Brasil. Demorei duas horas para passar pela triagem, feita por uma enfermeira e esta mesma enfermeira fazia também a triagem de algumas (senão todas) as pessoas que chegavam de ambulância; essa triagem você pegava uma senha e uma a uma tinha que passar por lá para ser atendida.

Você podia ver a diferença no estado de conservação do hospital; na infra estrutura e do lado de fora ainda estavam fazendo obras; as ambulâncias e equipamentos instalados nas macas; no equipamento que a enfermeira utilizava para fazer o primeiro atendimento, isso eu posso falar porque já fui a Hospitais públicos no Brasil. Bom, fiquei aguardando, aguardando e aguardando. Então, depois de 4horas e 30 minutos acabou meu atendimento, que começou com uma residente e foi finalizado pelo médico. Nada grave, talvez algum problema muscular e fui orientado a procurar um médico de família pela residente do hospital para acompanhar se o problema irá ou não evoluir.

Conclusão, o problema que o Canadá ou Quebec parece ter é a falta de mão-de-obra na saúde para atender as pessoas e por isso a demora nas filas, salas de espera e elaboração de exames não emergenciais e não um problemas de estrutura, como no Brasil onde as camas não têm lençois e colchão para os doentes (toma CPMF Brasil). Bom, isso é uma opnião minha e não é nada oficial, mesmo porque como eu falei, foi apenas uma pequena experiencia, para ser atendido e o que eu percebi, tirando é claro a questão da estrutura que está bem estampada e óbvia.

Outra coisa, para os que pensam em vir sem seguro viagem aqui, preparem o bolsinho, porque só uma consulta em qualquer hospital do Quebec não vai sair por menos de $ 592,18 (quinhentos e noventa e dois dólares e dezoito centavos canadenses) e se você passar mais de 24horas na emergencia prepare-se para pagar $ 2662,00 (dois mil seiscentos e secenta e dois dólares canadenses) por dia. Eu fui atendido, pelo meu seguro do American Express.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.