Wednesday, July 9, 2008

Continuando com as primeiras impressões

Montreal, 8 juillet, 2008
Estou aguardando uma entrevista e bebendo uma limonada, aqui em um café no prédio onde se localiza o escritório da empresa que me convocou, na Queen Street.
Agora vou continuar com as minhas primeiras impressões de Montreal. O que me chamou muito a atenção, creio que por estar perto do dia 24 de junho, quando é comemorado aqui o dia de São João Batista e dia Nacional do Quebec; isso mesmo, Nacional. Para muitos quebecois, a próvincia de Quebec deveria ser um país.
No entanto, você não vê bandeiras do Canadá por aqui, é muito difícil nos bairros mais residenciais. Você encontra sim no centro da cidade e até mesmo em algumas empresas de prestação de serviço público como a Hidro Quebec, só vi bandeiras do Quebec.
Hoje com um calor infernal beirando a casa dos 30ºC trânquilamente, não dá para acreditar nas fotos com neve. E o metro aqui que é super abafado. Tem algumas estações aqui que tem problemas de infiltração e as estações de metro do Rio de Janeiro não deixam nada a desejar comparando-se com as estações daqui, acredito ser até melhores. A questão aqui é que o sistema de transporte público é público (não tenho certeza, mas é o que parece) e não há aqui milhares de empresas privadas explorando a população.
Enquanto isso, a vida aqui corre normalmente e eu sigo nas minhas entrevistas. Infelizmente deixei passar o período dos cursos de frances e vou pegar as inscrições da próxima sessão, que se iniciam em agosto. Uma coisa que eu tenho visto aqui, não adianta nada você se encher de cursos ai para mostrar que tem muita instrução se o básico você não sabe bem, que é falar frances. Com isso você pode até conseguir trabalho, mas que seu salário cai, ele cai. Então, ESTUDE FRANCES!!! E claro, não esqueça de aperfeiçoar o inglês, por que os melhores empregos necessitam de pessoas bilingues. Aqui eu liguei para alguns cursos e alguns estressadinhos e secos, acredito que mais objetivos do que qualquer coisa fala: "Não há mais lugares infelizmente! Ligue no início de agosto! au revoir et bonne journné". Pronto, assim desligam o telefone.
Há pessoas sem paciência também nos cafés e depanners (tipo uma mercearia), quando você demonstra uma dificuldade na comunicação. Bom, ser humano é tudo igual mesmo. E há pessoas muito bem atenciosas também é claro, sempre um equilíbrio.
Aqui, a maioria das entrevistas foi feita através das empresas de recrutamento, todas em frances. As entrevistadoras aqui que passei são super atenciosas e te acompanham no processo de seleção, até te dão dicas na hora de fazer a entrevista com o cliente final. Hoje será minha primeira entrevista em inglês, vamos ver como irei me sair e neste momento, estou aguardando a resposta de duas prossíveis segunda entrevista final já nas empresas que fui encaminhando pelas empresas de recrutamento.
Tem mais uma coisa aqui que é super incrível! A quantidade de imigrantes que é gigantesca. Basta você entrar no metro que é muito fácil de perceber isto. Dentro de um pequeno vagão, você tem uma pequena amostra da variedade de etinias: indianos; asiáticos; sul americanos e etc. Enfim, pessoas do mundo tudo dentro de um simples vagão. Alguns mesmo com seus trajes típicos e senão estão totalmente vestidos com suas vestimentas próprias culturais, estão com um turbante ou algum apetrecho que os identificam como pertencente a uma determinada cultura.
E para fechar, as pessoas que aqui encontrei pedindo esmolas nas ruas, pelo que eu percebi, são punks; pessoas com aspecto de drogadas, cheias de tatuagens; alcoolisadas e por incrível que pareça são daqui mesmo.
Bom, por continuaria escrevendo, mas vou deixar para a próxima, estou quase na hora da entrevista, são 10:40 da manhã. Até mais!

Detalhe que esses posts eu faço da biblioteca que tem Wi-fi. Venho quase todos os dias aqui com meu notebook. Pego o metro e pronto. Entro e uso.

1 comment:

  1. Oi Flávio,

    Eu soube do seu blog através de uma mensagem que vc deixou na lista Canada Immigration. Eu achei o seu blog muito legal. É muito bom saber das impressões de quem já está vivendo o dia a dia aí. Eu já estou no final do processo (os meus exames médicos estão a caminho de TT). Eu te desejo boa sorte nas entrevistas.

    Um abraço,

    Karol

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.