Friday, November 5, 2010

Ajudas sociais sim, mas no Québec.


Após as eleições, vimos uma série de ataques ao bolsa família e infelizmente várias palavras de preconceito contra o povo nordestino e a forma assistencialista do governo PT. Eu mesmo já critiquei muito o bolsa família, dizendo as mesma palavras que muitos de você já utilizaram, mas mesmo depois de amigos próximos que moram aqui me dizerem que aqui também há muitos programas sociais, que se fosse no Brasil diriamos assistencialistas, eu não enchergaria de outra forma o que acontece no Brasil.

Precisei estar no Canadá por dois anos e seis meses e enchergar e me perguntar: O que seria do Québec, que pelo que todos falam é a província que tem mais ajuda social de todas do Canadá se não fosse: as bolsas e empréstimos para financiar os estudos de muita gente; a possibilidade da mãe ficar até 1 ano com o filho recém-nascido, recebendo parte do salário e do pai ficar até 5 semanas em casa com a mãe e filho; dos cheques para pessoas com baixa-renda; dos incentivos no imposto de renda, onde se você declara que comprou um laptop para fins de estudo você recebe parte do valor de volta em sua restituição; do valor que cada pessoa recebe por cada filho até ele completar uma certa idade (isso no Brasil então falaríamos que é um absurdo); aqui há um programa exclusivo até para menores de idade grávida entre outros aqui. Meus amigos que moram aqui, por favor me ajudem com programas que conhecem.

Conheço também pessoas que moram nos EUA e dizem conhecer o Canadá como um país que tem muita ajuda social, não é atoa que a taxa de empregabilidade de trabalhadores sociais aqui é de até 90%, no Québec nos cursos técnico e universitários.

Isso quer dizer que o um dos problemas do Brasil não está nos programas de ajuda social e sim em outro lugar.

Bom, fica aqui o texto para uma reflexão.
* Nota: Não sou ligado a nenhum partido político e não quero defender ou atacar nenhum governo, só quero mostrar aqui que há muitos programas sociais aqui no Canadá, em especial na província do Québec e se outras pessoas de outras províncias conhecerem outros programas convido a postar nos comentários.
Fontes:

7 comments:

  1. Excelente post! Tocou num ponto interessante.

    Concordo que o problema está em outro lugar.

    A diferença está na cabeça de quem recebe os benefícios.

    Todos os moradores do Quebec que tem filhos recebem a "prestation fiscal canadienne pour enfants" e o "soutien aux enfants". O valor muda conforme a renda, mas é direito de todos que tem filhos.

    Segunda coisa é que na cabeça do canadenses quem dá os auxílios são governos: federal e provincial. E não o político.

    No Brasil se diz: O Lula deu o bolsa família... quem dá o auxilio social é o governo, não o governante ok? E esse dinheiro, tanto no Canadá quanto no Brasil, sai dos impostos pagos por todo nós. Então quem paga o auxílio social sou eu quando pago meus impostos aqui ou lá.

    O que acontece no Brasil é o assitencialismo em troca de votos! E isso é revoltante!

    ReplyDelete
  2. Olá, excelente post.

    Queria só adicionar uma coisinha. Muita gente que nunca precisou de bolsa-família ou qq outro programa do governo no Brasil, aqui precisa e utiliza sim dos programas do Québec. Muita gente que inclusive era contra esses programas no Brasil. Entre essas pessoas, incluo eu mesma!! Sim, eu!

    Mas aqui percebi que é só através desses programas que uma família de baixa renda consegue construir a base e assim ter um futuro melhor, mais sólido. É assim que muitas famílias no Brasil conseguiram sair da faixa de miséria e conseguiram manter seus filhos na escola, reduzir o analfabetismo.

    É por isso que o governo aqui oferece essa ajuda, pois eles sabem que logo que uma família consiga se estruturar, ela vai contribuir de qq forma. Aliás, antes mesmo disso, qq coisa que vc compre, vc já está cumprindo uma parte do seu dever que é pagar as taxas do québec e a federal.
    É por conta de programas como esses que a diferença social aqui é bem menor.

    Então antes de reclamar que do nosso salário sai uma bolsa-família pra alguém, devemos pensar que dessa forma estamos contribuindo para uma família a menos na faixa de miséria, uma criança a menos fora da escola, talvez uma criança a menos com risco de se tornar delinquente, etc.

    ReplyDelete
  3. Parabéns. Também fiquei chocado com o nivel de preconceito e desinformação dos brasileiros. Acho o ódio ao Lula e ao PT irracional e excessivo, não baseado em fatos. Também não sou petista, só não gosto de injustiças e escutar besteiras.

    ReplyDelete
  4. Vamos aplaudir o Bolsa Familia. O Lula massificou um programa que ja deveria ter sido feito ha pelo menos 100 anos atras.

    Sempre olhamos que os paises mais desenvolvidos (e justos socialmente) têm ou tiveram politicas fortes de Bem-Estar Social. E isso nao deve ser coincidência...

    Os politicos que consideram isso um Bolsa-Esmola nem politicos deveriam ser

    ReplyDelete
  5. Excelente tópico!!!

    É o q eu sempre digo e repito aqui, bolsa familia no Brasil é errado, agora receber auxilio creche e "aide-social" aqui no Québec é legal né...rsrsrs
    Pra mim nenhum dos casos é errado.
    Bolsa familia (com todos os seus pb q ainda existem)nao é assistencialista nao, é um programa de transferencia de renda mínima, q faz parte da politica de assistencia social, portanto um direito do cidadao. Q inclusive existe em muitos países desenvolvidos, com outros nomes mais "bonitinhos". Inclusive nao foi o Lula q criou o BF nao, ele apenas unificou o programa e deu uma boooa melhorada no processo de gestao, execuçao e acesso.
    De qq forma, é bom viver aqui no Québec, onde estes programas nao sao vistos como assistencialistas ou um favor do governo. No Brasil, infelizmente essa consciência ainda esta longe, principalmente pra quem nao precisa da "ajuda"...

    ReplyDelete
  6. Fácil falar quando nao se beneficia..mas quando se está do lado de cá..tudo muda.. aquilo que não era ''legal''vira direito.

    Excelente post!

    Parabéns.

    ReplyDelete
  7. muito bom esse post...
    adicionei o seu blog no meu !
    qdo puder faça uma visitinha lá !

    Au Revoir !

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.