Monday, October 18, 2010

Agora com meus comentarios - Se depender do Partido Quebecois, nem em escolas privadas voce matricula seu filho em ingles.

  • Clique na imagem para aumentar - Número de escolas com ensino em Inglês (do pré escolar ao ensino médio) ao longo dos anos desde que a Lei 101 foi aprovada.
Bom, deixa eu explicar o que está acontecendo. O Partido Liberal, que está atualmente no poder através do seu primeiro ministro Jean-Charest criou uma lei e a aprovou as pressas no qual filhos de pais quebequenses e de imigrantes que colocassem seus filhos em escolas anglófonas e lá estudassem por 3 anos, teriam depois o direito de ingressar nas escolas públicas de língua inglesa.
Após uma série de acusações com relação ao atual primeiro ministro do Québec, por envolvimento com empreiteiras e outros casos de corrupção que ficaram em panos quentes, isso quer dizer, só ficou no bate boca e não deu em nada (pizza), a popularidade do atual primeiro ministro do Québec já está em queda isso está dando força para o radical e separatista Partido Quebecois (PQ) a entrar no poder nas próximas eleições. Agora, o PQ se pronuncia e diz que não vai permitir as escolas "trampolins" e não vão permitir as pessoas de comprarem o direito de estudar em uma escola onde o ensino é em inglês, mesmo quando ambos os pais são do Québec ou outro imigrantes cujo a língua maternal não seja o inglês e não teve a educação no idioma de Shakespeare.
Hoje, já está em vigor a Lei 101, que obriga todas as empresas a funcionar em Frânces e proibe os filhos de imigrantes que não tiveram estudados em escolas do ensino fudamental em inglês a colocarem seus filhos em colégios públicos anglófonos.
Mas pelo PQ, a lei 101 seria aplicada para o ensino médio (antigo 2º grau) e nos CEGEPs (cursos técnicos), agora também nas escolas privadas daqui.
Tudo isso em nome do "Frânces", mais como disse o atual primeiro ministro do Québec, isso é radical. Não é de se surpreender, vindo do PQ.
Leia mais clicando no link abaixo:
Bill 103 "pragmatic, balanced", Charest says

3 comments:

  1. Creio ser extremista demais uma atitude dessas. Simplesmente proibir instituições de ensino da língua para salvar o francês no Canadá, será utilizar a arma errada na caça errada.

    A cultura e língua francesas, devem ser mantidas por seus habitantes, e não imposta pelos governantes da província. Se há quem ame a cultura, haverá quem proteja, sem a necessidade de uma intervenção assim.

    Acho desnecessário...

    Abraços.

    ReplyDelete
  2. Eu concordo com o Felipe.
    Eu postei algo sobre isso no meu blog um tempo atras e acho pura alienação essa atitude, aff!

    ReplyDelete
  3. Oi Flavio,
    O pessoal precisa manter o idioma frances de alguma forma...senao o frances pode sumir mesmo.
    O que eu discordo eh do governo nao deixar a opcao dos pais colocarem seus filhos em escolas inglesas se os pais tem condicoes de pagar ensino particular.
    Um abraco,
    Andrea*

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.