Sunday, June 20, 2010

Está acontecendo em Montreal

Hoje completo 2 anos de CANADÁ (20 de Junho de 2010, quando cheguei no aeroporto de Toronto).


Política
O atual primeiro ministro Jean Charest, que está devendo explicações de inúmeros casos de, digamos: "falta de ética", no seu governo. Tais como: dinheiro recebido de empreiteiras; salário extra e agora a nominação de juízes.
Para o último item, sobre os juízes, o atual primeiro ministro resolve criar uma comissão para averiguar os fatos, mas somente o partido dele (Partido Liberal do Quebec) pode participar, tolinho (risos).
Todos esses escândalos, obviamente está enfranquecendo o PLQ e dando força para o Partido do Quebec (PQ) ganhar o poder e se isso acontecer, já tem medidas anúnciadas pela chefe da oposição na província: Pauline Marois que são:
  • Um novo referendum, sobre a independência (isso quer dizer gastar o dinheiro público) e
  • Não permitir o acesso a filhos de imigrantes desde creches até os CEGEPs (Collège d'enseignement général et professionnel) que tem como língua principal o inglês, para garantir o apredizado do frânces e (De acorcodo com ela tem muita gente falando inglês já em Montreal). Isso provavelmente se estenderá as universidades, e os imigrantes poderam pagar mais caro se quiserem estudar na McGill ou Universidade Concordia.
Só uma observação. O Canadá, não permite uma província se separar unilateralmente, seria necessário a aprovação de todas as outras províncias para que isso acontecesse.



Passando a copa do mundo fora do Brasil
Está sendo bem interessante passar a Copa do Mundo - 2010, fora do Brasil.
Aqui vemos agora quem é quem, sim, nos carros, muita gente expressando o patriotismo e vemos bandeiras do mundo todo. Uma verdadeira festa.
Nos bares, fachadas com bandeiras de muitos países da copa e como não pode deixar de ser o Brasil está na moda aqui (risos). Você vê, anúncios de TV com o Kaká como garoto propaganda; um anúncio da Rede Canada International nos metrôs, com umas cinco pessoas vistindo camisas com o nome dos principais países e um deles o Brasil é claro.
Ao mesmo tempo, na empresa em que trabalho, os dias de jogos são normais, ou seja, trabalhamos, apesar de terem feito um bolão lá, mas nada que tire a atenção do trabalho.

Festivais em Montreal
Esta época do ano, a cidade de Montréal vive uma série de festivais e atividades gratuitas para todas as idades e gostoso.
Para você ter uma noção veja a lista de festivais neste período:

FrancoFolies - 9 a 19 de Junho (C'est fini!)
The Fringe - 10 a 20 de Junho
Suoni per II Popolo - 10 a 23 de Junho
Internacional de Fogos - Loto Quebec - 12 de Junho a 14 de Agosto
Internacional de Jazz - 25 de Junho a 6 de Julho.

Fonte:

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.