Thursday, June 10, 2010

Québec: Oportunidades, mas só depende de você


Este tipo de post deve ser escrito com muito cuidado, para não fazer com que as pessoas criem uma alta expectativa e comecem viajando achando que tudo é fácil. Desculpe o balde de água fria, mas pé no chão é o que recomendo acima de tudo.
Aqui no Québec, ao meu ver quando você é residente permanente é um ótimo lugar para estudar, se você não tiver problemas com o idioma frânces.
Os preços dos cursos universitários aqui são muito baratos, se comparados com os valores do Brasil. Para você ter uma idéia um curso superior custa em média $ 6 mil dolares por ano para residentes do Québec.

Agora, para quem vem com uma profissão regulamentada e não quer ficar parado, pode fazer um curso técnico enquanto faz o longo e caro processo de validação de diploma.

Alguns cursos você tem ajuda do Emploi-Quebec, que são centro de emprego distribuido pela província no qual disponibiliza serviços auxiliandos as pessoas que querem melhorar de profissão, auxiliando com cursos, alguns deles você nem paga para fazer; auxiliando pessoas desempregadas enfim, tudo o que for relativo a trabalho.

Geramente os cursos de formação rápida são oferecidos pelos CEGEP (Collège d'enseignement général et professionnel) e estas escolas estão espalhadas pela província também. Então, entre no Google e digite "CEGEP Montréal", para você ter alguns links, conhecer os colégios e ver os programas oferecidos.

Outra boa também é dar uma olhada no site da Commission Scolaire de Montréal, que também oferece os cursos de frânces para os novos imigrantes e se informar sobre programas de formação e escolas.

O que tem de curso aqui, não é bricadeira. Para todos os gostos, bolsos e de curta, média e longa duração, mas é óbvio. Só depende de você pesquisar e ver o que pode te interessar para entrar no mercado de trabalho quebecois mais rápido possível. Volto a repedir, uma boa para quem quer mudar de área aqui no Quebec ou quer trabalhar em algo até resolver o que vai fazer aqui. Outro detalhe é ver se o curso feito vale em outras províncias, pois se você pensa em se mudar daqui há formações que são reconhecidas somente no Québec.

Bonne chance a tous!

Site da Commission Scolaire de Montreal: http://www.csdm.qc.ca/

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.