Saturday, January 23, 2010

Não tem preço


Por mais problemas sociais e de violência que temos no Rio de Janeiro, sempre irei sentir saudades. Nada como você poder chegar do trabalho e depois caminhar no calçadão de Ipanema ou ir no final de semana para a praia de Camboinhas, em Niterói. E se quiser curtir um frio (confortável - risos), ir para Teresópolis ou Petrópolis, que saudade. Até mesmo sair para comprar um pão, só colocando um chinelo e uma camiseta e bermuda (risos).

Cheguei um dia até ver apartamentos em Niterói, se fosse o caso de me aposentar e voltar a morar no Brasil; Niterói seria uma boa opção, São Francisco; Icaraí tanto lugar bom no Rio que ficaria difícil escolher.

Mas ai vem a sua cabeça várias coisas, que todos nós do Rio e do Brasil já conhecemos bem (e espero que mude um dia) e me fazem pensar que ficar aqui ainda é o melhor para mim.

Mas aqui em Montreal, algo que para mim não tem preço é a sensação de segurança. Onde chega a dar felicidade ao ver alguém dentro do metro usando seu laptop, não importando a hora; falando ao celular nas ruas; andando de bicicleta em ruas escuras; passeando com suas poderosas e grandes máquinas digitais; dirigindo seus carros novos, no verão de vidros abertos; entre outras coisas que dão alegria e satisfação de ver e viver.

Calma, não existe paraíso, se você der mole há roubos sim, mas não na "caraça", ninguém vai te tomar na rua ou parar de moto do seu lado e apontar uma arma para você no trânsito e dizer "perdeu". Tiroteio agora para mim é coisa de televisão.

Sistema de saúde, demora mais vai.


Bom, mais um post sobre o sistema de saúde, pelo menos daqui de Montreal que é a única referência que tenho.
Continuando com a busca do endocrinologista , enviei um fax para o Hospital Notre-Dame; para o Hospital Geral Judeu e fiz uma ligação para uma clínica médica. Isso eu fiz aproximadamente no dia 06 0u 07 de janeiro e consegui na clínica médica consulta para o dia 04 de fevereiro; no Hospital Notre-Dame para o dia 19 de março e no Hospital Geral Judeu somente para o dia 07 de maio. Vamos ficar, obviamente com o do dia 04 de fevereiro.
Por exemplo, aqui um exame de ultrasom abdominal pode demorar até 04 meses para fazer e tem hospital que você liga e te dá de um a dois anos de espera. Isso mesmo, 24 meses esperando para fazer um exame de ultrasom, então o lance é não ligar para um e sim para vários, vários dias até pegar uma desistência. Tenho que confessar que para certos exames e especialidades médicas, o calcanhar de aquiles de Montreal, é o sistema de saúde. A verdade também é que para certas especialidades você espera mais e para outras são rápidos os atendimentos. Por exemplo, exames de sangue e urina são praticamente feitos em 24horas, ai depende de você.
Não tem como comparar o sistema público do Brasil, apesar de ser uma das 10 maiores economias do mundo, com sistema de saúde público de pais pobre. Mas isso é para um outro post. Agora eu vivo aqui então essa é a minha realidade.

Wednesday, January 6, 2010

Atendimento médico do Quebec: Para que facilitar se podemos complicar.


O primeiro post do ano será para escrever algo que jamais iria pensar em escrever, mas as vezes tenho saudades do jeitinho brasileiro.


Sabe quando tudo no dia dá errado? Então, foi hoje.


Tudo começou quando antes do ano novo liguei para o Jewish General Hospital com o encaminhamento de um clínico geral* para ter um consulta com um endocrinologista para minha esposa. Então a secretária, muito apressada (aqui todos são assim no telefone) me disse que era para passar um fax com o encaminhamento, bom isso eu fiz. Ai ela me ligou e disse que para haver uma consulta com o endocrinologista precisaria fazer os exames de sangue antes da consulta e então ela me disse que era para ir lá, pela manhã e que poderia fazer o tal do exame.


Hoje, eu e minha esposa chegamos lá as 9horas da manhã e fomos direto ao andar do endocrinologista, que por sinal é o mesmo do laboratório. Chegando lá pegamos um número e logo chegou nossa vez.


A atendente nos solicitou o cartão do hospital e a requisição do exame de sague** . Peraí? O cartão temos que fazer e não temos requisição. Foi então que a mesma nos solicitou para ir ao consultório do endocrinologista para pegar a requisição do exame de sangue. Então descemos e fomos fazer o cartão do hospital; pegamos uma fila que também foi rápida e chagando lá a senhora disse que precisaria ter uma consulta marcada e que no nome da minha esposa não constava nada no sistema. Putz, que merda! Ai subimos, com o encaminhamento do clínico que deixou um espaço em branco para eu colocar o nome do médico que iria nos consultar, coloquei o nome com lápis, quando enviei o fax.


Chegando no consulório do endocrinologista, a secretária nos pediu o tal do cartão do hospital (P.Q.P), eu mostrei para ela a requisição e falei que precisaria de uma consulta marcada para pegar, foi então que ela disse que o médico indicado no encaminhamento não aceitava mais clientes.


Sugeri a ela que iria apagar e depois poderia escrever o nome do médico endocrinologista disponível e ela disse que não seria possível e teria que pedir outro encaminhamento. No final de história, fiquei a manhã toda para resolver isso e não resolvi nada.


Não sei se foi má vontade o que foi, mas não pense que você vai vir para cá e achar tudo perfeitinho, porque tem muita coisa que o BRASIL dá de MIL a zero.


O sistema público do Quebec se comparado com o sistema privado do Brasil deixa muitíssimo a desejar e aqui você vai suar para ser atendido com qualidade.


Outra coisa é quando você liga para tentar achar médicos de família e eles não aceitam mais novos pacientes ai você vai ter que ficar ao menos umas 4 horas esperando ser atendido por médicos que não precisam de "rendez-vous" (appointment) e alguns só atendem 25 por dia. E como mencionei acima há médicos especialistas que não aceitam novos pacientes também para completar.


E falando em qualidade, tem um site muito legal que descrobi que você pode saber se um médico é bom ou ruim no Canadá e nos EUA, além de poder dar uma nota para o médico e ver os comentários bons e ruins dos pacientes que foram atendidos, veja o link abaixo:



Boa sorte para quem precisar de um médico aqui na província do Québec e mantenha-se saldável para não precisar deles.


(*) - Aqui no Quebec você só vai para um médico especialista através de um clínico geral ou outro médico - NUNCA VÁ DIRETO.
(**) - Aqui só se faz exame de sangue com a requisição de um médio e o resultado vai para o médico que solicitou diretamente.