Wednesday, January 6, 2010

Atendimento médico do Quebec: Para que facilitar se podemos complicar.


O primeiro post do ano será para escrever algo que jamais iria pensar em escrever, mas as vezes tenho saudades do jeitinho brasileiro.


Sabe quando tudo no dia dá errado? Então, foi hoje.


Tudo começou quando antes do ano novo liguei para o Jewish General Hospital com o encaminhamento de um clínico geral* para ter um consulta com um endocrinologista para minha esposa. Então a secretária, muito apressada (aqui todos são assim no telefone) me disse que era para passar um fax com o encaminhamento, bom isso eu fiz. Ai ela me ligou e disse que para haver uma consulta com o endocrinologista precisaria fazer os exames de sangue antes da consulta e então ela me disse que era para ir lá, pela manhã e que poderia fazer o tal do exame.


Hoje, eu e minha esposa chegamos lá as 9horas da manhã e fomos direto ao andar do endocrinologista, que por sinal é o mesmo do laboratório. Chegando lá pegamos um número e logo chegou nossa vez.


A atendente nos solicitou o cartão do hospital e a requisição do exame de sague** . Peraí? O cartão temos que fazer e não temos requisição. Foi então que a mesma nos solicitou para ir ao consultório do endocrinologista para pegar a requisição do exame de sangue. Então descemos e fomos fazer o cartão do hospital; pegamos uma fila que também foi rápida e chagando lá a senhora disse que precisaria ter uma consulta marcada e que no nome da minha esposa não constava nada no sistema. Putz, que merda! Ai subimos, com o encaminhamento do clínico que deixou um espaço em branco para eu colocar o nome do médico que iria nos consultar, coloquei o nome com lápis, quando enviei o fax.


Chegando no consulório do endocrinologista, a secretária nos pediu o tal do cartão do hospital (P.Q.P), eu mostrei para ela a requisição e falei que precisaria de uma consulta marcada para pegar, foi então que ela disse que o médico indicado no encaminhamento não aceitava mais clientes.


Sugeri a ela que iria apagar e depois poderia escrever o nome do médico endocrinologista disponível e ela disse que não seria possível e teria que pedir outro encaminhamento. No final de história, fiquei a manhã toda para resolver isso e não resolvi nada.


Não sei se foi má vontade o que foi, mas não pense que você vai vir para cá e achar tudo perfeitinho, porque tem muita coisa que o BRASIL dá de MIL a zero.


O sistema público do Quebec se comparado com o sistema privado do Brasil deixa muitíssimo a desejar e aqui você vai suar para ser atendido com qualidade.


Outra coisa é quando você liga para tentar achar médicos de família e eles não aceitam mais novos pacientes ai você vai ter que ficar ao menos umas 4 horas esperando ser atendido por médicos que não precisam de "rendez-vous" (appointment) e alguns só atendem 25 por dia. E como mencionei acima há médicos especialistas que não aceitam novos pacientes também para completar.


E falando em qualidade, tem um site muito legal que descrobi que você pode saber se um médico é bom ou ruim no Canadá e nos EUA, além de poder dar uma nota para o médico e ver os comentários bons e ruins dos pacientes que foram atendidos, veja o link abaixo:



Boa sorte para quem precisar de um médico aqui na província do Québec e mantenha-se saldável para não precisar deles.


(*) - Aqui no Quebec você só vai para um médico especialista através de um clínico geral ou outro médico - NUNCA VÁ DIRETO.
(**) - Aqui só se faz exame de sangue com a requisição de um médio e o resultado vai para o médico que solicitou diretamente.

6 comments:

  1. OI!
    Nossa experiencia com medicos aqui no Quebec tb foi nada legal.
    O mais engraçado é q quebecois nao aceita NUNCA q falemos mal...

    ReplyDelete
  2. amores... vcs estão cobertos de razão... sei que se eu estivesse no lugar de vcs reclamaria mais ainda....
    POREMMMMM

    lembrem-se que é publico... e esse compararmos com publico do brasil, tenho certeza que o do canada da de mil...

    no brasil nem no hospital publico vc conseguiria entrar se nao tivesse morrendo...

    beijocas

    ReplyDelete
  3. Oi Flávio,
    Tb passei pela novela de fazer o cartão no Jewish Hospital, só que eu tinha o pedido de exame de sangue do médico de família.Fiz o cartaozinho e aí fiz o exame logo em seguida.O chato lá é pra algumas especialidades, se vc precisar fazer um exame, tá ferrado.Eu ia ter que esperar 9 meses pra fazer um exame de rotina, aí preferi tentar um laboratório pago.
    Bjs
    Andrea*

    ReplyDelete
  4. Concordo com a Taty, nem tem comparação com o público do Brasil. Acho bom que não haja convênio particular pq aí o governo não relaxa na responsabilidade com o povo. Além disso, alguns particulares do Brasil tb deixam a desejar, meu primo sofreu para ter uma cirurgia aprovada pelo convênio. Uma vergonha!!! Mas concordo com vc que ainda precisa melhorar muito e que o melhor mesmo é não precisar!

    ReplyDelete
  5. O sistema de saúde aqui é meio complicado mesmo. A minha opinião é que deveria sim existir convênio particular. Porque particular "é o olho da cara". Um caso sério como o meu, que é um simples endocrinologista para me receitar um medicamento que devo tomar para o resto da minha vida. No Brasil eu tinha convênio e sempre consegui tudo numa boa. Operei a tireóide sem problema algum e o convênio ainda pagou a anestesia sem nenhuma objeção.

    ReplyDelete
  6. Excelente dica. Especialmente pelo o site de busca dos médicos. Muito Obrigado!

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.