Friday, March 19, 2010

Comprar casa ou investir? Eis a questão.


Eu e meus colegas de trabalho estávamos esta semana aqui discutindo o que seria melhor: Comprar uma casa ou investir o dinheiro no mercado financeiro?

Bom, eu gosto mais de números do que encher este post de palavras. Vamos a um exemplo prático:

Vamos supor o seguinte cenário:

Uma pessoa paga por mês, de aluguel $ 660.00 por mês. (o custo de aquecimento, água e eletricidade não estão inclusos neste valor), mas decidiu comprar o imóvel listado abaixo:

Aluguel atual: $ 660.00

Valor do imóvel desejado:
$ 249,900.00
Valor da entrada: 10% ($ 24,990.00)

Baseado nos dados acima teremos o seguinte resultado indo a um banco que nos proporciona uma taxa de 4.09% a.a (ao ano) no financiamento do valor restante: $ 224.910.00 em 25 anos teremos o seguinte cenário, já sabendo o valor das taxas municipais e taxa escolar que pagamos aqui, além do condomíno teremos o seguinte cenário:

Prestação do imóvel: $ 1,198.36
Taxas municipais: $ 1,856.00 *
Taxa escolar: $ 444.00 *
Condomínio: $ 3,000.00*

Somando os valores de taxa municipais, taxa escolar (valor depende do lugar do imóvel) e do condomínio na prestação mensal, você deverá pagar o seguinte montante mensal: $ 1,640.03

A diferença paga entre o aluguel e o valor da hipoteca mais as despesas extras será de $ 980.03.

Se você pegar a diferença que iria pagar no seu imóvel e investir, colocando em um fundo de investimento razoável que te dê um retorno de 4% a.a todo mês, durante 25 anos você terá o seguinte resultado:

Valor da entrada do imóvel: $ 24,990.00
Valor mensal da aplicação: $ 980.03
Taxa de juros: 4% a.a


No final de 25 anos você terá acumulado aproximadamente: $ 618,767.46.

Agora, se o seu imóvel tiver uma valorização anual de 1% a.a. no final de 25 anos ele estará valendo: $ 320,479.76

Neste caso, saiu ganhando que decidiu ficar no aluguel.

Mas essa questão é muito pessoal e deve ser analisada com cuidado. Por exemplo, imóveis na planta após prontos, tendem a ter uma valorização muito maior que imóveis usados, mas o risco é um pouco maior, vai que a construtora quebra e você perde o dinheiro.

Nem todos tem a disciplina de fazer investimentos e sabem decidir onde aplicar, bancos combram taxas de administração que podem reduzir sua lucratividade.

Comprar um imóvel para morar é mais uma questão pessoal que investir, mesmo porque comprar um imóvel para investir (comprar e depois alugar), acredito que pode aplicar-se em imóveis baratos (isso podemos deixar para discutir em outro post).

E para finalizar, ninguém tem bola de cristal para saber como vai estar o mercado no futuro e rendimentos passando não são garantias de rendimentos futuros. A conclusão que eu e meus amigos tiramos foi que depende de cada pessoa a decisão a ser tomada. Se é solteiro, casado, tem ou vai decidir ter filhos e o que é qualidade de vida para cada um.

Bom, este é um post que eu gostaria dos comentários de vocês para enriquecer mais esta discussão aqui no Blog.

Bons negócios.


(*) Valores pago por ano.

5 comments:

  1. Menino, acho que esse condomínio tá muito caro por ano, só teria em Montreal em apt´s super chiques com piscina e academia por exemplo. Ainda mais se for por apartamentos como os que existem na cidade, que cobram em média 100$ por mês. Mas no restante do post, eu vejo claramente o que tenho que pagar. Muito bem elaborado Flávio!

    ReplyDelete
  2. Só pra complementar, cuidado ao pesquisar imóveis na planta ou recém construídos, pois terão de pagar as taxas federais e provinciais (no caso do Quebec). Já em apartamentos com 3 ou 5 anos de uso, essa taxa fica de lado, e facilita a vida porque quando se compra o que não falta de taxa. Preparem uma boa grana pra o primeiro ano

    ReplyDelete
  3. Primeiramente parabens pelo blogg!
    Eu não sei como é a parte de descontos sobre rendimento, e se existe algum desconto em impostos por se ter propriedade, isso no imposto de renda, pois geralmente se te, e não foi computado na sua análise, mas talvez fosse vantagem.

    ReplyDelete
  4. Oi Flávio, mais um ótimo post...
    Na minha opinião os números são surpreendentes mas acho que essa opção de investimento vale para a compra de um segundo imóvel. Por mais que no fim das contas seja mais lucrativo investir o dinheiro, ainda fica o desejo de ter um canto para chamar de seu...

    Fiz um link para a sua postagem lá no blog, ok?

    Abraço e boa semana,
    Patricia

    ReplyDelete
  5. Achei o post muito bom!
    Deu para ter uma idéia muito boa!
    Acho que aliem dos pesares compraria uma casa e depois tentaria fazer um investimento desse tipo.

    Tudo de bom.

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.