Tuesday, March 5, 2013

Intolerância religiosa no Brasil

Mesmo morando aqui no Canadá por alguns anos, ando acompanhando algumas notícias da terrinha. Claro as que tem mais destaque na impressa no geral e tenho visto o nível de intolerância religiosa em episódios como o da novela: "Salve Jorge" e da cantora Paula Fernandes por exemplo, vi também que um centro de umbanda, não lembro onde, foi invadido e as esculturas dos santos lá todos destruídos, que isso gente? O mínimo de respeito ao próximo não faz mal a ninguém. É esse tipo de Deus radical e intolerante que vocês querem que eu acredite? É esse o Deus que você segue? O Deus do medo, da imposição ou o misericordioso? Pedir para boicotar novela é fácil, quero ver boicotar o Big Brother, que também não é da minha conta se a pessoa quer ver ou não. E outra coisa muito discutida é a questão de permitir ou não pessoas do mesmo sexo se casarem oficialmente. Bom, acredito que devemos respeitar a crença de cada um e até mesmo as pessoas que não tem crença alguma, pois o que define o ser humano, para mim, são suas ações, muito mais que suas palavras. 
O pessoal radical do Brasil, acho que deve pensar bem antes de viajar, principalmente para o Canadá que é um país multicultural, onde há pessoas de todas as religiões do mundo, culturas muito diferente de tudo que você está acostumado; uma país muito amigável para homosexuais e por exemplo aqui no Quebec, muita gente não liga para nada da igreja, pelo contrário, os palavrões aqui vem de termos usados na igreja católica e mesmo assim todos se respeitam. Bom, eu não quero aqui acusar uma ou outra religião, só quero dizer que o nosso direito termina quando começa o do próximo,  tenho amigos das mais diferentes religiões e até ateus e não deixam de ser meus amigos por isso e eles respeitam minha crença. 
Eu já visitei igreja católica, inclusive fui batizado em uma; já fui em muitas igrejas evangélicas, inclusive aqui; gosto muito de algumas músicas evangélicas por sinal, são letras muito bonitas, uma das que mais gosto é a da Ludmila Ferber - Sonhos de Deus; já fui a centro de prática budista e teve um momento de minha vida que fui ateu, mas o fardo foi mais pesado nessa época, admiro e respeito as pessoas como Drauzio Varella, que é ateu, mas de grande carater, pelo menos o que conheço na mídia. Acho até que esses terão preferência para Deus; pois como acredito em um Deus misericordioso; eles mesmo não acreditando são pessoas do bem, enfim já fui também em centro de macumba, quando minha mãe frequentava, mas se posso dizer que me identifiquei mesmo foi com a doutrina espírita e mesmo assim gosto de ouvir Hillsong, uma banda gospel australiana.
Bom, tudo isso para dizer que vamos pregar a paz e a tolerância, porque toda crença tem algo bom e vamos  ser bons cidadãos; bons católicos; bons evangélicos; bons espíritas; bons ateus; bons budistas; etc. Vamos praticar o que aprendemos de bom no que acreditamos e respeitar um ao outro, pois cada país com sua cultura, o Brasil é uma mistura e essa intolerância não se justifica. 
E tem mais, quer fazer a pessoa seguir sua crença, faça isso com atos; dando exemplo não somente com palavras. No que estão querendo transformar o Brasil?

Intolerância Religiosa, segundo Dr. Drauzio Varella

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.