Tuesday, August 21, 2012

"Quebec está cometendo suicídio em câmera lenta."

Assim é o título do jornal "The Globe and Mail", do dia 19 de agosto de 2012. "Quebec is committing slow-motion suicide". 

Bom, antes de começar a falar dos políticos sem nossão daqui, quero dizer que. eu como profissional de informática sigo aqui minha vida trabalhando e graças a Deus, recebi uma nova proposta de trabalho e também não posso me esquecer dos amigos canadenses, mais especificamente, quebequences que tenho aqui. Para vocês não ficarem achando que o pessoal aqui é sem noção. Há esperança ainda para está província.

Bom, as eleições aqui ocorrerá dia 04 de setembro, no qual quatro partidos estão na disputa: o Partido Quebecois (PQ); Partido Liberal (PL); CAQ (Coalision Avenir Quebec) e o Quebec Solidário (QS).

Bom, o PQ é o mais radical de todos e parece que este está na frente das pesquisas com 29%; o CAQ, que também quer transformar o Quebec em um país está com 25% e o PL, com inúmeras acusações de corrupção com 23%.

Pauline Marois, a líder do PQ e sem noção está com muitas idéias polêmicas, entre elas: não permitir nenhum tipo de demonstração religionsa por parte dos funcionários públicos, nem a forma de vestir caracterizada especialmente por muçulmanos e judeus serão permitidos em repartiçoes públicas, o máximo que será permitido será usar um crucifíquiso discreto dentro da camisa; outra coisa é proibir todas as pessoas que não tem como primeira língua o inglês, inclusive quem nasceu aqui e fala francês de frequentar as escolas técnicas em inglês e ainda quer a todo custo gastar mais dinheiro público com a separação da província.

Recomento ler a matéria original para vocês terem uma noção de que aqui não temos opção para votar e o negócio tá feio politicamente. Você pode clicar aqui para ver a matéria completa.

O pior que todos os partidos querem tornar a província do Quebec em um país. Da ordem do mais radical ao menos radical: PQ; QS; CAQ e o PL tenho minhas dúvidas.

O suicídio que a matéria se refere é que muitos imigrantes estão indo embora daqui por causa disso, não é de agora que a província do Quebec tem dificuldade de manter os imigrantes aqui. Em média, nós imigrantes ficamos 5 anos na província e depois vão para o Canadá inglês. A população daqui já é considerada a mais velha do país e com a baixa taxa de natalidade se o Quebec continuar assim, politicamente falando, vai ficar difícil desenvolver sua economia para manter todos os benefícios socias que aqui existem.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.