Friday, August 31, 2012

Eleiçoes do Quebec 2012: A mais perigosa da decada.

Esse é o título da Revista Macleans. Acho interessante a todos que moram e pensam um dia vir morar na "Belle Province" ler este artigo. Clique aqui para ver (em inglês somente).

Tuesday, August 28, 2012

Falta de opção nas eleições pode gerar um pesadelo no Quebec

Essa matéria, que saiu hoje no jornal 'The Global and Mail' retrata muito bem o cenário pessimista da província no que se refere as eleições e o que está por vir na província.
Uma vitória do Partido Quebecois vai representar para o Quebec uma exôdo de imigrantes e porque não dizer empresas para outras províncias do Canadá. Viver em uma província, que não tem estabilidade política e sob ameaça de separação do Canadá para mim não é confortável.
Veja a matéria clicando aqui. (em inglês).

Tuesday, August 21, 2012

"Quebec está cometendo suicídio em câmera lenta."

Assim é o título do jornal "The Globe and Mail", do dia 19 de agosto de 2012. "Quebec is committing slow-motion suicide". 

Bom, antes de começar a falar dos políticos sem nossão daqui, quero dizer que. eu como profissional de informática sigo aqui minha vida trabalhando e graças a Deus, recebi uma nova proposta de trabalho e também não posso me esquecer dos amigos canadenses, mais especificamente, quebequences que tenho aqui. Para vocês não ficarem achando que o pessoal aqui é sem noção. Há esperança ainda para está província.

Bom, as eleições aqui ocorrerá dia 04 de setembro, no qual quatro partidos estão na disputa: o Partido Quebecois (PQ); Partido Liberal (PL); CAQ (Coalision Avenir Quebec) e o Quebec Solidário (QS).

Bom, o PQ é o mais radical de todos e parece que este está na frente das pesquisas com 29%; o CAQ, que também quer transformar o Quebec em um país está com 25% e o PL, com inúmeras acusações de corrupção com 23%.

Pauline Marois, a líder do PQ e sem noção está com muitas idéias polêmicas, entre elas: não permitir nenhum tipo de demonstração religionsa por parte dos funcionários públicos, nem a forma de vestir caracterizada especialmente por muçulmanos e judeus serão permitidos em repartiçoes públicas, o máximo que será permitido será usar um crucifíquiso discreto dentro da camisa; outra coisa é proibir todas as pessoas que não tem como primeira língua o inglês, inclusive quem nasceu aqui e fala francês de frequentar as escolas técnicas em inglês e ainda quer a todo custo gastar mais dinheiro público com a separação da província.

Recomento ler a matéria original para vocês terem uma noção de que aqui não temos opção para votar e o negócio tá feio politicamente. Você pode clicar aqui para ver a matéria completa.

O pior que todos os partidos querem tornar a província do Quebec em um país. Da ordem do mais radical ao menos radical: PQ; QS; CAQ e o PL tenho minhas dúvidas.

O suicídio que a matéria se refere é que muitos imigrantes estão indo embora daqui por causa disso, não é de agora que a província do Quebec tem dificuldade de manter os imigrantes aqui. Em média, nós imigrantes ficamos 5 anos na província e depois vão para o Canadá inglês. A população daqui já é considerada a mais velha do país e com a baixa taxa de natalidade se o Quebec continuar assim, politicamente falando, vai ficar difícil desenvolver sua economia para manter todos os benefícios socias que aqui existem.

Friday, August 17, 2012

Eleições no Quebec

Caros leitores, está eleição está demais. Infelizmente não posso votar ainda, mas vejo que aqui também não temos opção. No momento, a liderança está divida em dois partidos: Partido Liberal (PL), no qual o atual primeiro ministro da província, Jean Charest e candidato a re-eleição faz parte e do outro lado a candidata sem noção, Pauline Marois do Partido Quebecois (PQ).

O governo atual está sendo acusado por uma série de denúncias com relação a corrupção no meio da construção civil, mas nada fez para esclarecer as denúncias e por outro lado, algumas pesquisas já estão mostrando que o PQ está ganhando, mas se você pegar o programa de governo deles você se assusta.

Primeiro, a sem noção Pauline Marois que proibir todos os estudantes, independente de sua origem a frequentar os CEGEPs* em inglês, isso quer dizer que vão acabar com as escolas públicas inglêsas daqui; outra é proibir todos os órgão públicos a ter símbolos religiosos e o mais falado por ela que é ter um referendo para promover a separação do Quebec do Canadá, esse é o mais sem noção de todos.

A província está com um ROMBO de $ 252 bilhões de dólares e ela falando que vai ter creches a $ 7,00 por dia para todas as mães da provícia e cheia de promessas de ajuda social que irão consumir mais da máquina pública, mas ao mesmo tempo não diz de onde vai tirar o dinheiro.

Tem um ditado em inglês que diz: "Sometimes, It's Better the Devil You Know."

Só desejo boa sorte a todo povo da província do Quebec nestas eleições .

Veja abaixo outro blog de um quebequense anglófono falando um pouco da sem noção Pauline Marois. (blog em inglês).

Pauline Marois- A Clear and Present Danger


P.S.: Gostaria de convidá-los a dar um 'like' ou 'curtir' na fan page do blog: clique aqui. Sempre estou postando alguma matéria que acho interessante sobre o Canadá.

* - Escolas de ensino técnico de nível médio.