Friday, July 29, 2011

Vale a pena morar no exterior?

Oi pessoal;

Achei um site bem bacana sobre a experiência de vida de brasileiro vivendo fora do Brasil, não só no Canadá, mas espalhados pelo mundo. E achei esse tema bem legal.
Clique aqui para acessar o link e boa leitura.

Agora, com um pouco de atraso vou postar a minha opnião.

Depois de pouco mais de três anos morando no Canadá eu acredito que está valendo apena para mim morar aqui, mas o mais difícil ainda é ficar longe dos meus melhores amigos e da minha mãe. Ao mesmo tempo, fico imaginando como para uns isso é tão importante, ficar perto de amigos e família, quanto para outros não muito (mas não quer dizer que eles não tem amor, são apenas "despegados"). Isso é muito pessoal, não sou eu que devo influenciar você de morar ou não e até mesmo de continuar ou não morando fora do Brasil, o nosso querido país, afinal sou e serei brasileiro para sempre, tem seu defeitos, mas não existe lugar no mundo perfeito e além do mais nossas raízes; amigos; família e muita coisa boa que só o Brasil pode oferencer talvez nunca encontraremos fora. Claro, podemos ver coisas boas diferentes, mas nunca seremos capazes de termos tudo. "Cada escolha, uma renúncia". Só confundi mais não? (risos).
Como já falei, só mesmo você pode colocar na balança se valerá apena ou não. Para mim, agora que estou aqui, longe de todos que sei que me amam de verdade, devo ter que fazer valer a pena e daqui a 10, 20 ou 30 anos eu possa dizer, que valeu perder muitos aniversários de grandes amigos, dos seus filhos; momentos da vida de minha mãe; ter rido junto; chorado junto com muitas pessoas que me amam entre outras coisas que só acontecem uma vez na vida e olhar para trás e dizer. Sim, valeu a pena.

2 comments:

  1. legal. não li todos os depoimentos lá no site, mas acho que viverno exterior é sempre válido. porque sempre vai se aprender algo e vivenciar coisas que aqui no Brasil por exemplo, nao sao possiveis. me identifiquei com o depoimento do Renato que mora em Orlando e gostei da frase que ele encontrou em um carro que diz Home is where your heart is. eu deixei o meu no Canadá em 2003 e espero encontrá-lo lá daqui a uns 4 anos.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. acho que morar fora do Brasil, assim como tudo na vida tem seus prós e seus contras. Só precisamos tirar bom proveito, aprender com os erros, comemorar os acertos e no final, só o tempo nos dirá se tudo isso valeu a pena.
    Eu acho que não sofreria tanto quando realizar esse sonho de morar no Canadá, porque primeiro, já estive no Canadá e , segundo já morei longe da família e dos amigos por quase 6 anos, mesmo não tendo sido fora do Brasil, eu só vinha para minha cidade natal em feriados prolongados e nas férias (quando não estivesse trabalhando - cheguei a passar um natal com uma amiga da faculdade e um ano novo com a família de outra amiga, para não ficar sozinha). é nessas horas que a gente conta com os amigos que fazemos pela vida.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.