Saturday, October 24, 2009

Pneus de inverno e ter carro no Canadá.


Com o outono as temperaturas começam a cair, cair e cair até chegar o inverno rigoroso canadense. Então para quem tem carro aqui, uma das coisas a começar a se preocupar é a hora troca os pneus all-seasons para os pneus de inverno. Mas "all-seasons" não quer dizer todas as estações, por quê deveria trocá-los? Esses pneus são feitos para condições de calor e chuva, não tem um desempenho e seguraça tão bom quanto os pneus de inverno, que tem mais aderência na neve e sobre o gelo. Outra pergunta que nos vem a cabeça é: Quando devo trocar para os pneus de inverno? Em média, quando a temperatura não passar mais de 10ºC já é uma boa época para a troca, mas a Lei aqui no Quebec determina que os pneus devem ser trocados no máximo até o dia: 15 de dezembro, caso contrário você pode receber uma multa de até $300. A lei só é aplicada a moradores da província e não para quem está de passagem por aqui.
Este prazo para mim já é tarde, pois começa a nevar bem antes disso e outra coisa aqui perigosa nas ruas é o gelo formado pelo congelamento de poças d'água. Fique atento e compre pneus bons para neve e gelo. Para se ter uma idéia, o jogo de 4 pneus com instalação e balanceamento para carros com aro 15" pode ficar entre $500 a $600. Se você quiser comprar as rodas, para você mesmo instalar depois fica em torno de $50 cada + txs. Depois de comprados os pneus você só vai pagar a troca e o balanceamento, que é de aproximandamente $50. Tem gente que prefere colocar as próprias rodas, mas isso é de cada um.
Aqui há várias marcas de pneus para todos os bolsos. Desde de uma marca exclusiva da Canadian Tire produzido pela Goodyear, chamado Nordic até o mais caro e considerado aqui entre os quebequenses o melhor chamado Toyo.
Outra coisa que as vezes acontece aqui é o roubo dos pneus, há casos de pessoas acordarem e verem seu carro sem os quatro pneus durante a manhã. Que m... isso.
Aqui há uma gama de acessórios, para auxiliar o condutor nos tempos difíceis de invernos. Você deve comprar uma pá, para liberar o caminho para sair da sua vaga e entrar nela, caso seu carro fique na rua; uma ferramenta para tira a neve dos vidros dianteiros e traseiros e raspar a camada de gelo que se forma; líquido para colocar nos reservatórios de água que resite a temperaturas de até -45ºC entre outros. Morando aqui você vai ficar fera.
Ter carro aqui, para quem não tem garagem coberta (a grande maioria), significa acordar mais cedo e desenterrar o carro sob a neve que se acumula, mesmo que você não utilise o carro no dia, pois se deixar, a neve se transformará em uma camada de gelo ai ficará muito mais difícil retirar o seu carro.
Outra coisa aqui é que no inverno e as tempestades de neve, para limpar as ruas é jogado sal grosso e produtos químicos para derreter a neve e essa mistura, atingindo a lataria do carro sem a proteção adequada (um produto que deve ser passado em estabelecimentos específicos) começa a correar a lataria, é como pessoas que tem carro e moram de frente para o mar.
Bom, é isso não é fácil ter carro aqui no Canadá, ainda mais quando não se tem uma vaga coberta.

1 comment:

  1. ou seja, tem que pensar 100 vezes antes de comprar um carro e já pensar em todas essas despesas extras hehehehehe

    beijocas

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.