Friday, August 28, 2009

Meu trabalho: Um inferno ou meu paraíso?


Hoje vou falar sobre o que acabou quebrando meu paradigma do que é trabalhar aqui no Canadá. No meu primeiro trabalho, as pessoas quando passavam por você e você estava sentado na sua estação de trabalho nem falavam com você quando chegavam. Isso era uma diferença do Brasil, todos chegavam e davam pelo menos bom dia. Ou aí no Rio o famoso: “Fala ae”; “Beleza?” e por ai vai. Posso acreditar que isso aqui seja para não atrapalhar a pessoa quando está concentrada trabalhando. Imagina ter que falar bom dia para todos que entram se sua mesa fica perto da porta de entrada.Bom, mas deixa eu continuar.

No meu antigo trabalho, quando passavamos por algumas pessoas e olhávamos para dizer um “Hi” essas pessoas nem te olhavam, passavam por você como se fosse um estranho, mas quando perguntava algo o tratamento era totalmente diferente, te tratavam bem. Vai entender. Depois pensava que isso era normal e aqui estamos lidando com diversas culturas e etc.

No meu primeiro trabalho aqui em Montreal, o meu próprio ex-gerente ou superior imediato resumiu a empresa em duas frases em ocasiões diferentes: "aqui fazemos mais com menos” e “é simples assim: você trabalha e a empresa te paga ponto final”. Ou seja o que entendi com a primeira frase é que pagamos pouco e você tem que trabalhar mais e a segunda é: chegar no trabalho; trabalhar e tchau.

Não quero dizer aqui que simplesmente tudo foi ruim. Conheci neste mesmo lugar pessoas muito bacanas e que gostavam de mim e que posso dizer que até hoje tem uma consideração por mim e eu por elas. Muitos ficaram surpresos quando disse que iria sair. Acho que o problema mesmo era no jeito que alguns gerentes e algumas pessoas da alta gerência tratam os funcionários de lá.

O ditado mais certo é esse: "Os encomodados que se mudem." e foi o que eu fiz. Devemos sempre procurar o melhor local para trabalhar. Ficamos 1/3 de nosso dia no mínimo trabalhando. Mais tempo no trabalho do que com nossas famílias; amigos e pessoas que verdadeiramente amamos e nós somos humanos não máquinas. Por isso se o ambiente no qual optamos por trabalhar não nos agrada a melhor coisa é partir.

Graças a Deus a nova empresa tem se mostrado muito diferente e é óbvio que estamos lá para mostrar serviço, mas a amizade, ou melhor, a forma humana de ser tratado vem com a competência e isso que percebo, fiz um trabalho muito simples na nova empresa e um dos gerentes me deu muitos elogios; outro dia o presidente da empresa estava fazendo uma conferência em uma sala perto da minha mesa e já passou para perguntar se estava sendo bem tratado na nova equipe e toda sexta-feira a minha nova equipe costuma almoçar junto e hoje me convidaram para almoçar. Tirando que as pessoas se falam quando chegam e quando e vão embora. Isso é um ambiente humano. Ou seja o que tenho a dizer para vocês é boa sorte na busca de empregos e não se prendam a lugares ruins, porque 1/3 da vida é muito e ela passa muito rápido.

5 comments:

  1. Que coisa boa heim? Que bom que vc conseguiu um ambiente de trabalho melhor dessa vez.

    Ninguém merece gente de cara fechada e mal educada por perto o dia todo.

    Boa sorte nas novas amizades! :)

    ReplyDelete
  2. Mandou muito bem nas colocações Flavião!
    Abs!

    ReplyDelete
  3. nossa, concordo com vc em gênero, numero e grau... no meu caso, o que me irrita é o ambiente humano em excesso hahahaha.. todo mundo querendo se meter na sua vida, todos mundo querendo ver o que eu estou fazendo etc etc... acho que é no meio termo que as coisas ficam bem... (ah, parabéns pelo processo da esposa...)

    ReplyDelete
  4. OI Flávio!
    No meu caso, dou graças a Deus por ter sido demitida pq chegou um ponto em que não estava mais aguentando determinadas pessoas.Entendo bem isso de trabalhar com gente esquisita, que não olha na sua cara e no meu caso, a pessoa ainda tirava sarro do Brasil, tentava dar uma da esperta, enfim, não foi muito positivo.Graças a Deus, fui demitida e agora estou de férias de todo este povo.
    Um abraço,

    ReplyDelete
  5. É como ouvi uma vez o Max Gehringer dizer, uma semana antes de virmos para cá:
    "Se nao puder mudar o mundo, a soluçao é mudar de mundo."
    Na época ele usou a frase exatamente para responder à um ouvinte que estava na dúvida se deixava o ambiente de um trablaho ruim mas que pagava bem por outro com perspectivas diferentes. Embora o contexto fosse diferente, a frase dele caiu como uma luva para os nossos sentimentos em relaçao ao Brasil (acabamos adotando no nosso blog). Mas serve para todas as situaçoes onde a gente batalha, batalha, batalha para melhorar as coisas mas as coisas insistem em nao serem melhoradas. E entao somos nós que temos que mudar.
    Parabéns pela coragem de ter mudado, parabéns por ter acertado. E boa sorte na nova fase.
    Abraços
    Erika

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.