Sunday, February 22, 2009

O milagre Brasileiro, para canadense ver.


Recebi de um amigo meu, canadense que ama o Brasil e estuda sociologia, um link da Rádio Canadá no qual apresenta um documentário sobre o Brasil dividido em três partes: "Le miracle brésilien"; "Le cinema brésilien" e "Le Brésil en meilleure place?", apresentado no dia 20 de fevereiro de 2009.

Falou muito de desenvolvimento econômico, mostrou um comerciante que saiu da Rocinha e foi morar em Botafogo; falou do desenvolvimento e lucratividade de empresas como EMBRAER; Petrobrás e Vale; entrevistas com especialista da FGV e empresários como da Brascan e chegou a comparar o Lula com o Barack Obama, putz que ridículo.

Sinceramente o milagre brasileiro só vai existir quando esse dinheiro que vem das empresas que do povo só é em propaganda para gringo ver for distribuido de forma mais igual; quando a população tiver uma educação; saúde e segurança pública de qualidade e quando a justiça e leis no Brasil forem cumpridas e respeitadas. Tirando isso não há milagre algum.

A democracia é feita pela maioria e no Brasil a maioria não tem estudo é analfabeto ou semi-analfabeto e sempre vota em políticos errados e esses maus políticos continuam deixando a população "burra; doente e com fome", nada melhor que isso para continuar a dominar uma nação.

E tem mais; o povo paga TUDO MAIS CARO e recebe uma merda de salário.
Quantos escandalos ocorreram neste governo do PT e até em outros governos mesmo? Vários. Quantas CPIs foram criadas? Várias. E quantas pessoas foram presas ou tiveram que devolver os valores aos cofres públicos? NENHUMA. Uma coisa é certa, a propaganda foi bem feita e tudo parece bonitinho.

Que desenvolvimento econômico é esse que não chega em retorno e ajuda social para o povo que continua tendo uma educação pública ruim; os hospitais que não tem recurso e médico para atender?

Porém, as outras partes há uma pequena discussão com duas brasileiras da UQAM que falam um pouco sobre os problemas sociais no Brasil.

Economicamente o Brasil só está atrás do Canadá como economia mundial, mas em índice de desenvolvimento humano o Canadá está em 4º lugar e o Brasil ostenta um 70º lugar. Ai você pode ver que os dois não andam juntos lá no país que vive "deitado em berço explendido".

Sinceramente, é um milagre brasileiro para canadense ver mesmo.

fontes:

Site Rádio Canadá com os documentários
Le miracle brésilien
Le Cinema brésilien
Le Brésil en meilleure place?

2 comments:

  1. Realmente, já passei por uma situação semelhante aqui em Toronto também. O fulano chega pra mim dizendo que ouviu falar que o Brasil é um dos poucos países preparados pra suportar a atual crise, que eu sou louco de sair de lá com uma economia tão boa e um clima melhor ainda, etc. A questão da desigualdade social e das injustiças passa longe do comentário econômico que muitas vezes parece mais oficialista que a própria propaganda oficial do governo.

    Um abraço,

    Fejas
    maplebrasil.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. Tá na mão de cada um fazer o Brasil melhor, muito fácil criticar e correr para paises de primeiro mundo, pq não fazem algo pra melhorar o proprio pais, é assim que os primeiros mundos conseguiram, eles nao correram, construiram lá mesmo....

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.