Friday, July 29, 2011

Vale a pena morar no exterior?

Oi pessoal;

Achei um site bem bacana sobre a experiência de vida de brasileiro vivendo fora do Brasil, não só no Canadá, mas espalhados pelo mundo. E achei esse tema bem legal.
Clique aqui para acessar o link e boa leitura.

Agora, com um pouco de atraso vou postar a minha opnião.

Depois de pouco mais de três anos morando no Canadá eu acredito que está valendo apena para mim morar aqui, mas o mais difícil ainda é ficar longe dos meus melhores amigos e da minha mãe. Ao mesmo tempo, fico imaginando como para uns isso é tão importante, ficar perto de amigos e família, quanto para outros não muito (mas não quer dizer que eles não tem amor, são apenas "despegados"). Isso é muito pessoal, não sou eu que devo influenciar você de morar ou não e até mesmo de continuar ou não morando fora do Brasil, o nosso querido país, afinal sou e serei brasileiro para sempre, tem seu defeitos, mas não existe lugar no mundo perfeito e além do mais nossas raízes; amigos; família e muita coisa boa que só o Brasil pode oferencer talvez nunca encontraremos fora. Claro, podemos ver coisas boas diferentes, mas nunca seremos capazes de termos tudo. "Cada escolha, uma renúncia". Só confundi mais não? (risos).
Como já falei, só mesmo você pode colocar na balança se valerá apena ou não. Para mim, agora que estou aqui, longe de todos que sei que me amam de verdade, devo ter que fazer valer a pena e daqui a 10, 20 ou 30 anos eu possa dizer, que valeu perder muitos aniversários de grandes amigos, dos seus filhos; momentos da vida de minha mãe; ter rido junto; chorado junto com muitas pessoas que me amam entre outras coisas que só acontecem uma vez na vida e olhar para trás e dizer. Sim, valeu a pena.

Thursday, July 7, 2011

Por que imigrar não é para todos? Parte 2


Antes de mais nada quero agradecer a todos os leitores do blog e todos os comentários aqui. Muito obrigado mesmo.
Bom, eu poderia dar vários títulos a este post: "Será que vale tanto a pena assim?" ou "Solidão, ela bate na sua porta" entre outros, mas resolvi deixando o título acima mesmo. Agora estou passando por uma fase muito chata, pois me divorciei desde de fevereiro de 2011 e aí você vê que como a vida de imigrante é. Se estivesse no Brasil, não resolveria o problema, mas pelo menos amenizava, pois teria por perto minha mãe e amigos para desabafar, não que aqui eu não tenha amigos, mas é diferente.
Ai você se pergunta: "Até que ponto vale a pena tudo isso?", por mais vantagens que o Canadá pareça ter, até que ponto vale a pena você ficar longe das pessoas que te amam de verdade? Digo, família e amigos e ter que começar do zero tudo, e sozinho. E quando você vem em família com filhos, de fazer seus pais não acompanharem o crescimento de seus filhos e você também, por outro lado não ficar perto dos últimos anos de vida dos seu pais? E de você não acompanhar o crescimento também dos filhos dos seus melhores amigos e ser chamado de tio por um deles, só porquê seus amigos disseram, olha esse é o tio. Que loucura é viver em outro país. Tenho que confessar, que não é fácil e ainda mais agora, depois do divórcio.
Agora e sempre mantenho a cabeça e o corpo sempre ocupados, estudando e fazendo atividades físicas e claro saindo e disposto a conhecer novas pessoas e como ninguém é de ferro, se dar a oportunidade de conhecer alguém, afinal de contas por quê não? (risos)
E se você não for forte nessas horas meu amigo, você pira. Estou triste sim, mas essa fase vai passar (o mais rápido possível), pelo menos ainda tenho o fator tempo como remédio e isso não é o maior problema do mundo (risos). Pelo contrário, devo ser grato por ter minha saúde e sim, força e sabedoria para lutar contra esse momento chato da vida, isso vai passar.
Agora como nós seres humanos somos, mesmo com tudo isso, ainda vou ficando aqui (risos). Voltar para o Brasil? Não vou dizer que nunca voltarei, mas no momento meu país é o Canadá. E se eu puder dar um conselho. venha preparado em todos os sentidos e obviamente não esqueça do psicológico porque esse ai é a sua base para se manter firme e em pé morando em outras terras. Boa sorte para todos e desculpem o post desabafo.

Parte 1 - clique aqui