Tuesday, April 8, 2014

Trabalhando na França x Canadá x Brasil

Bom, mais uma curiosidade de Bordeaux. Agora, do ambiente de trabalho. 
Hoje fui um dos primeiros a chegar no andar que eu trabalho, para quem não sabe sou analista programador, desenvolvendo sites.
Ai eu vejo um colega de trabalho chegar que senta em uma baia na minha frente e ele aperta minha mão e diz "bonjour" sorridente. Até ai tudo bem, pensei que estava falando comigo porque era o meu segundo dia; depois chega outro colega de trabalho e aperta a minha mão também e diz "bonjour" também sorridente e depois faz o mesmo com o outro colega ai eu já comecei a ficar curioso e foram chegando outros colegas da equipe e todos fizeram a mesma coisa e para completar a chefe de equipe chega e por ser mulher dá dois beijos no rosto de cada um! Ai eu fiquei mais surpreso.
Bom, primeiro não quero dizer aqui o que é melhor ou pior, estou só comentando as diferenças, cada local com sua cultura, mas em Montréal o máximo que tinha pela manhã era um bom dia de longe e no Brasil apesar de ter mais contato, nunca dei beijo no rosto de nenhuma funcionária, só no aniversário talvez! Mas depois de 5 anos morando no Canadá fiquei surpreso.
Outra coisa é que na França o almoço pode durar até duas horas sem problema nenhum, você chega às 9h da manhã e sai às 18h 30min, onde trabalho também alguns colegas de trabalho tiram 15 minutos antes de começar a trabalhar para um cafézinho e um bate-papo. No primeiro dia pessei que era um "Scrum" (reunião para ver o que cada um fez; está fazendo e o que vai fazer) e todo mundo começou a rir e depois a tarde tem outros 15 minutinhos de café. Já em Montreal o pessoal chega as 9h, come 15 minutos no almoço e sai as 17h e as pessoas são mais cada um na sua. No Rio, a gente entrava e não tinha hora para sair... Hehehehe.
Para não esquecer também, na hora do almoço as pessoas na França procuram almoçar juntas e se você vai a um restaurante, por quê não uma taça de vinho? No Canadá também tinha isso, mas algumas almoçavam rápido na frente do próprio computador para sair rápido ou comiam rápido para jogar "tótó" (sim, no Canadá as empresas que eu trabalhei tinha sala de jogos), mas acho que aqui as pessoas são mais abertas.
No Canadá a questão de hierarquia, os chefes já deixam você se aproximar mais. Tomei já café e tudo com o dono da empresa que trabalhei em Montréal, mas aqui na França já é mais hierarquico e todo mundo é bem formal, fala-se senhor e senhora, como no Brasil e seu chefe vai se colocar como seu chefe, salvo exceções.
Bom, cada lugar tem coisas positivas e negativas e que eu to aprendendo é aproveitar sempre o que tem de bom o lugar que estou e cada dia uma nova experiência!

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.