Saturday, February 16, 2013

Será que é hora de voltar para o Brasil?


Depois de quase cinco anos aqui no Canadá, eu vivo me perguntando: 'Será que o Canadá já deu o que tinha que dar?' (ao menos para mim). Todos os dias eu fico pensando, volto ou não volto. Sabe de uma coisa não tenho nada que reclamar deste país, trabalho aqui no que trabalhava no Brasil; moro em um bairro legal; tenho amigos aqui; mas o que eu agora me pergunto: Será que vale a pena mesmo ficar longe dos amigos do Brasil e minha mãe?
Estive no Brasil para as festas do Ano Novo e me senti tão bem, acho que senão tivesse meus compromissos aqui (aluguel; carro e etc) ficaria mais um tempo lá.
O que me preocupa é o custo das coisas no Brasil. Quanto eu deveria ganhar para morar no Rio de Janeiro e ter uma vida descente? Eu sou da área de informática; mais precisamente sou Analista de Sistemas e trabalho desenvolvendo sites, agora estou desatualizado na questão de salário no Brasil, mas o pouco que vi o custo de vida por aí está muito alto, mas será que a vida só se resume em custo de vida; juros de cartão de crédito; pagar contas e etc? E as pessoas que amamos de verdade e que sabemos que nos amam. Depois todos vão embora e aí?
É estranho isso, pois sempre quis morar fora do Brasil, desde de adolescente e agora me vejo com o coração querendo voltar pro Brasil e morando aqui fora você vê que não existe lugar perfeito.
Bom, até o ano que vem eu já tenho minha cidadania e até lá tenho muito que pensar sobre isso.

10 comments:

  1. Imagino como vc se sente, desde que cheguei aqui, não tenho do que reclamar, adoro os lugares, a qualidade de vida, mas ficar longe da família e dos amigos é bem complicado, ainda mais quando vc pensa em filhos, ve-los crescer longe dos avós, da cultura brasileira, é meio complicado, eu acharia perfeito aqui se todos que eu amo viessem também prá cá!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade, não é tão simples assim. O preço de morar fora é alto, ficar longe dos amigos do Brasil; da família e essa questão de ver os filhos crescendo longe dos avós. Tem que estar preparado para isso. Quando se está com alguém ou o casamento melhora e fica mais forte ou piora de vez e cada um vai pro seu lado. Boa sorte para vocês!

      Delete
  2. Muito bom morar bem, nada paga uma boa qualidade de vida mas, pra mim, o que importa e estar perto da familia, nada eh maisimportante. Pq vc nao leva sua mae pra morar com vc? e vem vizitar seus amigos nas ferias. Tudo, visto de longe eh mais facil, morar no Brasil eh muito dificil, viu? bj

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thiciane; obrigado por comentar. Bom, minha família no Rio é grande e aqui estou sozinho. Acho que não seria uma boa minha mãe morar aqui, ficaria muito sozinha. Tudo bem estou aqui, mas lá ela tem netos e meus irmãos aqui só teria eu. Não acho justo fazer isso com ela.

      Delete
  3. nao pense nisso,muito do que se fala do momento brasileiro eh pura propaganda.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olha, sei que o Brasil não é fácil. Mas tenho que colocar na balança o que eu quero para mim. Morar fora pode parecer perfeito, mas como já respondi antes o preço é caro, ficar longe da família e amigos do Brasil e aqui fora você pode ter amigos, mas não é o mesmo calor isso pode demorar ou nunca chegar para muitos. Tem que estar preparado psicologicamente, não é para todos.

      Delete
  4. É gente aqui se matando pra ir, é gente aí querendo voltar... O ser humano não está nunca totalmente satisfeito com nada... Rsrsrs...

    ReplyDelete
  5. Olá Flavio, interessante seu post.
    Morei no Canada algum tempo, suficiente pra descobrir que não vale a pena ficar longe de pessoas que amo como meus pais e irmãos.
    Voltei recentemente e não me arrependo, Cada minuto que passo junto minha família é muito mais precioso do que a tal "qualidade de vida"(que varia muito pra cada pessoa), num ambiente que fui criado, que me respeitam muito(faço parte daqui).

    Voltei, e vi muitas outras pessoas que voltaram também recentemente. Descobri depois de algum tempo que muitas pessoas tentam manter o bom animo pra poder suportar as dores da imigração, mas que no final, acabaram percebendo que não compensa muito manter a ilusão.

    Essas coisas, só conseguimos compreender depois que vivemos ai um tempo. Algumas pessoas achincalham quando cogitamos a possibilidade de voltar, mas ninguém sabe o que passa na vida do outro pra se tomar uma decisão dessas.

    Quanto ao cenário no Brasil, nada mudou MUITO.
    Inclusive, pra quem trabalha com tecnologia, continua um ótimo mercado, continua aquecido.
    Caso você tenha duvida, envie seu currículo pra alguma consultoria daqui, e comente sua situação. Comigo foram sinceros quando me informei a respeito de salários, etc. E quando fui contratado por uma outra empresa, de fato estavam pagando próximo do que me haviam dito.

    Pra ir ao Canada você se cercou de inúmeras informações, faça o mesmo pra sentir as coisas aqui como serão. Tenho certeza que será muito mais fácil pra coletar as informações. E também existe o fator de experiencia no exterior que conta muito aqui no Brasil ainda mais pra quem trabalha com tecnologia.

    Deus abençoe sua decisão :)
    Abraço

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito obrigado pelo seu comentário. É de muita importância também. Sucesso para você no Brasil e tudo de bom.

      Delete

Insira seu comentário aqui.