Sunday, April 3, 2011

O lugar perfeito. Onde?


Sempre achamos que onde moramos sempre tem algo a melhorar. Não importa onde. Seja você morando no Rio de Janeiro, São Paulo, Montréal ou Nova Iorque.
Eu mesmo, fiquei muito 'p' da vida com a quantidade de buracos que a cidade de Montréal tem quando chegamos no final do inverno e início da primavera. Chega a ser desanimador dirigir com inúmeros buracos espalhados pelas ruas.
Cheguei até ser um pouco rude com uma colega de trabalho, pois estávamos discutindo sobre isso. Mas sabe, o problema que enfrentamos aqui é o mesmo problema que provavelmente muitas cidades sob o intenso inverno deve passar. O que acontece então? Com a temperatura em níveis abaixo de zero, a água penetra nas fissuras do asfalto e se transforma em gelo, então nesse processo o gelo ganha mais volume e ajudando a danificar mais o asfalto, acresente isso o intenso tráfego e depois ao cair a temperatura se transforma em água e o ciclo se repete, ai já viu. Não há asfalto que suporte.
Aqui teve até um caso de um airbag que foi acionado devido ao carro passar em um buraco, fazendo com que o motorista fosse parar no hospital, tirando os prejuízos anuais que os condutores tem com reparação do carro; substituição de rodas e pneus.
A prefeitura de Montréal, gasta em média $ 20 dólares para tampar cada buraco, e de algumas semanas para cá tenho que confessar que melhorou muito, mas ainda restam alguns buracos a serem fechados. Aqui, junto com a primavera não chegam só as flores, mas sim os inúmeros buracos nas ruas, em inglês: 'potholes' ou frânces: 'nid de poule'.
Outro dia, vendo um canal de notícias da cidade de Nova Iorque (NYC - sigla em inglês), o canal: WPIX, estava justamente mostrando o mesmo problema com os 'potholes' lá e até problemas de lixo pela cidade, onde em um lugar começaram uma construção e as pessoas estavam jogando lixo, como: garrafas de água; copos e tudo mais dentro da área cercada por um tapume, embaixo de um viaduto e que se transformou em criadouro de ratos; outro caso foram das caixas de jornais abandonadas que se tornaram lixeiras também. Claro que no dia seguinte estava tudo limpo, depois da denúncia do canal.
Isso tudo é para dizer o seguinte: Se você ficar procurando defeito na sua cidade ou onde você mora, você v ai encontrar. Faça a sua parte, mas procure também valorizar o que tem de bom, pois não há lugar no mundo que seja perfeito. Ótima semana a todos.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.