Tuesday, April 21, 2009

O sonho que pode virar um pesadelo


Estou para escrever este post há muito tempo, mas a correria aqui não está deixando, bom vamos ao que interessa.

Alugar um apartamento nunca foi uma tarefa fácil e acredito estar mais relacionada a sorte do que qualquer experiência que você tenha neste ramo. O que eu vou escrever aqui, são alguns problemas que você pode encontrar em Montreal, se eu posso dizer no Canadá, em matéria de imóveis e esses problemas acabam tirando o prazer de você ir para casa.


Meu colega de trabalho

Meu colega de trabalho tem me falado que seu vizinho do andar de cima vive colocando música alta e o isolamento sonoro aqui, para os apartamento antigos, são péssimos, pois as casas são feitas basicamente de madeira então você acaba escutando o que seu vizinho faz e vice-e-versa. Meu amigo então resolve ligar para a polícia, mas o esperto vizinho de cima houve, dá 30 min e desliga o som, resultado a polícia não pode fazer mais nada, tendo envista que o som acabou. O vizinho barulhento de cima, que gosta de colocar som alto altas horas transformou a casa do meu colega em um lugar onde ele não tem mais prazer para ficar, mas ele reclamou com a proprietária e a mesma parece que deu um ultimato no rapaz barulhento, mas mesmo assim meu amigo vai se mandar de lá. O apartamento que descrevi se não me engano é um 3 1/2 (quarto, sala, cozinha e banheiro) e agora ele procura morar em um duplex (uma casa com dois andares - independentes).


Minha experiência

Bom, meu primeiro apartamento aqui também tive um pequeno problem, aliás o vizinho de cima que teve comigo, pois ele ficava batendo o pé para eu baixar o volume do som do meu computador, mas seu eu baixasse mais nem eu ouvia. Ele chegou ao cúmulo de ir lá em casa reclamar também do meu humidificador de ar que estava ligado e não consegui dormir a noite toda. Bom, morava em studio (no Brasil conjugado). Mas graças a Deus eu me mudei e meu pesadelo acabou. O que me irritava mais era as batidas de pé do meu vizinho de cima chato, até o concierge (zelador/ síndico) falava que ele era um mala.

Agora aqui um problema que não dos grandes é o piso que é de madeira e quando ando faz um barulho ("nhec", "nhec", "nhec"), mas aqui é uma paz e agora estou satisfeito.


Meu camarada Thiago

Esse eu vou deixar para vocês lerem no blog dele: "Os passinhos do vizinho de cima"


O que posso falar aqui é


  • Evitar apartamentos com crianças pequenas sobre o seu se você tiver como saber;

  • Se você tiver crianças muito levadas (que é o normal - risos) de prefêrência alugue o do primeiro andar;

  • Aqui você vai ter hora para ligar sua máquina de lavar e secadora sim, ainda mais se forem das antigas que alguns apartamentos já tem;

  • Som alto aqui, esquece se você for morar em qualquer imóvel onde você tenha um vizinho sob ou sobre você;

  • Se lembra daquele Home-Theater, você pode até trazer ou comprar aqui, mas espero que consiga um apartamento legal para usar (risos);

  • Tente fazer uma avaliação mais detalhista possível do local antes de fechar o seu contrato e por falar em contrato, aqui temos três tipos: o tradicional de 01 ano - no qual você só pode cancelar mediante "passar os meses" restantes para outra pessoa e tenha em mão uma declaração do propietário que você não será mais responsável a partir de uma data e sim a outra pessoa ou enviando uma carta com três meses e um dia antes de vencer o seu contrato, caso contrário será renovado automaticamente - o contrato com tempo determinado - Geralmente de 06 meses e o contrato de tempo indeterminado - No qual nem você e nem o proprietário tem um prazo estipulado para ficar, mas vale lembrar que para sair você deve enviar uma carta informando sua previsão de sair com um mês de antecedência no mínimo e lembre-se coloque uma obsevação no cheque "Paiement du dernier loyer" (pagamento do último alugel) além do recibo do proprietário e se for enviar por carta, envie como carta registrada.

  • Ande pela casa e veja se o piso, quando é de madeira, faz muito rungido e veja se isso vai te incomodar;

  • Tente saber ou sondar quem são seus vizinhos, pois você não vai querer ter um vizinho barulhento, um ou mais jovens drogados e etc. Ah! O jovens drogados podem existir sim e esses mesmos vizinhos podem arrobar sua casa e levar laptop; camera digital entre outras coisas como já ouvi de amigos.

Bom, é isso acredito que a melhor forma de alugar é um conhecido passar referências para você ou alugar através de amigos pois as chances de cair em uma furada diminuem bastante. Pois quando você tiver no seu canto e tiver em um bom apartamento você poderá curtir muito esta maravilhosa cidade e depois repousar como se estivesse nas nuvens na sua futura casa.


No mais devemos procurar nosso direitos aqui na: Régie du logement

Saturday, April 11, 2009

5.1 milhões de empregos perdidos e mais números.


Calma pessoal, esses 5.1 milhões de pessoas foram nos EUA. O número de empregos perdidos desde o início desta crise econômica em Dezembro de 2007 até hoje.
É como se toda a população dos estados de: Tocantins; Acre; Amapá; Rorâima e Rôndonia juntos estivessem desempregadas. Isso mesmo.

Aqui no Canadá foram contabilizados até hoje 357.000 empregos perdidos. Esse tisunami de desempregados está causando também uma onde de pais desesperados que se matam e matam suas famílias na América do Norte. Tivemos alguns casos desses noticiados por aqui. Mas, as pessoas devem ser pacientes e perceverantes, como todos nós sabemos tudo tem um início, meio e fim.

Há economistas que estão dizendo que a economia mundial está dando sinais de recuperação, mas antes da recuperação de fato chegar, haverão muitos sinais como este.

Só para termos uma idéia, vai aqui uma lista de empresas que demitiram aqui no Canadá:


  • CBC/ Rádio até 800 vagas cortadas;

  • Bombardier - 3.000;

  • Rio Tinto - 1.800 (subsidiária em Quebec que fechou);

  • Air Canada - 700;

  • Vale Inco Ltd - 400;

  • Bell Canada - 2500 (cargos de gerenciamento);

E por ai vai, a lista não acaba. É isso esses são alguns números, para quem vier venha preparado e com grana e preparado, dependendo da área para trabalhar com algo que não é da área. Vale lembrar que de nada adianta sua rica experiência no Brasil se você não domina pelo menos um idioma aqui e óbvio, as suas chances aqui são proporcionais a sua capacidade de se comunicar e também de reconhecer o quanto você deve ganhar pensando nisso. O que eu quero dizer é o seguinte se você não domina bem o idioma, por mais experiente que seja, não venha pedindo o mesmo que uma pessoa fluente vai ganhar.