Prezados leitores do blog, essa aqui é uma excelente notícia para quem tem o CSQ. A partir de 1º de Abril de 2009, que completou o curso de francês depois de 22 de outubro de 2008 terá direito a reembolso no valor de até C$ 1.500,oo (mil e quinhentos dólares). Incrível não? Ou seja, você não faz mais do que sua obrigação de aprender o francês para vir morar aqui e o governo ainda vai te pagar o que você investiu.
Bom, mas para ter direito a isso você deve ter o CSQ, ou seja, já ter passado na entrevista; ter ao menos 16 anos quando curso começou e ter feito o curso em um parceiro do MICC (Ministère de L'Immigration et des Communautés Culturelles), isso quer dizer somente na Aliança Francesa, por enquanto.
Fontes:
Apredendo frances no seu país de origem
Reembolso do curso de frances
Lista de instituições de ensino de Frances parceiras do MICC
Monday, March 23, 2009
Saturday, March 14, 2009
Declaração de imposto de renda no Canadá
Este mês fui ao CEDA (Comité D'education aux Adultes) próximo à estação de metro Lionel-Groulx para pegar informações sobre a declaração de imposto de renda aqui no Canadá. E aqui vou fazer um pequeno resumo das informações que peguei lá. Vale lembrar que isso aqui está longe de ser o guia definitivo do imposto de renda canadense (risos).
1) Quem deve declarar o imposto de renda no Canadá?
Todos. Não importa se você está ou não trabalhando, você deve fazer a sua declaração. Vale lembrar que a declaração é por família, se você é casado deve mandar uma declaração pelo casal.
2) O que devemos declarar no imposto de renda?
Basicamente tudo que você recebeu, seja rendimentos recebidos por empresas tenha você um contrato ou não (ai você pode declarar como autônomo); ajuda social do governo seja ela por você ter pedido licença por motivos de doença ou acidente; todo valor recebido quando você estava recebendo seu seguro desemprengo; licença maternidade; bolsa de estudo (você deve se informar na sua universidade sobre o formulário com o demonstrativo) e até o valor recebido durante a francisação. São alguns exemplos do que você deve declarar.
As empresas tem até o dia 28 de fevereiro para enviar os comprovantes de rendimentos no excercício anterior. Tanto para você declarar para o Canadá, quanto para o Québec.
3) Quais as despesas que eu devo declarar no imposto de renda?
Algumas despesas escolares, como por exemplo: se você está cursando uma universidade e precisou comprar um laptop, você pode declará-lo. Mas é só no caso de estudantes universitários.
Medicamentos que você compra todo mês e corresponde a 2% ou 3% dos seus ganhos mensais. Neste caso você tem como pedir na farmácia que você sempre compra um relatório do ano ou meses que você comprou este remédio.
E você pode declarar também o valor gasto mensalmente com o metrô e onibus, mas só é válido para as recargas mensais. Então guarde seus recibos.
Despesas com creche, seja ela pública ou privada. Bom, no mais procure saber outras formas de abater a mordida do imposto aqui.
Você receberá do proprietário do imóvel que aluga um comprovante de impostos rateados pelos moradores do prédio no ano do exercício anterior para declarar como despesas também.
Você deve enviar uma cópia de todos os comprovantes com os formulários das declarações.
4) Onde encontro os formulários para preencher a minha declaração?
Os formulários para a declaração para o Governo Canadense você encontra nas agencias dos correios daqui e para a província de Quebec no Banco Dejardins.
5) Há algumas dicas para aumentar meu retorno de imposto de renda?
É bom você ter um plano de aposentadoria privada aqui, isso pode abater até 18% do seu imposto de renda e um plano desses não é bom apenas para isso, você pode ter mais facilidade de comprar a sua primeira casa própria.
Conclusão
Bom esse foi o pequeno resumo sobre imposto de renda aqui. Há pessoas que cobram de CAD$ 18 a CAD$ 30 para fazer a declaração para você, a grande maioria das pessoas aqui pagam para alguém fazer, porque aqui imposto é coisa seríssima e se você não declarou certo o governo vai querer o que é dele por direito com juros e correção monetária, ai já viu o barato sai caro. Mas essas pessoas não são qualquer uma. Abaixo você verá um link para as clínicas de imposto de renda do Canadá e quando você identificar a província, cidade que mora, ligue e marque seu encontro com uma pessoa especializada ou pegue informações de onde encontrar profissionais qualificados para fazer o seu imposto de renda aqui.
Há também lugares que cobram pouco para pessoas que ganharam menos de CAD$ 20mil no exercício anterior (como falei acima - clínicas de imposto de renda), por exemplo o CEDA que eu fui você pode agendar e paga CAD$ 3 para eles fazerem sua declaração se você está nesta condição.
Há também a opção de softwares que você pode fazer sua declaração on-line.
Bom, quem tiver algo a acrescentar basta comentar é tudo o que sei sobre impostos aqui até o presente momento.
Observações:
- Somente na província de Québec, temos que fazer duas declarações, uma para o Canadá e outra para o Québec.
- Somente a primeira declaração você deverá enviar pelo correio, as demais você poderá enviar on-line.
- Acredito que o prazo máximo para entregar é até o dia 30 de abril.
- Quem gahou menos de CAD$ 25mil dolares no exercicio anterior também deve requisitar a restituição da TVQ é uma taxa sobre a compra de muitos produtos e serviços aqui no Quebec.
Tudo sobre imposto de Renda
Lista de Clínicas de Declaração de Imposto de Renda.
Video do CEDA
Thursday, March 12, 2009
Não tem preço
Meus amigos, não vou me prolongar muito neste post, mas tem uma coisa que aqui em Montreal não tem preço é a sensação de segurança.
Segunda-feira passada, eu estava vindo do curso de ingles, quando eu vi um rapaz usando seu laptop no Metro e depois ele desce na estação dele e vai com o micro ligado, subindo a escada na boa. Isso por volta das 21:40. Isso mesmo, 20 para as dez da noite.
E hoje voltando da academia, eu vejo uma outra pessoa usando um laptop da Mac, um pouco mais cedo as 19:50, também a noite no metro.
Pessoal, isso não tem preço.
Subscribe to:
Posts (Atom)