Saturday, August 23, 2008

Pequenas dicas para o começo em Montreal

Segue aqui algumas pequenas informações sobre Montreal, para você que vem morar.

Bom, depois que estiver tudo pronto e com as malas para sair do Aeroporto de Montreal (Aeroporto Pierre Elliot Trudeau) você pode pegar o Aerobus que hoje está a $15 por pessoa ou pegar um taxi até o Centre-Ville se for o caso por $ 38.

veja no site: http://www.admtl.com/passager/acces_et_stationnement/_aerobus.aspx

Presumindo que você já tenha algum lugar para ficar, vamos aos preços do sistema público de transporte, que aqui é público mesmo.

Você tem as seguintes opções: comprar o cartão mensal de $ 66.25; o cartão turístico que é válido por 3 dias $ 17 entres outros cartões e bilhetes que te darão acesso ao ônibus e metro. Se for pagar em dinheiro, você deve dar a quantia exata, o motorista aqui não toca em nada a não ser no voltante. Sem dinheiro certo você fica a pé.

veja no site: http://www.stm.info/

Resolvidos o problema do transporte o que fazer agora? Os seus documentos, como a carteira de residente permanente; assurance maladie, Numero de Assurance Social (NAS) e carteira de motorista.

Não perca tempo, assim que puder vá resolver isso. Você só vai poder começar a trabalhar aqui quando estiver com o seu NAS. Para dar entrada nestes documentos, você basicamente terá que estar com o seu passaporte; carta de confirmação de residência permanente e seu CSQ.

Saindo cedo, você consegue resolver o NAS e assurance maladie no mesmo dia, desde que esteja com todos os documentos em mãos. Ah! Obviamente você não terá um comprovante de residência, então trate de procurar um "Commissaire à l’assermentation". Um o que? Bom, se você não tiver algum contrato de locação ou não tiver um comprovante, você deverá solicitar com o proprietário ou a pessoa (locatário) responsável pelo imóvel que você está para fazer um documento autenticado por este comissário, no qual vai afirmar solenemente que você reside em um determinado endereço. E lembre-se que os endereços que você vai dar você deve ficar no mínimo 60 dias para receber todos os seus primeiros documentos. A sua carteira de residente permanente será solicitada no momento que você fizer o seu landing no aeroporto que chegar no Canadá.

A carteira de habilitação, você deve ligar para agendar seu encontro com um agente da SAAQ e depois, fazer a prova teorica e passando agendar a prova prática. Mas lembre-se, esse processo é para quem tem a habilitação do Brasil válida. Quem não tiver, deve se informar melhor no site da SAAQ, conforme coloquei no link da habilitação abaixo.

NAS: http://www.servicecanada.gc.ca/fr/sc/nas/
Assurance Maladie: http://www.ramq.gouv.qc.ca/
Habilitação: http://www.saaq.gouv.qc.ca/permis/index.php

Bom, agora isso vai depender de cada um. Eu quando cheguei comprei meu laptop e um celular, fiz um plano de 3 anos e peguei um aparelho gratuito. Por que isso? Para a procura de trabalho.

O laptop para poder usar na biblioteca o recurso de internet sem fio. Para usar o serviço da biblioteca, você precisa fazer sua inscrição você deve levar: comprovante de residência ou a carta do "Commissaire à l'assermentation "; carteira de residente permanente ou carta de confirmação de residente permanente com o passaporte e pronto.

O celular é bom, senão tiver um telefone em casa no caso das empresas te ligarem. E um telefone com secretária eletrônica é muito bom. Porque enquanto você faze entrevista em algum lugar outra empresa pode te ligar para outra entrevista.

Abrir conta em Banco. Eu abri a minha conta no Banco de Montreal e estou satisfeito. Foi muito prático. Fui com todos os meus documentos e no mesmo dia já peguei meu cartão de débito e ganhei três folhas de cheques, que só uso para pagar meu aluguel (risos). Por exemplo, o Banco de Montreal tem uma forma fácil de transferencia de dinheiro, que se chama e-mail transfer que alguns bancos não tem.

Mas se quiser e tiver tempo procure outros banco e converse com pessoas daqui.

Site do Banco: http://www.bmo.ca/

Bom, acho que é só por enquanto. Depois vou colocando mais dicas.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.