Sunday, February 3, 2008

A entrevista

No dia 23 de abril de 2007, após passar o final de semana com meus grandes amigos em SP (quero agradecê-los por tudo que fizeram e todo apoio que me deram e dão sempre) fui para a entrevista que estava agendada para as 12h30min, no Hotel Crowne Plaza - São Paulo. Cheguei cedo, a recepcionista me informou que eu poderia subir faltando 10min para minha entrevista de acordo com a orientação do M. Daniel Leblanc.

Ancioso e feliz ao mesmo tempo subi e aguardei no corredor, pois havia um casal sendo entrevistado. Dava para escutar um pouco a entrevista, o casal saiu feliz pois conseguiram o seu CSQ.

M. Daniel Leblanc me vê sentado, aperta minha mão e já em francês ele diz: "Tudo bem? Aguarde um minuto para eu ir ao banheiro." - Ele volta sorridente e diz: "Por favor, vamos entrar."

No início, ele começou solicitando meus documentos: Certidão de nascimento, passaporte, diplomas, curriculo e etc. Ele lia, digitava e falava para eu confirmar. Disse errado minha data de nascimento e meu endereço, será que foi uma pequeno teste? risos. Aí eu o corrigi.

Desde então fez as perguntas tradicionais e pude sentir que passou a ser uma conversa bem agradável, no final ele sorridente diz: "FELICITATIONS, VOUS ÊTES ACCEPTES...BIENVENUE AU QUÉBEC", imprimiu as 3 vias e me avaliou com um "F". Foi um dia e tanto.

Dicas
Para quem quer fazer a entrevista não tem segredos e macetes. Então faça o "dever de casa", estude o francês, tome seu café da manhã em francês, almoce em francês, jante, torne o idioma como parte de sua vida, pratique mesmo que sozinho, pratique e pratique; pesquise, pesquise e pesquise. Quanto mais informações tiver sobre o país, sobre o Quebec e sobre a cidade que quer ficar mostra o seu verdadeiro interesse para este grande projeto.

No comments:

Post a Comment

Insira seu comentário aqui.