Sunday, June 12, 2011

Nossas raízes escravocratas


Quem acha que a princesa Isabel aboliu a escravatura em 13 de maio de 1888 está enganado, pois ela só mudou o jeito de ser no Brasil. Manter os escravos e suas famílias é um sistema muito caro, então o que fazer? Vamos dar a "liberdade" a eles, pagar um salário de fome, deixá-los sem educação para não saberem reivindicar seus direitos; doentes sem hospitais dignos e com fome. E essa é a nova cara da escravidão do Brasil.
Podemos perceber esse conceito vivo ainda em nossa sociedade, veja os apartamentos, muitos deles com o quartinho de empregada, do lado da cozinha e com algo que não podemos chamar de janela, somente algo para entrar ar e luz do sol, como se o ser humano que lá vai dormir não divesse o direito ter uma paisagem e claro, seu banheiro particular, sua cela que proporciona disponibilidade de 24 horas; 7 dias por semana para o barão que o contrata, pagando também um salário de fome. E a lei que somente foi sancionada em 28 de agosto de 2003 no qual "veda qualquer forma de discriminação no acesso aos elevadores existentes no Município do Rio de Janeiro e dá outras providências." 503 anos depois do nosso descobrimento e 415 anos depois da assinatura da tal lei aurea.
No Canadá, para se ter um empregado precisa se pagar bem, porque aqui não tem escravo. Aqui na província do Quebéc, o salário mínimo é de $ 9,50 (nove dólares e cinquenta centavos por hora), isso dá no mínimo bruto: $ 1.646,00 (mil seissentos e quarenta e seis dólares canadenses por mês); isso não dá para viver com luxo, mas você vive e tem a saúde pública; a escola pública e os demais benefícios que o governo dá para quem é considerado baixa renda aqui. Aqui ou você paga bem para se fazer algo ou então você se vira, faça você mesmo e eu admiro muito isso.
Minha amiga comprou uma cômoda e um armário em uma grande loja aqui, primeiro que para começar a brincadeira você é quem deve ir pegar as caixas do seu móvel no estoque; segundo que se quiser que entregue você dever pagar ao menos $ 59,99 (dólares canadenses) mais taxas para entregas no mesmo dia e deve estar com as suas compras pagas até 13hs se quiser o serviço no mesmo dia; se quiser que algué monte, a comôda e o armário, não sairiam por menos de $ 150 dólares os dois. Essa mesma amiga; recém chegada aqui, também comprou o seu colchão e sabe o que os entregadores disseram? "- Qual andar a senhora mora?" e ela respondeu: "- Quarto" (surpresa com a pergunta). Eles responderam: "- Ok, se tiver elevador entregamos, nós somente vamos até o terceiro andar". E você sabe, que há leis que protegem os funcionários aqui com relação a isso? Pois o produto é muito pesado para subir por escadas.
Mas outra coisa, mudança aqui, ou faz você mesmo com seus amigos, aluga um caminhão, você dirige o caminhão tá bom; chama os amigos e eles te ajudam ou paga uma fortuna e mil outros serviços que no Brasil, por uma merreca exploramos nossas pessoas e as tratamos pior do que um bicho. Essa é a nossa cultura. A culpa é minha? É sua? É nossa? A culpa é de um sistema que nascemos nele e o home é o produto do meio e será que um dia esse ciclo será quebrado?
Não sou contra empregado, pelo contrário quem não gosta de ver tudo pronto, quem não gosta de ter conforto? Sou contra o nosso sistema escravocrata. Isso sim do salário de fome que tira proveito da miséria dos outros e ignorância para torná-los nossos eternos serviçais.
Tirando que nossa cultura també vale o sabe com quem você está falando? O que você faz na vida? (seu título) e por ai vai.
Por isso, você que vai sair do seu confortinho ai do Brasil, onde a maioria é pobre e te trata como rei e que se você tem um carrinho melhor todo mundo bába ou imagina que você tem dinheiro (mesmo que você saiba que paga altos juros; mora em um conjugado na Barra e come mal pacas) aqui no Canadá você vai te que meter a mão na louça; limpar sua privada; carregar seus caixotes; tosar seu cão e não vai ter a sua senzala particular, pois os apartamentos não tem quarto de empregados e aqui você vai ser apenas mais um e guarde seus títulos para uma entrevista de emprego ou para a parede de sua casa.

9 comments:

  1. Clpa Clap Clap Clap
    Simplesmente BRILHANTE!

    Parabéns pelo post. Entrou, com certeza, pra minha lista pessoal de posts favoritos.

    Grande abraço,
    Henry e Dani

    ReplyDelete
  2. gostei do post !
    aqui todo mundo é escravo. eu pelo menos me sinto assim no mercado de trabalho.principalmente depois da experiência de trabalho que tive no versão em um Hotel de Praia aqui no sul do Brasil. sabe quanto pagavam a hora extra ? menos de 5 reais. Compensa todo o esforço que eu fazia ? não ! mas fazer o que.=/ isso é uma das coisas que me faz querer ir embora. os empresários só querem saber de ganhar, de ter gente trabalhando que nem condenados e não estão nem ai para o funcionário, contanto que ele esteja lá cumprindo o trabalho.

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

    ReplyDelete
  3. Gostei tanto de seu texto que gostaria de preproduzí-lo no meu blog!Evidentemente com os devidos créditos! Esse texto me deu a sensação de que não estou louco sozinho em minha reflexões. Sim porque quando falo isso, no Brasil, dizem-me,"imagina, é coisa da sua cabeça, será que o precoiceito não seu mesmo?Cada um tem o que merece! Não é verdade, bato nesta tecla, o problema do BRasil é renda. Ou seja salário real. Vejam minha enteevista em http://www.myelen.com/myelen/Pages/Static/Countries/Brazil.jsf;jsessionid=216660D4D7662E9F54DCA3A563AB43F0 e entenderão melhor essa questão.

    Parabéns pela excelente reflexão !!!

    ReplyDelete
  4. Claro que pode ser compartilhado, é um prazer

    ReplyDelete
  5. Vou ouvir sim a entrevista e o prazer é meu de compartilhar com vocês aqui o meu ponto de vista e o que mais vale são as opniões das pessoas, a favor ou contra. Obrigado por todos os comentários.

    ReplyDelete
  6. Concordo com tudo o que você falou. Fico mais feliz porque sempre tivemos que fazer as coisas em casa. Não importa se temos alguém para fazer ou não. Limpar o que suja, economizar, se virar. Acho que o brasileiro que está acostumado com isso acaba desenvolvendo e melhorando com essa mudança, é algo positivo.
    Nossa, essa lei em SP está em vigor desde 1996 eu acho e eu achava que estávamos atrasados, imaginar que no Rio só entrou em vigor em 2003 é osso!
    Só não acho que a lei áurea foi "feita" 415 anos atrás. A Princesa Isabel é filha do Dom Pedro II, ela aboliu a escravidão por volta de 1890

    ReplyDelete
  7. C´est parfait mon ami!! parabéns pelo belíssimo post!!!Um abraço,
    Andrea*

    ReplyDelete
  8. A sociedade brasileira é bastante escravocrata, resquícios da colonização, cultura etc etc.

    Outro dia levei a Joy pra tosar na PetSmart e paguei 60 dólares + tax + tip por um serviço que eu pagava 35 reais no Brasil. Mas só de pensar que aqui a moça de PetSmart tem uma vida digna, com saúde, educação etc e o pessoal que trabalhava no pet shop perto de casa eram todos bárbaros mas moravam na favela, faziam de tudo para não serem importunados pela bandidagem que circulava por lá... paguei os $60 dólares com gosto!

    ReplyDelete
  9. Eu sou recém-chegado no Canada e acho muito legal a idéia do faça você mesmo / salário digno para todo mundo. Entretanto, também é importante salientar que ainda vivemos todos no planeta Terra, e também todos consumimos uma grande diversidade de produtos onde tem gente se lascando e recebendo uma miséria por isso (China, etc). Então, a diferença é que no Brasil o contato é imediato (você contrata a empregada e você mesmo paga mal a ela), enquanto que aqui essa relação é menor, mas ainda existe e é indireta (a loja ou fábrica que você comprou seu eletrônico ou roupa é que paga mal em algum país bem longe de você)

    ReplyDelete

Insira seu comentário aqui.