Saturday, March 12, 2016

Canadá - Montreal


Hoje o post é sobre a cidade Montreal, na província do Quebec - Canadá. A segunda maior cidade do Canadá em uma província de origens francesas.

Morei em Montreal quase sete anos e tenho saudades de lá. Sem dúvidas a melhor época para visitar a cidade é no verão do Canadá nos meses de Junho a Agosto. Em junho e julho você vai encontrar muito mais atividades culturais e o melhor de graça. Está certo que esse período é mais caro e alta temporada por lá.

O outono do Canadá é muito bonito também, iniciando sempre depois do dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro, mas para pegar o melhor do outono em Montreal você deve chegar no fim de setembro até meados de outubro.

Ilha de Santa Helena - Île Sainte-Hélèlne no Outono - Outubro/ 2008
Bom agora se você não pode ir no verão ou outono, segue algumas dicas para você que está indo a passeio para Montreal.

Basicamente se você ficar só na cidade, digo perto de uma estação de metrô (melhor ficar em um hotel perto de uma estação de metrô principalmente se for no inverno) não vai precisar de carro. Carro você pode alugar se for vistiar cidades vizinhas como Ottawa; cidade de Quebec e Toronto por exemplo há trem ou ônibus também para esses destinos e excursões de algumas empresas que sai bem barato, nunca usei por isso não posso dizer se são boas.

Bom então, o que fazer em Montreal?

1) Conhecer o Vieux-Port de Montreal - Parte histórica de Montreal. A noite pode por lá você pode ir ao Pub Quebequense chamado como "Les 2 Pierrots" que é bem divertido, tem música ao vivo, toca rock e músicas regionais do Quebec, legal para ir com grupo de amigos e amigas. O prédio da prefeitura de Montreal também fica por lá, cenário de um dos filmes do X-Men.

Muitos filmes foram filmados em Montreal, X-Men; Os Smurfs; 12 Macacos; Batman e Robin; Uma Noite no Museu e etc. Por ser mais barato o custo de filmar em Montreal, você achou que estava vendo algum lugar em NY ou nos EUA, mas era Montreal.

No velho porto geralmente também fica durante alguns períodos o Circo du Soleil que foi criado por um quebequense chamado Guy Laliberté. Hoje o circo foi vendido para um grupo americano.

2) Basílica de Notre-Dame - Ainda no Vieux Port de Montreal, você pode visitar a basílica que tem uma apresentação em Inglê ou Francês sobre a história de Montreal. Além de ser muito bonita sua arquitetura.

3) Parque de Mont-Royal - Passear por esse parque também é muito bonito e lá você pode ir ao mirante e ter uma visão de praticamente toda cidade indo até o Chalet du Mont-Royal.

4) Experimentar a Poutine - Você não pode deixar de experimentar a Poutine, prato típico da província do Quebec, mas aprecide com moderação, pois é altamente calórico acho que só um prato tem 1000 calorias, mas é uma delícia: batata fritas; queijo e molho de carne essa é a tradicional há outros tipos de poutine e você pode ir no tradicional restaurante chamado: "La Banquise" ou "Poutine Ville"

5) Jardin Botânico de Montreal - Se tiver tempo visite o Jardim Botânico de Montreal, no inverno é gratuito, mas é mais bonito no verão ou primavera.

6) Biodome de Montreal - Perto do Jardim Botânico você pode visitar o Biodome de Montreal também, se tiver tempo é claro. Eu quando estou em viagens curtas não costumo visitar museus; zoológicos; aquários porque geralmente isso demanda tempo e para viagens de 2 ou 3 dias não sei se vale. Ao menos para mim.

7) Plateau Mont-Royal - Esse é o bairro boêmio de Montreal, mas a noitada em Montreal vai até 2 horas da manhã onde depois desse horário é proibido vender bebida alcóolica. Acabou o alcool acabou a noite. O Plateau é considerado um dos bairros nobres da cidade. 

8) Rue Sainte-Catherine - Esta rua você encontra um pouco de tudo, restaurantes; shoppings; vida noturna; casas de strip tease; bairro gay; entrada para cidade subterrânea ou seja nos seus 11,5 Km você passa do lado predominante inglês (Oeste) para o lado frânces (Leste). Fique atento que as ruas em Montreal podem ter o mesmo número e pode ser Rue Saint-Catherine O (Ouest) e Rue Saint-Catherine E (Est).

9) Parc-Jean Drapeau - Outra dica é visitar o Parc-Jean Drapeau se tiver tempo, lá você vai ver a Biosphere; o circuito de F1 de Montreal que é aberto ao público durante algum período para atividades de lazer e é gratuito.

10) Passear pela cidade subterrânea de Montreal - A cidade subterrânea de  Montreal você pode acessar por prédios comerciais ou por algumas estações de metrô. São 32 Km de galerias. Você pode ir até a estação de Metro McGill e lá você está no centro comercial, um verdadeiro shopping embaixo da terra.

Vale lembrar que uma vez que você compra seu passe para o Metro, você pode usar também no ônibus e não jogue fora depois de usar e entrar em qualquer meio de transporte é sua prova de pagamento, se houver fiscalização e você não tiver com o ticket pode ser multado.

No geral Montreal é bem trânquila, mas dica número um para todo viajante é ficar em alerta com pessoas estranhas muito gentis ou muito solicitas. Sempre lembro do conselho da minha avó: "Nunca fale com estranhos."

Se você for à Montreal e tem saudades da comida do Brasil pode ir nos seguintes restaurantes:

- Rodízio Brasil  - Clique aqui para entrar no site deles. (esse é bom quando o assunto é rodízio)
- Restaurante - La Milsa (esse é para gringo, não foi feito para brasileiro)
- Restaurante Acajou - Comida caseira, muito bom. - Página no Facebook

Distância aproximada de Montreal entre algumas cidades:

- 541 Km de Toronto;
- 198 Km de Ottawa - Capital do Canadá
- 255 Km da cidade de Quebec - Capital da Província
- 152 Km de Burlington, no estado de Vermont - EUA
- 604 Km de Manhattan - Nova Iorque - EUA


Saturday, March 5, 2016

França - Bordeaux - Parte 2

O que fazer em Bordeaux

Mirroir d'eau e Place de la Bourse
Bordeaux em si é uma cidade bem pequena e se você se hospedar no centro da cidade ou perto de um ponto de tram (ou bonde ou veículo leve sobre trilhos - VLT) você não vai precisar de carro para nada aqui, mas você vai precisa de carro para ir à algumas cidades turísticas também interessantes perto de Bordeaux como Saint-Emilion ou visitar as dunas do Pyla que fica na cidade de Arcachon por exemplo.

Na cidade de Bordeaux sem carro você poderá visitar os seguintes lugares:

1) Caminhar pelo Quai de Bordeaux: Você pode sair da Pont-Pierre, que foi construída em 1820 em homenagem a Napoleão Bonaparte até a nova ponte Pont Chaban-Delmas e ver um pouco da cidade do quais. Da Pont-Pierre sentido a nova ponta, você vai poder ver o arco conhecido como Porte de Bourgogne (Século XVIII); mais a frente Porte Cailhau, contruído em 1495 já foi o principal portal da cidade; Place de La Bourse e em frente fica o Le Mirroir d'eau; vai passar também pela Place des Quinconces e bem mais a frente o Quais des Marques onde você pode encontrar poucas lojas e alguns restaurantes. Bordeaux é uma cidade cheia de história por isso não vou descrever cada monumento ou lugar detalhado porque senão não acabo esse post hoje (risos).

Cenelé (se fala canelê)

2) Não deixar de comer um canelé em uma loja Baillardran (referência), você pode encontrar em alguns supermercados também a preços mais baratos, mas um, ao menos, acho que você pode comprar nessa loja.




3) Subir na Torre Peyberland. Infelizmente essa torre não tem elavador, são mais de 100 degraus. Infelizmente a Europa em si não é um lugar amigável para quem tem necessidades especiais. Muitas cidades históricas e medievais que ainda não foram adaptadas.

Logo em frente você vai ver a Catedral de Santo André (Cathédrale Saint-André)

4) Visitar a Cathédrale Saint-André, logo depois da Torre Peyberland, ali perto você vai ver outro prédio bonito que é o da prefeitura de Bordeaux.


5) Opéra National de Bordeaux - Grand-Théâtre - Conhecer o Grande Teatro de Bordeaux e bem perto fica a Rue Sainte-Catherine.

6) Rue Sainte-Catherine, centro de compras de Bordeaux a céu aberto. Lá você tem uma grande variedade de lojas de eletrônicos; roupas; fast-foods; jóias e muito mais.
Jardin Publique de Bordeaux

7) Passear pelo Jardin Publique de Bordeaux lá dependendo da época, se for no verão por exemplo, você pode depois de comprar uma fórmula menu na Le 48, levar seu sanduíche, sentar-se na grama e comer tranquilamente enquanto desfruta um pouco da tranquilidade e beleza do lugar.

8) Descobrir a cidade caminhar pelas ruas da cidade antiga de Bordeaux, observando os detalhes dos prédios e sua arquitetura.



9) Comer em um dos milhares de restaurantes de cidade e não deixar de pedir uma taça de vinho local e como sugestão algumas especialidades da região: foie gras mi-cuit aux figues, le magret de canard, la lamproie, l’entrecotte de boeuf, les escargots à la caudéranaise, l’agneau de lait de Pauillac, les cèpes, etc.

10) Se precisar ir tem o Shopping Meriadeck, lá também tem inúmeras lojas e o Flunch, que é um restaurante com pratos em conta e funcinando o tempo todo. Alternativa senão consegui almoçar entre as 12h e 14h.

Agora de carro você pode ir:

11) Visitar a cidade medieval de Sainte-Emilion, que até dá para ir de trem, mas ai você vai ter que ficar de olho nos horários e custa € 9,00 cada trajeto.

12) Visitar Arcachon e as dunas do Pyla, você também pode ir à Arcachon de trem também, mas ir as dunas é melhor ter um carro.

13)  Não pode esquecer de visitar as vinículas da região. Há empresas que devem fazer passeios programados.

Aqui estão construindo também a Cité du Vin e Bordeaux vai ser tornar o Centro Enologo da Europa.

Bordeaux também faz parte do caminho de Santiago de Compostela.

Acho que uns 5 dias em Bordeaux já dá para fazer bastante coisa. Sem contar com os museus da cidade. Só a visita aos Chateaux (vinículas); Arcachone e Sainte-Emilion cada um vai custar um dia para fazer.

França - Bordeaux - Parte 1 - clique aqui

Pontos turísticos de Bordeaux no TripAdvisor: clique aqui

Tuesday, March 1, 2016

Restaurante Le Riva - Bordeaux, França


Hoje a dica do dia para você que está em Bordeaux ou pensa visitar a cidade é o restaurante Le Riva. Restaurante que funciona de segunda a segunda das 10 da manhã até as 19 da noite. Parei por lá para almoçar e na França os restaurantes estão abertos das 12 até as 14 horas para almoço e reabrem depois a noite para o jantar. Portanto é bom chegar no máximo as 13h 30 se quiser ser atendido, não garanto que você seja atendido depois as 13h 30.

Uma coisa bem legal dos restaurantes na França é que entre esse horário, no almoço, eles tem uma opção chamada "Formule Menu" com o "Plat du Jour" (prato do dia) que sai bem em conta.

Por exemplo, comi um prato bem gostoso e bem em conta por € 10 (dez euros) apenas e um cafézinho. Esse foi só o prato do dia. Geralmente as formulas giram em torno de € 10 a € 20. E alguns oferencem entrada + prato principal + sobremesa, Essa opção você só encontra nos dias úteis e na hora do almoço.

Bom fica a dica, o restaurante é bom, rápido e barato e de quebra dependendo da época que for poderá ainda desfrutar seu almoço a beira do rio Garonne que banha a cidade de Bordeaux. Bom o rio está lá o ano todo hehehehe, o negócio é que as refeições no verão podem ser desfrutadas nas mesas do terraço.

Bon appétit!

Link do restaurante no TripAdvisor: clique aqui
Página do Restaurante no Facebook: clique aqui.

Le Riva
Hangar H17 | Quai des marques33300Bordeaux, França