Tuesday, May 18, 2010

Será que o Quebec está preparado para receber novos emigrantes?

Acho que todo post, em todos os blogs deveriam ter algo assim mais ou menos:

ATENÇÃO:

Este post é exclusivamente uma experiência do autor e somente dele. Isso não quer dizer que será igual para você, mas sim poderá ser melhor ou pior. Toda experiencia e fato vivenciado aqui aconteceu e somente acontecerá com o próprio que vos escreve.

Bom outra observação é que, perto do próximo mês completo 2 anos de Canadá e que não pretendo ainda voltar para o Brasil, se depender de mim (hoje penso) que não voltaria mais para mora. Por que estou escrevendo isso? Porque após um tempo morando em um lugar, você sai do estágio encantamento e volta para a realidade. Onde você sente na pele o que está acontecendo ao seu redor e começa a fazer varias perguntas. Uma delas é: “Sera que a província do Quebec está pronta para receber novos imigrantes?”.

A cada ano, só o Quebec recebe entre 45 a 50 mil novos imigrante, mas aí vem a questão. Onde colocar tanta gente qualificada e desqualificada (muitos de alguns refugiados).

Para certas áreas, como a minha (Informática; TI ou o que você quiser chamar) é muito tranqüilo entrar no mercado, mesmo com salários abaixo do mercado por nao ter a “experiência canadense”; questão do(s) idioma(s) e etc, mas o que a província do Quebec faz para integrar outras areas como: engenheiros; profissionais da saúde e entre outros que tem uma ordem na província ou necessitam de regulamentação para excercer a profissão? Geralmente, para sair do Brasil com um bom padrão de vida e vir para cá e trabalhar na área você passa por um processo longo e caro. Como se tivesse voltando a universidade. Abrindo um parenteses, em um programa de rádio eu ouvi que apenas 1 de 4 emigrantes, trabalham na área que têm experiência vindo de sua terra natal.

Outra coisa, uma família que chega aqui e terá problemas de encontrar créches subsidiadas no qual sao cobrados $ 7.00 (dólares canadenses) por dia e resta as que cobram $ 30 por dia, onde o governo paga parte da mensalidade.

Isso para quem chega é complicado, pois dependendo da quantidade de filhos, 2 por exemplo e se o governo pagar 50% ( $ 15 por dia), voce vai ter que desembolsar mais ou menos $ 660.00 por mês até conseguir um emprego. Bom, sinceramente isso é o que eu vejo, como experiência de amigos proximos que moram aqui há mais de 3 anos e estao já estabilizados. Essa conta de filhos não esta bem clara, mesmo porque você recebe uma ajuda por ter filhos aqui. Mas mesmo assim não é muito, para sustentá-los.

E a questão da saúde aqui. Se você precisar de fazer exames e/ou cirurgias e se não for urgente seu caso, pode contar de 3 meses, se tiver sorte a 1 ano. Aqui você fica esperando algumas horas para ser atendido por um clínico geral e consultas para alguns médicos especialistas podem ser agendadas com ao menos um mês. Médico de família aqui é como cabeça de bacalhau e os que você consegue ligar, na maioria das vezes não aceita mais novos pacientes.

E agora, para fechar os auxílios de cursos em tempo integral já estão na mira do governo para acabar, se já não acabaram. As classes de tempo integral, foram cortadas em muitos lugares. Então, você deverá fazer o curso parcial e trabalhar em algo até conseguir o seu trabalho dos sonhos.

Bom, o conselho é: Venha preparado financeiramente; psicologicamente e profissionalmente ou melhor, falando o melhor que você puder o inglês e o frânces.

Boa sorte.

Sunday, May 2, 2010

Desafios de um emigrante

Este post visa complementar o que eu já escrevi em um post anterior, entitulado: "Imigração - um processo doloroso". E não é o objetivo aqui jogar um balde de água fria nos seus sonhos que pensa vir morar no Canadá ou procura estimular sua vinda para cá, mas sim tentar ser o mais pé no chão possível.
Antes de mais nada a única pessoa que sabe o que é melhor para si é a própria pessoa.

Bom, deixa eu começar. O processo de deixar a terra natal, ficar longe de amigos e família já tem um alto preço que são todos o que mencionei anteriormente nesta frase e por isso você deve vir para cá muito bem preparado financeiramente e psicologicamente.

O que eu quero dizer com isso? Vir morar no Canadá sinceramente não quer dizer que todos os seus problemas serão resolvidos e sim pode ser o começo de outros se você não vier preparado em todos os sentidos.

A primeira coisa que você deve reconhecer é que você está em um novo país e tudo o que você foi no Brasil, todo o status que tinha no Brasil e facilidades que tinha aqui não terá mais. Você aqui vai começar a construir tudo de novo, claro que sua experiência de trabalho vai contar, mas de nada vai adiantar se você não domina ao menos um idioma o Inglês ou Frânces (se você vier morar no Québec).

Outra coisa é que quando você chegar aqui, é você e você e pronto. Não vai ter ninguém aqui que poderá te ajudar a não ser você mesmo. Você que deverá se virar para conseguir um primeiro aluguel e irão te questionar se você tem referências. Mas como se eu acabei de chegar? Ah, não tem, então você precisa de um co-signatário. "Co" o que? Uma pessoa que já tenha histórico de crédito e possa se responsabilisar por você. Como é? Como assim? Isso mesmo, não tem então não pode alugar, próximo. Ai você vai ter que fazer como milhares de recém-chegados e alugar um outro apartamento, que nem sempre será o ideal para você para começar a construir suas referências.

Você tinha um crédito de R$ 5000.00 no seu cartão de crédito Visa e chega aqui, abre a conta em um Banco qualquer e tem o seu pedido de cartão de crédito negado. Sim, você precisa ter ao menos 3 meses de trabalho para aplicar, ou tentar conseguir um cartão de crédito de algum supermercado ou loja, isso se conseguir.

Quando nada parece estar funcionando, você vai atrás do sonhado emprego e acredito que o pessoal de informática está melhor, mas não em situação diferente, pois geralmente dependendo do curriculo vai pegar o primeiro emprego ganhando bem menos do que poderia ganhar, mesmo com muitos anos na área.

Agora se você é arquiteto, engenheiro ou qualquer outra profissão vai ter que se contentar, se puder a trabalhar como técnico para fazer o longo e caro processo de validação de diplomas e dependendo da área, por exemplo como jornalistas, senão souber falar muito bem o frânces e o inglês (ambos se você vem morar no Quebec, em especial em Montréal) você só vai entrar se tiver muita sorte. Até mesmo no Brasil, imagine um gringo que queira trabalhar no jornal "O Globo" e começa a escrever ou falar: "Nós vai perguntar uma pergunta?". Não dá, não é mesmo?

Mas calma, nem tudo está perdido, este processo será somente no início e para cada pessoa tem um tempo para terminar, ai que entra o fator psicológico e o quanto você está disposto a aguardar que melhore. Esse processo de "dura adaptação" pode durar 1 semana; 1 mês; 1 ano ou 10 anos. Ai, depois a vida continua e você pode dizer se valeu a pena para você ou não.

Bom, por isso fica a dica venha sim, pois só você vai saber se vai valer ou não apena e será um grande aprendizado, mas venha preparado como falei, pois não será impossível, mas também não será fácil as primeiras semanas; meses ou anos (depende de cada situação; profissão e pessoa).
E quanto mais você tiver falando o inglês e o frânces será melhor, pois de nada vai adiantar seu MBA da PUC ou da FGV ou da sua Universidade Federal se você não sabe se comunicar; entender e se fazer entendido e outra coisa aqui somos emigrantes, querendo ou não temos que mostrar que somos melhores, pois aqui não é Brasil que falta dar tapete vermelho para gringo. Aqui temos que suar e suar muito, as vezes até mais que uma pessoa que mora aqui e não é nem tão boa quanto nós.

Agora se vai ser bom ou não? Não sei, só depende de você.